Buscar

Resenha da Série - Os treze porquês (13 Reasons why)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha da Série - Os treze porquês (13 Reasons why)
No lugar de uma carta de despedida, Hannah deixa registrado, em fitas cassetes, as justificativas dos “por quês” que a levaram a abreviar a própria vida. As gravações são destinadas a colegas da escola, responsáveis por atitudes que a machucaram. Em 13 episódios, a série se sustenta pelo menos sobre quatro pilares: a experiência pessoal da vítima, a reação dos envolvidos, a omissão escolar e o estado de desespero vivenciado pelos pais, que enfrentam consequências e um silencioso preconceito, poucas pessoas os procuram para dar apoio ou qualquer mensagem de apoio após a tragédia.
Nas fitas, Hannah explica que existem 13 razões para a sua história ter terminado assim. São 13 pessoas que de alguma forma fizeram tudo chegar naquele ponto. Clay não faz ideia de porque recebeu as fitas, ele que sempre foi apaixonado por Hannah, mas sabe que algum momento seu nome iria ser citado. Então, numa noite, seguindo o mapa dado por Hannah, ele escuta tudo o que ela tem a dizer. Clay fica confuso, não consegue pensar em nada que tenha feito que possa ter feito Hannah se matar, afinal eles só haviam ficado juntos uma vez- numa festa que mudou a vida de muitos. Mas querendo ou não, Clay teve mais importância que muitos naquela fita.
Enquanto caminha pela cidade e escuta a fita, ele descobre coisas sobre pessoas que conhecem que mudam totalmente a imagem que ele tinha na cabeça. Ele descobre que apenas achava que conhecia Hannah, mas ela era mais complicada e escondia mais segredos do que todos poderiam imaginar.
Na verdade Hannah Queria que as pessoas confiassem nela, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que a conhecessem de verdade e não aquilo que pensavam saber ao seu respeito. Ela queria que eles não levassem os boatos a frente e sim deixassem para trás, tipo não dessem ouvidos, mas na realidade não era isso que acontecia.
Enfim na serie nos mostra que Hannah acumula decepções no núcleo de convivência. O bullying a fere do início ao fim do seriado. Logo no primeiro episódio, uma foto dela é exposta fora de contexto, uma brincadeira no escorregador vira alvo de piadas machistas entre estudantes. As pessoas começam a discriminá-la e ridicularizá-la. Em outro momento, um boato de que Hannah é homossexual começa a ser espalhado. Estupro um fato grave e doloroso que ocorre com ela numa festa, então mais que depressiva e já com pensamentos de suicida, Hannah resolve pedir ajuda para o Sr. Porter conselheiro (tutor) do colégio, dizendo em poucas palavras que estava sofrendo, e o mesmo acabou não dando muita importância. Seus conselhos pobres e orientação ruim foram a gota d'água para Hannah.
É uma série voltada a realidades ocorridas com adolescente, e retrata no ensino médio de forma nua e crua e serve como uma reflexão da sociedade, e quando assistimos passamos a compreender que cada um tem suas limitações. Como Hannah disse: "Talvez eu nunca saiba o porquê você fez o que você fez, mas posso te fazer entender o que senti". Como sugere Clay em momento de surto e revolta na escola com a frieza de alunos e escola: "Porque todos são muito legais até te levarem ao suicídio".
Abaixo os 13 por quês:
1. Justin Foley, o primeiro menino que Hannah tinha beijado, divulga e exagera o evento, dizendo que eles tinham ido mais longe do que realmente tinha. Isso dá a Hannah uma reputação negativa em sua nova escola, iniciando sua depressão e fazendo-a futuramente, sucumbir.
2. Alex Standall, o menino que a deixa mal, apelidando-a como a "melhor bunda na turma de calouros", na sua lista de Quem está bem & Quem não está. Essa ação perpetua a reputação de promiscuidade, e faz com que ela se torne um objeto de assédio sexual para muitos outros estudantes.
3. Jessica Davis, uma das primeiras conhecidas de Hannah em sua nova cidade. Ela tinha ciúmes de Hannah porque esta tinha sido colocado na lista quente e Jessica não. Ela assumiu os rumores de que Justin estava perpetuando fossem verdade, e abandona Hannah como amiga, acusando-a de traição.
4. Tyler Down, um colega que estava espreitando na janela do quarto de Hannah durante à noite e tirando fotos dela. Hannah e uma outra menina (Courtney Crimsen) tentam pegá-lo no ato, mas não veem seu rosto, e ficaram sem saber quem era. Hannah depois descobre sua identidade. As ações de Tyler fazem Hannah se sentir insegura em um de seus últimos santuários: sua própria casa.
5. Courtney Crimsen, supostamente uma garota legal, que é na verdade uma manipuladora que usa as pessoas para a popularidade. Hannah pensou que elas haviam se tornado amigas depois de brincar de tentar pegar Tyler (Tom Peeping), mas Hannah descobre que Courtney, também, tem dito boatos sobre ela.
6. Marcus Cooley, um palhaço da turma que, brincando, chamou Hannah para sair no Dia dos Namorados. Percebendo que Hannah pode ter pensado que era sério, Marcus foi até a lanchonete onde eles concordaram em se reunir. Quando ele a encontra lá, ele tenta tocá-la de uma forma sexual, acreditando nos rumores sobre ela.
7. Zach Dempsey, um outro colega que testemunha o confronto entre Marcus e Hannah. Ele oferece assistência depois que Marcus vai embora, mas é rejeitado por Hannah. Possivelmente, por despeito, mais tarde ele rouba suas "cartas elogio" em uma classe, quando Hannah estava em grave necessidade de reforço positivo.
8. Ryan Shaver, o editor do jornal da escola, que fez amizade com Hannah, e tem um interesse comum em poesia. Mais tarde, Ryan roubou um dos poemas de Hannah e publicou no jornal, e seu poema privado foi dissecada e ridicularizado por todo o corpo discente. Depois de Tyler ter feito-a se sentir insegura em sua casa, Hannah sentiu como se Ryan havia arruinado sua mente, seu último santuário, colocando seus pensamentos privados ao ridículo.
9. Justin Foley (de novo) Após Justin deixar Jessica Davis bêbada no quarto da própria em uma festa, o loiro permite que Bryce Walker (capitão do time de futebol da escola e terceiranista) entre na sala e a estupre. Desconhecida por todos, Hannah estava escondida no armário, e não conseguiu ajudar Jessica.
10. Jenny Kurtz (Sheri Holland) , Uma líder de torcida que a convenceu Hannah a aceitar a proposta de Marcus para sair. Ela estava dando uma carona para casa de Hannah da festa onde Jessica foi violentada, quando ela bateu o carro e derrubou um sinal de "pare". Jenny recusou-se a relatá-lo quando Hannah lhe sugeriu e, depois de Hannah a pressionou mais no assunto, Jenny chutou Hannah para fora do carro. Mais tarde naquela noite, um idoso foi ferido e um estudante de sua escola foi morto em um acidente causado pela falta do sinal. (No livro, o nome da personagem é Jenny Kurtz, mas na série, ela se chama Sheri Holland).
11. Clay Jensen (co-narrador), com quem Hannah estava conectada e se apaixonou. Uma vez haviam beijado-se em uma festa, e Hannah anseia por mais. No entanto, neste momento de sua vida, ela estava tendo dificuldades para se conectar com qualquer pessoa em um nível mais emocional. Clay não era para estar na lista, mas ela mandou as fitas porque lamentou nunca ter tido a oportunidade de conhecê-lo melhor. Além disso, ela sente que lhe deve uma explicação por seu comportamento. Clay acaba por se sentir culpado por não ter tentado entender ou ajudado Hannah, de quem ele gostava.
12. Bryce Walker, dessa vez Bryce estupra Hannah durante uma festa em sua casa, deixando-a totalmente desestabilizada.
13. Sr. Porter, o conselheiro da escola quem Hannah deu a entender sobre seus planos para cometer suicídio. O Sr. Porter lhe permitiu deixar o seu escritório chateada, depois da conversa (que Hannah gravou). Enquanto ela queria que ele convencesse-a a não se matar, ele sugeriu simplesmente que ela seguisse com sua vida. Além disso, ele não conseguiu agendar uma discussão de seguimento adequada. Seus conselhos pobres e orientação ruim foram a gota d'água para Hannah.

Outros materiais