Buscar

ativ const 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE VI – DIREITOS HUMANOS – DP – 25 DE SETEMBRO DE 2020
Prof. Gassen Zaki Gebara
No material encaminhado, há material para ser consultado sobre o tema da questão abaixo.
A DOUTRINA CONTEMPORÂNEA QUE CUIDA DOS DIREITOS HUMANOS APRESENTA UMA FORTE DE TENDÊNCIA DE SEREM UTILIZADAS MAIS FORTEMENTE EXPRESSÕES COMO “LIBERDADES PÚBLICAS”, “LIBERDADES FUNDAMENTAIS”, “DIREITOS INDIVIDUAIS” E “DIREITOS PÚBLICOS SUBJETIVOS”, “DIREITOS NATURAIS”, “DIREITOS CIVIS”. VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? JUSTIFIQUE EM PELO MENOS CINCO LINHAS.
Assim como as suas variações, porquanto ao menos como termos genéricos anacrônicos e, de certa forma, divorciados do estágio atual da evolução dos direitos fundamentais no âmbito de um Estado (democrático e social) de Direito, além de revelarem aqui reside o aspecto principal com maior ou menor intensidade, uma flagrante insuficiência no que concerne à sua abrangência, visto que atrelados a categorias específicas do gênero direitos fundamentais.  
Nesse contexto, há que ter em mente que não pretendemos adentrar o exame do significado específico ou mesmo das diferenças entre os diversos termos referidos, já que a nossa busca se restringe a nos situarmos no que concerne a um termo e conceito genérico e, acima de tudo, constitucionalmente adequado, capaz de abarcar as diferentes espécies de direitos.
Como, todavia, o que nos move é explorar o sentido e alcance do conceito de Direitos e Garantias Fundamentais, anunciando desde logo a busca por um conceito constitucionalmente adequado, não há como, em caráter preliminar (até mesmo para auxiliar na adequada compreensão do conceito de direitos fundamentais), tecer algumas considerações em torno da distinção entre as expressões (e conceitos) de “direitos fundamentais” e de “direitos humanos”, a ainda que o aprofundamento do conceito de direitos fundamentais vá ser objeto de atenção na sequência

Outros materiais