A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AVALIAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO FUNDAMENTOS E METODOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 1

AVALIAÇÃO – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO FUNDAMENTOS E METODOLOGIA
· O SIGNIFICADO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NÃO SÃO OS MESMOS, SÃO DOIS PROCESSOS INDIVISÍVEIS E INTERDEPENDENTES. ENTRE OS DOIS PROCESSOS OCORRE DIFERENÇAS. QUANDO FALAMOS EM LETRAMENTO, CONSTITUI COMO CARACTERÍSTICA, QUAL DAS OPÇÕES ABAIXO?
Resposta Marcada :
Organizar discursos, interpretação e compreensão de textos, reflexão;
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO, O _____________ SE REFERE ÀS MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DOS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, O QUE PODE MELHORAR A APRENDIZAGEM DE PROFESSORES E ALUNOS. A EDUCAÇÃO É UM FATOR IMPORTANTE QUE PODE MUDAR O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL. O ____________ TINHA NA EDUCAÇÃO UMA BOA MANEIRA DE ANALISAR E MODIFICAR O COMPORTAMENTO HUMANO. ________ ACREDITAVA QUE QUANDO ALGUMAS VARIÁVEIS DE ENSINO SÃO ALTERADAS, COMO A FORMA DE ENTREGA DE CONTEÚDO OU ESTILOS DE APRENDIZAGEM DIFERENTES, ISSO PODE AUMENTAR O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. ALÉM DISSO, ACREDITA-SE QUE, DESDE QUE HAJA O________________, QUALQUER ALUNO PODERÁ EXERCER SEU COMPORTAMENTO NO FUTURO PARA EXERCER SEUS INTERESSES.
Resposta Marcada :
Behaviorismo, behaviorismo, Watson, estímulo correto
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· A ALFABETIZAÇÃO É O PROCESSO PELO QUAL AS CRIANÇAS APRENDEM A DECODIFICAR OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ESCRITA. ESSA DECODIFICAÇÃO INCLUI A MEMORIZAÇÃO DE LETRAS, A IDENTIFICAÇÃO DE LETRAS E A LIGAÇÃO DE SÍLABAS. NO ENTANTO, O QUE MUITAS PESSOAS NÃO SABEM É QUE ESSA CAPACIDADE DE ALFABETIZAÇÃO POR SI SÓ NÃO PREPARA OS INDIVÍDUOS PARA O MUNDO ALFABETIZADO. NESSE SENTIDO SÃO AFIRMATIVAS VERDADEIRAS COM RELAÇÃO AS CARACTERÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO:
1-   CODIFICAR E DECODIFICAR A ESCRITA E OS NÚMEROS;
2-   USO SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA;
3-   ORGANIZAR DISCURSOS, INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS, REFLEXÃO;
4-   DEIXA O INDIVÍDUO APTO A DESENVOLVER OS MAIS DIVERSOS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA;
Resposta Marcada :
1 e 4
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· BEHAVIORISMO É UMA PALAVRA DERIVADA DA PALAVRA “BEHAVIOR”, QUE SIGNIFICA COMPORTAMENTO. NESSE SENTIDO NÃO É CARACTERÍSTICA DO BEHAVIORISMO?
Resposta Marcada :
Nessa teoria, o indivíduo aprende com a interação entre ele e o meio em que vive. O professor é considerado um intermediário de conhecimento.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· O CONSTRUTIVISMO É UM MÉTODO PSICOLÓGICO DESENVOLVIDO A PARTIR DA TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA PROPOSTA POR JEAN PIAGET. NESSE SENTIDO QUAL DAS OPÇÕES É UMA CARACTERÍSTICA DO CONSTRUTIVISMO?
Resposta Marcada :
O conhecimento é fruto da interação com o meio e da construção adaptativa que cada pessoa realiza. O sentido é sempre resultado de negociações entre o que vem do externo e o que existe no interior do aluno;
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
·  
 SEGUNDO PIAGET O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS OCORRE EM ETAPAS. SENDO ASSIM, ASSINALE A OPÇÃO QUE NÃO CARACTERIZA ETAPA DOS ESTÁGIOS DE PIAGET:
 
 
Resposta Marcada :
Operações abstratas
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
·  
MARQUE V PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS ALTERNATIVAS FALSAS.
(  ) O MÉTODO SINTÉTICO SEGUE OS PASSOS DA PARTE PARA O TODO, OU SEJA, PRIMEIRO A CRIANÇA INTERNALIZA A UNIDADE MENOR (FONEMA), PARA DEPOIS, GRADATIVAMENTE, ATINGE A UNIDADE MAIOR.
(  ) NO MÉTODO ANALÍTICO, O ENSINO DA LEITURA DEVERIA SER INICIADO PELO “TODO”, PARA DEPOIS SE PROCEDER À ANÁLISE DE SUAS PARTES CONSTITUTIVAS.
(   ) COMPOSTO PELA NÃO UTILIZAÇÃO DOS MODELOS SINTÉTICO E ANALÍTICO, VISA DAR LENTIDÃO E EFICÁCIA NO APRENDIZADO DA CRIANÇA.
          (  ) INSPIRADO NAS IDEIAS DE PAULO FREIRE, O MÉTODOCONSTRUTIVISTAVISA DESPERTAR A CURIOSIDADE, POIS OS PROFESSORES SÃO ORIENTADOS A ENCONTRAR RESPOSTAS A PARTIR DO SEU CONHECIMENTO E INTERAÇÃO COM A REALIDADE E OS COLEGAS.
 
 
Resposta Marcada :
V. V. F. F.
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
·  O CONSTRUTIVISMO SUGERE QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVAMENTE DE SUA PRÓPRIA APRENDIZAGEM POR MEIO DE EXPERIMENTOS, PESQUISAS EM GRUPO, ESTIMULANDO A DÚVIDA E DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO. O CONSTRUTIVISMO EDUCACIONAL TAMBÉM CONTRIBUIU PARA O AVANÇO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, O QUAL ELE SINTETIZA CORRETAMENTE EM QUATRO ASPECTOS.  DENTRE AS OPÇÕES, ASSINALE A OPÇÃO INCORRETA EM RELAÇÃO A ESSES ASPECTOS:
Resposta Marcada :
A importância do desrespeito pelo estudante e por suas próprias ideias;
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· METODOLOGIA É O DIRECIONAMENTO VOLTADO A ATINGIR UM DETERMINADO OBJETIVO, CHEGANDO AO RESULTADO FINAL. A ORIGEM DA PALAVRA VEM DO LATIM “METHODUS”, TENDO SE DIFUNDIDO NO MEIO EDUCACIONAL COMO CAMPO DE ESTUDO DA FORMA COMO O CONHECIMENTO É GERADO. SENDO ASSIM UMA DAS METODOLOGIAS ESTÁ MUITO ALINHADA AOS PROBLEMAS E NECESSIDADES ATUAIS E AO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, ESTE É UM MÉTODO DESENVOLVIDO NA DÉCADA DE 1960, PRINCIPALMENTE PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS. MARQUE A OPÇÃO CORRETA QUE DEFINE ESSA METODOLOGIA:
Resposta Marcada :
Metodologia de ensino Freiriana
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1
· O TERMO “AMBIENTE DE ALFABETIZAÇÃO” TORNOU-SE UMA REFERÊNCIA PARA DISCUTIR A METODOLOGIA DE ALFABETIZAÇÃO EM MEADOS DA DÉCADA DE 80. COM A DISSEMINAÇÃO DA IDEOLOGIA CONSTRUTIVISTA, A ÊNFASE ESTÁ NAS CRIANÇAS E NO PROCESSO DE CONCEITUAÇÃO DE SUA ESCRITA, E AS CRIANÇAS INTERAGEM COM ELAS. COMO OBJETO DE CONHECIMENTO, É MUITO IMPORTANTE NAS RECOMENDAÇÕES DE ENSINO. A IDEIA BÁSICA É QUE OS ALUNOS DA LINGUAGEM ESCRITA PODEM REFLETIR SOBRE O SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO E ATRIBUIR SEUS SÍMBOLOS GRÁFICOS E REGRAS DE FUNCIONAMENTO COM BASE EM CONEXÕES ESTREITAS COM MATERIAIS ESCRITOS E PARTICIPAÇÃO ATIVA EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA DE ADULTOS.NESSE SENTIDO UM AMBIENTE ESCOLAR DEVE POSSUIR?
Resposta Marcada :
Alfabeto
TOTAL DE PONTOS: 1PONTOS RECEBIDOS  1