Buscar

TEAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TEA 1
1. TEA 01 - Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e habilidades essenciais para os estudantes conviverem, aprenderem e desenvolverem-se em sociedade. Contudo temos desafios e questionamentos a serem compreendidos, é importante então que os educadores busquem:
garantia de um cotidiano escolar mais saudável, inclusivo e pluriétnico
2. “Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos dentro do Ensino Básico nas esferas públicas e privadas de todo o Brasil.” Resolução CNE/CP 2/2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. De acordo com a definição do documento normativo da Base Nacional Comum Curricular e a resolução de 2017, é incorreto afirmar que:
a BNCC é um documento normativo que propõe um currículo único nacional
TEA 02 - Sabemos que em um ambiente escolar é possível trabalhar a convivência e saberes diversos a partir das _____________ que propiciam o estudo de histórias, contextos, ___________________ e até as ____________. Complete as lacunas abaixo:
Culturas / Processos de Criação / Poéticas
TEA 02 - No que tange o Ensino de Arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é possível afirmar que: 
I – Existem múltiplas formas de ensinar e aprender arte 
II – Há uma estrutura única de parâmetros que propõem a igualdade e o acesso ao ensino de arte 
III – O investimento em formação de educadores desenvolvendo uma visão intercultural Assinale a alternativa correta:
 Apenas I e III
TEA 03 - Na construção do conhecimento no ensino de Arte, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento, são elas: Selecione a alternativa correta:
 criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão
TEA 03 - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que pode ser dividido em duas etapas, a primeira o foco são os estudantes do Ensino Fundamental e a segunda os estudantes do Ensino Médio. No que diz respeito ao ensino de Arte, podemos definir: 
I - No ensino fundamental a arte é vista como uma linguagem expressiva do conhecimento abrangendo possibilidades diversas de criação, produção e a exteriorização dos fenômenos artísticos históricos e contemporâneos. 
II - Já no ensino médio a Arte é pautada na autonomia, protagonismo dos jovens, maior capacidade de reflexão e conexões intelectuais, articulação das tecnologias e do seu repertório contemporâneo. III – Ensino fundamental e Médio a arte é pautada na autonomia e no protagonismo com o foco principal no repertório contemporâneo e tecnológico. 
IV - Não há diferença entre as dimensões do conhecimento e a abrangência da arte no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 Assinale a alternativa correta:
Apenas I e II
TEA 04 - Faça a associação das Unidades temáticas com os objetos de conhecimentos abaixo: 
a) Artes Visuais b) Dança c) Música d) Teatro 
1 - Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea. 
2 - Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. 
3 - Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários. 
4 - Diferenciar as categorias de artista, artesão, produtor cultural, curador, designer, entre outras, estabelecendo relações entre os profissionais do sistema das artes visuais.
1- B, 4 – A, 2 – C, 3 – D
TEA 04 - As linguagens artísticas são expressões fundamentais da humanidade e na BNCC são dispostas em 4 unidades temáticas. Cada unidade temática possui objetos de conhecimento que propõem um desenvolvimento em habilidades artísticas de cada educando. De acordo com os estudos da Unidade 04, percebemos que entre as 4 unidades temáticas, há habilidade (s) em comum a ser/serem desenvolvida (as), sendo a(s) principal(is):
Todas as Alternativas
TEA 05 - As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) propagam rápido as informações e propõe a integração tecnológica desenvolvendo as relações bilaterais, que são aquelas com a troca de saberes entre os envolvidos. Contudo, sabemos que o processo artístico para a integração tecnológica requer:
relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas com o refletir, analisar e o fazer.
TEA 05 - A quinta unidade temática do componente curricular, constitui a temática Artes Integradas que tem por objetivo:
 O hibridismo com as modalidades artísticas
TEA 06 - Lei com atenção a 2º competência específica do componente curricular Arte: “Compreender as relações entre as linguagens da Arte e suas práticas integradas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação, pelo cinema e pelo audiovisual, nas condições particulares de produção, na prática de cada linguagem e nas suas articulações.” (BNCC, p. 195) Assinale a alternativa incorreta:
No ensino de arte a divisão entre crítica e diálogo propõe a interculturalidade.
TEA 06 - Na unidade temática Artes Integradas percebemos que há cinco objetos do conhecimento, sendo intitulado como Contextos e Práticas. O desenvolver desse conhecimento começa no 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo principal:
a realização de conexões mais detalhadas e analíticas com o reconhecimento das práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social
TEA 07 - “Analisar e ____________, em projetos ______________, as relações _________________ entre diversas linguagens artísticas. ” De acordo com os estudos da Unidade 07 e as habilidades dos processos de criação nas Artes Integradas, complete as lacunas da afirmação acima:
 Explorar / Temáticos / Processuais
TEA 07 - Lei atentamente as afirmativas abaixo e selecione a alternativa incorreta com o objeto do conhecimento Processos de Criação estudado na unidade 07:
 I – A vivência do sentir é de extrema importância para a artista Lygia Clark 
II – Hélio Oiticica propõe o dilatamento das suas capacidades sensoriais habituais com suas performances intituladas Parangolé 
III – O grupo de musicalização Barbatuques propõe uma arte visual que necessita da visão para se efetivar como tal
Apenas III
TEA 08 - Ao estudar as matrizes estéticas e culturais é importante o conhecimento de estética e que esse objeto conhecimento das Artes Integradas estão ligadas às: Assinale a alternativa incorreta:
criação e propagação unilateral da cultura vigente
TEA 08 - Para desenvolver as conexões entre as modalidades artísticas e construir conhecimentos de interação crítica com a complexidade do mundo e dialogar com a interculturalidade, o ser humano passará pelo processo de:
6 dimensões do conhecimento que se articulam, em especial a fruição e estesia
TEA 09 - O antropólogo inglês Edward B. Tylor, propõe a teoria do Evolucionismo Cultural e defende que cultura é todo aquele complexo que inclui hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Assinale a alternativa correta:
 conhecimento, crenças, arte, moral, leis e costumes
TEA 09 - A cultura pode ser considerada um conjunto de hábitos e manifestações que caracterizam uma sociedade e por este motivo, GOLÇANVES em seu artigo sobre “Os Limites do Patrimônio Cultura” afirma que a semântica do Patrimônio Cultural é expansiva e expressiva devido a suas classificações, onde:
Patrimônio Material é formado por elementos palpáveis e concretos, já o Patrimônio Imaterial diz respeito as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões de matrizes culturais artísticas
TEA 10 - Samia Tajra em sua obra “Informática na educação” defende assredes digitais de comunicação como formas de promover a formação de laços sociais, compondo um dos ingredientes da engenharia social. e acredita que o ciberespaço pode criar outros espaços, por onde circulam diferentes saberes, que podem se relacionar de forma integrada, mediante ações cooperativas democráticas. (Tajra, 2013,p.177) Assinale a alternativa incorreta:
É imprescindível o engajamento com a gestão escolar e comunidade para a aquisição de recursos tecnológicos
TEA 10 - Assinale a alternativa que define o ciberespaço e a cibercultura:
Espaço existente no mundo da comunicação onde há interações humanas e processos de virtualização com a vida social
PROVA FINAL
O entendimento de que as produções estéticas configuram-se a partir das múltiplas inter-relações culturais, com as suas diversas especificidades, geram possibilidades de enriquecimento mútuo e, também, podem minimizar as diferenças” (Blauth, p. 42, 2007)Assinale a alternativa incorreta: 
Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas.
Conhecer as particularidades dos alunos acrescenta nas relações interculturais.
A arte promove sensações estéticas compreendendo as contextualizando, assim sendo, desproveem os preconceitos.
Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Pesquisar e conhecer a matriz estética e cultural brasileira.
TEAS
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
 
TEA 1
 
1.
 
TEA 01 
-
 
Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e 
habilidades essenciais para os estudantes conviverem, aprenderem e desenvolverem
-
se em 
sociedade. Contudo temos desafios e questionamentos a serem 
compreendidos, é importante então 
que os educadores busquem:
 
garantia de um cotidiano escolar mais saudável, inclusivo e pluriétnico
 
2.
 
“Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define os direitos e objetivos de 
aprendizagem e 
desenvolvimento para crianças, jovens e adultos dentro do Ensino Básico nas 
esferas públicas e privadas de todo o Brasil.” Resolução CNE/CP 2/2017 
-
 
Institui e orienta a 
implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao lo
ngo das 
etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. De acordo com a definição do 
documento normativo da Base Nacional Comum Curricular e a resolução de 2017, é incorreto afirmar 
que:
 
a BNCC é um documento normativo que propõe um currícul
o único nacional
 
 
TEA 02 
-
 
Sabemos que em um ambiente escolar é possível trabalhar a convivência e saberes 
diversos a partir das _____________ que propiciam o estudo de histórias, contextos, 
___________________ e até as ____________. Complete as lacunas ab
aixo:
 
Culturas / Processos de Criação / Poéticas
 
TEA 02 
-
 
No que tange o Ensino de Arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é possível 
afirmar que: 
 
I 
–
 
Existem múltiplas formas de ensinar e aprender arte 
 
II 
–
 
Há uma estrutura única de parâmetros que propõem a igualdade e o acesso ao ensino de arte 
 
III 
–
 
O investimento em formação de educadores desenvolvendo uma visão intercultural Assinale a 
alterna
tiva correta:
 
 
Apenas I e III
 
 
TEA 03 
-
 
Na construção do conhecimento no ensino de Arte, a Base Nacional Comum Curricular 
(BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento, são elas: 
Selecione a alternativa correta:
 
 
criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão
 
 
TEA 03 
-
 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que pode ser 
dividido em duas etapas, a primeira o foco são os estudantes do Ensino Fundamental e a segunda os 
estudantes do
 
Ensino Médio. No que diz respeito ao ensino de Arte, podemos definir: 
 
I 
-
 
No ensino fundamental a arte é vista como uma linguagem expressiva do conhecimento 
abrangendo possibilidades diversas de criação, produção e a exteriorização dos fenômenos artístic
os 
históricos e contemporâneos. 
 
II 
-
 
Já no ensino médio a Arte é pautada na autonomia, protagonismo dos jovens, maior capacidade 
de reflexão e conexões intelectuais, articulação das tecnologias e do seu repertório contemporâneo. 
TEAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 
TEA 1 
1. TEA 01 - Sabemos que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece competências e 
habilidades essenciais para os estudantes conviverem, aprenderem e desenvolverem-se em 
sociedade. Contudo temos desafios e questionamentos a serem compreendidos, é importante então 
que os educadores busquem: 
garantia de um cotidiano escolar mais saudável, inclusivo e pluriétnico 
2. “Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define os direitos e objetivos de 
aprendizagem e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos dentro do Ensino Básico nas 
esferas públicas e privadas de todo o Brasil.” Resolução CNE/CP 2/2017 - Institui e orienta a 
implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das 
etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. De acordo com a definição do 
documento normativo da Base Nacional Comum Curricular e a resolução de 2017, é incorreto afirmar 
que: 
a BNCC é um documento normativo que propõe um currículo único nacional 
 
TEA 02 - Sabemos que em um ambiente escolar é possível trabalhar a convivência e saberes 
diversos a partir das _____________ que propiciam o estudo de histórias, contextos, 
___________________ e até as ____________. Complete as lacunas abaixo: 
Culturas / Processos de Criação / Poéticas 
TEA 02 - No que tange o Ensino de Arte na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é possível 
afirmar que: 
I – Existem múltiplas formas de ensinar e aprender arte 
II – Há uma estrutura única de parâmetros que propõem a igualdade e o acesso ao ensino de arte 
III – O investimento em formação de educadores desenvolvendo uma visão intercultural Assinale a 
alternativa correta: 
 Apenas I e III 
 
TEA 03 - Na construção do conhecimento no ensino de Arte, a Base Nacional Comum Curricular 
(BNCC) propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento, são elas: 
Selecione a alternativa correta: 
 criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão 
 
TEA 03 - A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que pode ser 
dividido em duas etapas, a primeira o foco são os estudantes do Ensino Fundamental e a segunda os 
estudantes do Ensino Médio. No que diz respeito ao ensino de Arte, podemos definir: 
I - No ensino fundamental a arte é vista como uma linguagem expressiva do conhecimento 
abrangendo possibilidades diversas de criação, produção e a exteriorização dos fenômenos artísticos 
históricos e contemporâneos. 
II - Já no ensino médio a Arte é pautada na autonomia, protagonismo dos jovens, maior capacidade 
de reflexão e conexões intelectuais, articulação das tecnologias e do seu repertório contemporâneo.

Continue navegando