Buscar

Atividade III curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade III
Matéria: Currículo 
Nesse processo formativo vimos que currículo escolar é o conjunto de valores e práticas que se estabelecem no espaço escolar e contribuem para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes. Ainda, que a organização desse currículo deverá acontecer em função das especificidades da escola e dos estudantes e não, exclusivamente, das aulas das várias disciplinas. 
Entendemos que em questões de níveis (formal, real e oculto), o currículo prescritivo, aquele que indica, relaciona, elenca e organiza conteúdos, matrizes e objetivos de aprendizagens são previstos e, de certa forma, necessários, quando pensamos na gestão e estruturação de sistemas de ensino. Entretanto, não devem e nem podem ser entendidos como a definição do termo “currículo”. 
Afinal, o currículo se relaciona diretamente com o percurso formativo e, portanto, deve ser aberto e contextualizado, incluindo componentes curriculares obrigatórios, aqueles advindos dos documentos prescritivos, mas, também, aqueles conhecimentos “narrativos individuais” que fazem com que a formação para o projeto de vida do estudante seja possível. Nesse sentido, cabe à escola acolher a diversidade de saberes e culturas, empenhando-se para construir um espaço heterogêneo e plural, no qual a diversidade seja fato e não apenas conceito. 
Sabendo disso e de acordo com o conteúdo trabalhado no decorrer do capítulo 3 produza um texto dissertativo reflexivo sobre as principais diferenças entre os currículos prescritivos e narrativos.
R:
Antes de começarmos a refletir sobre as principais diferenças entre cursos prescritivos e narrativos, devemos primeiro conceituar e hipotetizar essas diferenças, pois o curso é considerado uma construção e disseminação do conhecimento gerado. Socialmente. A premissa é organizar o conhecimento escolar dessa forma, e é o currículo que organiza o processo de aprendizagem e torna o processo de aprendizagem historicamente significativo. Na organização do conhecimento escolar, temos cursos prescritivos e narrativos. Os cursos narrativos têm a característica de enfocar a perspectiva pós-moderna, nesta visão do curso são enfatizados como aprendizes a buscar a formação da existência social, a existência social aprende pelo sentido, e ninguém mais vê seu próprio reflexo. Por outro lado, os cursos formais ou prescritos visam organizar e objetivar conteúdos e disciplinas, especialmente conhecimentos relacionados á história, sociedade e cultura. Esse tipo de currículo é derivado da implantação de guias curriculares e referências educacionais, buscando uma formação unificada. Pouco ou nenhum espaço de sala de aula.

Outros materiais