Buscar

A fenomenologia FILOSOFIA DA CIENCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

NOME: Greice Dos Santos Oliveira
MATRICULA: 201908314303
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA CIENCIA
FENOMENOLOGIA
Fenomenologia é um movimento cujo objetivo precípuo é a investigação direta e a descrição de fenômenos que são experiência conscientemente, sem teorias sobre a sua explicação causal e tão livre quanto possível, de pressupostos e de preconceitos. 
A fenomenologia nasceu com a obra Investigações Lógicas, de Edmund Husserl. Era uma forma completamente nova de fazer filosofia, que entrando em contato diretamente com as “coisas próprias” dava destaque à experiência de vida, deixando de lado especulações metafísicas e abstratas. 
A fenomenologia é um pensar a realidade de modo rigoroso. Para Husserl, a Fenomenologia é uma doutrina que defende que o intelecto intui uma certeza sobre a essência das coisas, de forma imediata e absoluta.
A fenomenologia é uma atitude ou método de conhecimento formulada por volta de 1900 por Edmund Husserl, influenciado sobretudo por Franz Brentano. Mais tarde, na década de 1910, ela tornou-se um movimento filosófico. O objetivo da fenomenologia é conhecer os fenômenos tal como eles se apresentam na consciência humana. É um pensar da realidade de modo rigoroso e o caracteriza não é ser ou procurar ser esse pensar, porem o modo pelo qual age para perseguir essa meta.
Nesse sentido, uma ação primordial é abordar alguns aspectos fundamentais da vida e do pensamento do criador da Fenomenologia, Edmund Husserl m. Husserl entendia a fenomenologia como uma forma nova e fundamental de fazer filosofia. Todos os ramos da filosofia têm raízes na Fenomenologia. 
A fenomenologia é árdua e exige dedicação para sua compreensão e posterior utilização. Atribui a dificuldade do pensamento fenomenológico a três questões principais: 
1) a de ir contra a tendência natural da consciência de dirigir-se às coisas em vez do foco em seus processos; 
2) à evolução que o trabalho de Edmund Husserl, fundador da fenomenologia, teve durante toda a sua vida, além das alterações que se seguiram e ainda continuam; e 
3) à incerteza quanto a consistência das interpretações dos discípulos de Husserl.
Em que pesem essas considerações, é oportuna qualquer iniciativa de apresentação do método fenomenológico, dadas as possibilidades que ele encerra para a pesquisa empírica. No entanto, sua aplicabilidade não é tarefa fácil ou imediata, e praticamente impossível de ser feita sem o apoio de uma base filosófica mínima, sem a qual torna-se difícil a apreciação das particularidades, das aplicações e da potencialidade do método fenomenológico.

Outros materiais