A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER

Pré-visualização | Página 1 de 1

ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER
1-Ao fazer o exame físico obstétrico numa gestante no último trimestre de gestação, a enfermeira realiza as manobras de Leopold, com o objetivo de:
a. Medir o fundo do útero;
b. Avaliar a posição do feto;
c. Verificar a presença de polidrâmnio; 
d. Observar a intensidade das contrações uterinas.
2-Em relação à Política de Atenção à Saúde da Mulher assinale a afirmativa correta.
a. Apresenta como objetivos gerais: estimular a implantação e implementação do planejamento familiar; promover a atenção obstétrica e neonatal, qualificada e humanizada, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras.
b. Apresenta como objetivos específicos: promover a melhoria das condições de vida e saúde; reduzir a morbimortalidade, especialmente por causas evitáveis, e ampliar, qualificar e humanizar a atenção à saúde da mulher no SUS.
c. A Política de Atenção à Saúde da Mulher deverá atingir as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias e dos distintos grupos populacionais
d. A promoção da atenção à saúde da mulher negra e da saúde das trabalhadoras do campo não são contempladas na Política de Atenção á Saúde da Mulher, pois são atendidas em programas específicos.
3-São sinais e sintomas da candidíase vulvovaginal, EXCETO.
a. Coceira vaginal
b. Corrimento esbranquiçado e espesso
c. Ardência ao urinar
d. Leve inchaço da vulva
4- A vacinação da gestante deve ser com idade gestacional acima de 20 semanas. A mulher deve ser vacinada em todas as gestações, independente de quando tomou a última dose da vacina.
Esta afirmativa encontra- se:
· Correta
· Incorreta
5-Assinale a alternativa correta, segundo fontes do material didático:
(   )  Uma das ações básicas do PSF no programa de atenção à saúde reprodutiva é a orientação quanto ao planejamento familiar.
(   ) O enfermeiro pode prescrever os anticoncepcionais hormonais orais.
(   ) Não cabe o enfermeiro identificar e educar as mães em relação a amamentação.
(   ) Humanizar o cuidado à mulher e sua família, na situação de trabalho de parto e parto, consiste em “respeitar o tempo da mulher no processo de parturição, evitando assim intervenções desnecessárias.
a. F,V,F,V.
b. V,V,F,V.
c. V,V,V,V.
d. V,F,V,V.
6-Assinale a alternativa correta, segundo texto abaixo:
I-Causa danos que podem durar a vida inteira e estar relacionados ao bem-estar físico, a questões sexuais, reprodutivas, emocionais, mentais e sociais. Recentemente foi sancionada a Lei n. 12.845, que torna obrigatório e integral o atendimento, pelo Sistema Único de Saúde, às vítimas.
O texto trata- se:
a. Violência sexual/ doméstica.
b. Violência Simbólica.
c. Violência contra a criança.
d. Violência contra idoso.
7-Correlacione a primeira com a segunda coluna:
I-VAGINA
II-ÚTERO
III- OVÁRIO
IV-TUBA UTERINA
A- Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
B- Produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos.
C- Órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pera invertida.
D- Constituída por quatro camadas concêntricas de tecidos que são da periferia para a profundidade, a túnica serosa, tela subserosa, túnica muscular e túnica mucosa.
a. I-C/ II-B/ III-D/ IV-A.
b. I- B/ II-D/ III-A/ IV-C.
c. II-A/ IV- B/ III- C/ I- D.
d. IV- D/ II- C/ I- A/ III-B.
8-Sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), assinale a alternativa incorreta.
a. A equipe de saúde deve orientar o uso de preservativos masculinos ou femininos para pessoas sexualmente ativas, pois é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão do HIV e de outros agentes sexualmente transmissíveis.
b. Realizar o rastreamento para sífilis, hepatite B e HIV nas situações de risco e hemocentros; Rastreio para sífilis, hepatite B e HIV no pré-natal;
c. Um fator irrelevante para o diagnóstico de candidíase é a dor/ ou ardência ao urinar.
d. Realizar ações informativas e educativas na comunidade, como o trabalho com adolescentes, grupos de gestantes, oficinas de prevenção, entre outros.
9-Segundo o Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde nº 32 – Atenção ao pré-natal de baixo risco, publicado em 2012, há dez passos para o Pré-Natal de Qualidade na Atenção Básica.
Qual das alternativas abaixo não faz parte desses passos?
a. É direito do(a) parceiro(a) ser cuidado (realização de consultas, exames e ter acesso a informações) antes, durante e depois da gestação: "pré-natal do(a) parceiro(a)".
b. Garantir o acesso à unidade de referência especializada, caso seja necessário.
c. Iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde até a 08ª semana de gestação (captação precoce).
d. Toda gestante tem direito de conhecer e visitar previamente o serviço de saúde no qual irá dar à luz (vinculação).
10-Sobre o climatério podemos afirmar:
a. Na fase do climatério, ocorrem ciclos menstruais irregulares, por isso existe uma pequena chance de engravidar. Exemplo: Até os 35 anos de idade, as chances de gravidez são de 85% por ano. Dos 40 aos 44 anos, após o início do climatério, esse índice pode cair para 10% a 15%.
b. A primeira fase do climatério ocorre a partir dos 30 anos, quando o ciclo menstrual permanece constante, embora o fluxo possa ser mínimo.
c. A segunda fase ocorre por volta dos 60 anos. Nessa etapa, o ciclo fica mais curto, e o fluxo maior. Ocorre também nesta fase o aparecimento das ondas de calor e a cansaço.
d. O climatério é considerado uma doença, onde a maioria das mulheres passa apresentando queixas e necessitando de medicamentos.