Buscar

AV2_2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
Universidade
 
Estácio
 
de Sá
 
-
 
Campus
 
Sulacap
Curso:
 
DIREITO
Disciplina:
DIREITOS
 
HUMANOS
Código:
Turma:
Data
 
da
 
prova:
14/06/2021
Professor
 
(a):
Prova:
AV2
Semestre
2021.1
)
	A ser preenchido pelo (a) Aluno (a)
	Nome do Aluna: 
	Nº da matrícula
Questão 1 (1,0 ponto)
Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, instituindo a proteção universal desses direitos. Sobre isso, assinale a alternativa correta:
a) Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, somente nos anos iniciais.
b) A instrução elementar será facultativa.
c) X A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais.
d) O Estado tem prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada pelos pais a seus filhos.
Questão 2 (1,0 pto.)
A fim de assegurar o respeito à vida e à dignidade humana, a Declaração Universal dos Direitos Humanos censura qualquer forma de distinção fundada na espécie, raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política, riqueza e origem nacional ou social. De que forma essa ideia se concretiza na vida cotidiana dos cidadãos?
a) Em observância às particularidades de gênero, a igual remuneração por igual trabalho não deve ser aplicada.
b) X Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
c) Os homens e mulheres de maior idade têm o direito de contrair matrimônio, desde que haja aprovação recíproca dos cônjuges pelas suas famílias ou grupos comunitários.
d) A maternidade e a infância têm direito à assistência regular somente em estados oficialmente laicos.
Questão 3 (1,0 ponto)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos reafirma a máxima de que todos os seres humanos nascem livres e por isso gozam de igual direito à liberdade. Nesse sentido, o propósito de qual afirmativa reforça essa prerrogativa?
a) Apenas trabalhadores formais adquirem direito compulsório à emissão pública de passaporte.
b) A procura, recepção e transmissão de informações ou idéias é considerada lícita desde que comprovada, pelo emissor, graduação em instituições de ensino devidamente cadastradas.
c) Todo ser humano tem o direito de infringir a ordem pública e o bem-estar de uma sociedade democrática.
d) X Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
Questão 4 (1,0 ponto)
Entre os direitos inalienáveis da pessoa, a Declaração Universal dos Direitos Humanos reforça a igualdade e proteção da lei para todo cidadão, sem qualquer tipo de distinção. Nesse sentido, o propósito de qual afirmativa reforça essa prerrogativa?
a) A vontade do líder do poder executivo será a base da autoridade do governo.
b) O direito ao repouso será proporcional às condições financeiras de cada trabalhador.
c) X Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
d) É necessário comprovar capacidade técnica para gozar o direito a fazer parte no governo de seu país.
Questão 5 (1,0 ponto)
Segundo o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948),
a) Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques, toda a pessoa tem direito a proteção da lei.
b) Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, desde que estritamente em ambiente privado.
c) Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade, podendo, contudo, ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade em razão de interesses nocivos à ordem pública nacional.
d) Toda pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de se beneficiar de asilo em outros países, inclusive no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por atividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas.
Questão 6 (1,0 ponto)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pelas Nações Unidas em 1948, é um dos principais documentos da história dos direitos humanos. Em seu preâmbulo, essa declaração expõe uma série de pressupostos sobre o tema. A esse respeito, assinale a alternativa que NÃO indica um desses pressupostos.
a) O desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade.
b) O reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo.
c) O objetivo primordial da proteção aos direitos humanos é assegurar que todos sejam iguais, em todos os aspectos, e que sejam inibidas quaisquer iniciativas individualistas e unilaterais.
d) O advento de um mundo em que todos gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum.
Questão 7 (1,0 ponto)
No âmbito do Tribunal Penal Internacional existe a previsão do “procurador” e do “Gabinete do Procurador”, que corresponde na sua essência, ao titular e ao órgão constituinte do Ministério Público. Sobre o “Gabinete do Procurador” é falso dizer que:
a) É órgão autônomo que compõe o Tribunal Penal Internacional.
b) O Procurador e os Procuradores-Adjuntos terão nacionalidades diferentes e desempenharão o respectivo cargo sem regime de exclusividade.
c) É competente para recolher comunicações e qualquer outro tipo de informações, devidamente fundamentado sobre crimes da competência do Tribunal Penal Internacional, a fim de os examinar e investigar e de exercer a ação penal junto ao tribunal.
d) O Procurador será eleito por escrutínio secreto e por maioria de votos dos membros da Assembléia dos Estados Partes.
Questão 8 (1,0 ponto)
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo 16, os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. Ainda no mesmo artigo, declara que o casamento não será válido senão com o livre consentimento
a) Dos nubentes.
b) Dos pais ou responsáveis.
c) Do Juiz de Paz.
d) Da autoridade civil.
Questão 9 (1,0 ponto)
O Estatuto de Roma traz previsão expressa de que o Tribunal Penal Internacional terá competência para julgar algumas categorias gerais de crimes cujo conteúdo é detalhado ao longo do documento. Discorra sobre os crimes citados o referido Estatuto, apontando em que situações o Tribunal Penal Internacional Poderá ser acionado.
Os crimes tipificados no Estatuto de Roma possuem caráter internacional e permanente, ou seja, crimes que tenham violado as normas do direito internacional e que apresentem especial gravidade, por envolver ações desumanas e cruéis. Como os crimes contra a humanidade, crimes de genocídio, crimes de guerra e crimes de agressão.
 
Os crimes contra a humanidade tem como elementos a conduta como parte de um ataque generalizado ou sistemático dirigido contra uma população civil e que o autor tenha tido a intenção de que a conduta faça parte de um ataque, sendo que o ataque pode ocorrer em tempos de paz.
Entende-se por "genocídio", qualquer um dos atos, praticado com intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso, enquanto tal:  Homicídio de membros do grupo;  Ofensas graves à integridade física ou mental de membros do grupo;  Sujeição intencional do grupo a condições de vida com vista a provocar a sua destruição física, total ou parcial;  Imposição de medidas destinadas a impedir nascimentos no seio do grupo;  Transferência, à força, de crianças do grupo para outro grupo.
 Os  crimes de guerra são caracterizadosquando cometidos dentro de um contexto de guerra e tenha relação com a mesma . O que diferencia os crimes de guerra dos crimes contra a humanidade é a necessidade de existência de um conflito.
 
 No Estatuto de Roma os crimes de agressão estão definidos como o uso da força armada por parte de um Estado contra a soberania, a integridade territorial ou a independência política de outro Estado. Algumas condutas inovadoras devem ser protegidas, como agressão sexual, escravatura sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, esterilização forçada ou qualquer outra forma de violência no campo sexual de gravidade comparável e Crime de apartheid.
Questão 10 (1,0 ponto)
No tocante ao Estatuto da Criança e do Adolescente, qual a influência que teve a ratificação da Convenção sobre os Direitos das Crianças por parte do Brasil, para determinar direitos e políticas públicas referentes aos menores?
O Brasil, tornou-se o primeiro país a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das Nações Unidas, criando o Estatuto da Criança e do Adolescente, em 13 de julho de 1990. O ECA passou a ser o principal documento que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente. 
É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Os direitos fundamentais de sobrevivência, desenvolvimento pessoal, social, integridade física, psicológica e moral, além de protegê-los de forma especial, ou seja, através de dispositivos legais diferenciados, contra negligência, maus-tratos, violência, exploração, crueldade e opressão.

Outros materiais