Buscar

A importância da capacitação de professores de maneira continuada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da capacitação de professores de maneira continuada
A formação continuada de professores é uma necessidade para todo corpo docente da sua escola, sem exceção. Isso porque ela atua como uma forma de valorizar o profissional na instituição, mostrando a importância dele por meio de investimentos no desenvolvimento das suas habilidades e competências docentes.
Além disso, quando se investe em capacitação, se investe também em qualidade e melhorias para as escolas como um todo, o que impacta diretamente a formação dos alunos da instituição. Consequentemente, você também traz resultados para o município, para o Estado e para o país no geral, formando jovens mais capacitados e cidadãos com um preparo de qualidade, capazes de modificar a realidade ao seu redor.
Dessa forma, fica claro que a profissão de professor é uma das mais importantes, pois cabe a ele formar futuros cidadãos e fornecer a eles a base para todas as outras carreiras. Portanto, pode-se dizer que o docente é um dos principais responsáveis pela formação da sociedade como um todo.
Portanto, a formação continuada é uma forma de oferecer suporte para os professores. Ela, por sua vez, acaba oferecendo oportunidades para solucionar dúvidas e questionamentos que surgem ao longo da carreira, melhorando constantemente a atuação desse profissional.
O reconhecimento da importância da formação continuada de professores parte dos próprios docentes. Eles veem tal preparo como uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e de compreender melhor as práticas desse ofício. Eles afirmam que, quando têm acesso a esse recurso, sentem-se muito mais dispostos e seguros para atuar diante de uma sala de aula.
COMO MOTIVAR PROFESSORES DESMOTIVADOS? (Recomendamos a leitura desse artigo)
Motivos para investir na capacitação de professores de maneira continuada
Agora que você já sabe o que é e a importância da formação continuada para os professores, alunos e a instituição como um todo, fica mais clara a necessidade de investir nesse processo. Contudo, se você ainda tem alguma dúvida sobre o porquê investir nesse processo, descubra agora alguns outros motivos.
Permite o alinhamento dos professores aos objetivos da escola
A sua escola tem objetivos estratégicos. Porém, para alcançá-los, é essencial que todo o time de colaboradores esteja alinhado e junte esforços em torno das metas e dos valores propagados pela instituição.
A capacitação de professores pode ser um ótimo momento para isso. Nela, você pode introduzir assuntos relacionados à missão, visão e valores da escola, assim como objetivos estratégicos. Além disso, você pode utilizar essa ferramenta para desenvolver as competências e habilidades que eles precisam para potencializar os resultados da sua instituição.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes