Buscar

Avaliação I - Individual Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Querer inovar é uma prática constante das organizações, uma vez que as modificações vêm acontecendo cada vez mais rápidas no cenário de negócio. O modelo sequencial tradicional de desenvolvimento, que é conhecido como "modelo cascata", foi muito utilizado para proporcionar uma visão de forma de trabalho para as indústrias. Apesar de sua importância, esse modelo se encontra debilitado, dando margem à entrada de outros tipos de modelo no cenário atual, como por exemplo, o "Design Thinking". Esse modelo apresenta diversos aspectos essenciais para inovar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A tradução literal Design Thinking é definida como:  pensar como um designer.
(    ) O Design Thinking não modifica a forma de se desenvolver produtos, serviços e processos.
(    ) A metodologia de Design Thinking aplica a sensibilidade e os métodos do design para atender às necessidades das pessoas com o que é considerado tecnologicamente viável.
(    ) A metodologia de Design Thinking não cria estratégias de negócios duradoura, para que assim possa proporcionar a conversão dessa necessidade em valor para o cliente e oportunidade de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B V - V - V - F.
C F - V - V - V.
D V - F - V - F.
Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
II- A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
III-  A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
IV-  A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
CAs sentenças II, III e IV estão corretas.
DAs sentenças I e III estão corretas.
Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
A Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
B Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfase é na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
C Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
D Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
O empreendedorismo pode acontecer por oportunidade ou necessidade. No Brasil, segundo dados da GEM (2014), os empreendedores empreendem em sua maioria por necessidade e existe um número expressivo de empresas criadas recentemente. Para Hashimoto (2006), o empreendedorismo por necessidade é distinto do empreendedorismo por oportunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(    )  Um funcionário que abandona o emprego de forma consciente, ou seja, por livre espontânea vontade  para começar seu próprio empreendimento está empreendendo por oportunidade.
(    ) Um funcionário é desligado de uma empresa e não consegue se realocar no mercado de trabalho, e para sobreviver arrisca colocar um empreendimento, fazendo isso não porque quer mas porque precisa, esse tipo de empreendimento é caracterizado por necessidade.
(    ) Quando alguém empreende por necessidade, sem preparo técnico, competências gerenciais, sem possuir redes de relacionamento, entre outras fatores, isso pode configurar um cenário de insucesso e provável fechamento do empreendimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
A F - V - V.
B V - F - F.
C V - V - V.
D V - V - F.
As discussões sobre as características dos empreendedores sempre são levantadas na literatura. Muitas empresas buscam desenvolver essas características nas pessoas, porém dificilmente uma pessoa vai apresentar todas as características juntas. Sobre as características dos empreendedores, analise as sentenças a seguir:
I- Eles têm visão de como será o futuro para seu negócio e sua vida, e o mais importante, têm a habilidade de implementar seus sonhos.
II- Eles se sentem inseguros, não sabem tomar as decisões corretas na hora certa, principalmente nos momentos de adversidade, sendo isso um fator que impede o seu sucesso.
III- Os empreendedores transformam algo de difícil definição, uma ideia abstrata, em algo concreto.
IV- São muito dedicados e chegam a comprometer o relacionamento com amigos, com a família e até mesmo com a própria saúde.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.
Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
A A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
B Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.
C A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.
D A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
Nos Estado Unidos, em 1990, houve um rápido crescimento econômico, inflação baixa e desemprego em queda, isso foi resultado do empreendedorismo que era percebido no país como um combustível do crescimento econômico. Diversos pesquisadores assemelham essa situação ao que vem ocorrendo no Brasil. No entanto, o empreendedorismo no Brasil apresenta características próprias conforme exaltam Dornelas (2008) e GEM (2014). Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  
(  ) No Brasil faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil não faltam políticas públicas que sejam duradouras e direcionadas ao empreendedorismo.
(  ) No Brasil, o empreendedorismo são negócios simples que buscam complementar a renda familiar.
(  ) No Brasil, os negócios são pouco inovadorese com um número pequeno de funcionários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
GEM. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores: Mariano de Matos Macedo et al. Global Entrepreneurship Monitor. Curitiba: IBQP, 2014.
A V - F - V - V.
B V - V - F - V.
C F - V - F - V.
D F - V - V - F.
Entre 1270 e 1290 foi cunhada, pela primeira vez, a palavra empreendedorismo por Marco Polo, buscando estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Com base nessa questão histórica, o termo empreendedorismo sofreu uma evolução pelos séculos. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XVII
III- Século XVIII
IV- Séculos XIX e XX.
(    ) Relação entre assumir riscos e empreendedorismo. O empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar algum serviço. Preços prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
(    ) Definia aquele que gerenciava grandes projetos de produção com recursos provenientes do governo do país.
(    ) Empreendedores confundidos com gerentes ou administradores, sendo analisados somente como aqueles que organizam a empresa sempre a serviço do capitalista.
(    ) Capitalista e empreendedor foram diferenciados. Industrialização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - IV - III.
B III - IV - II - I.
C II - III - I - IV.
D II - I - IV - III.
Em um ambiente cada vez mais competitivo a inovação constante é a melhor estratégia de sobrevivência para qualquer empresa. Assim surgem nas empresas, novos valores comportamentais, entre eles uma cultura para fomentar o intraempreendedorismo. Os intraempreendedores ajudam sobretudo a movimentar a criação de ideias dentro das organizações. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um exemplo de empresa que incentiva o intraempreendedorismo é a empresa X. Na empresa X,  os colaboradores tem flexibilidade de horários e a remuneração é variável. Outra importante característica é que na empresa X em todos os trimestres cada time se reúne e define os objetivos individuais e coletivos, que extrapolam a rotina diária e que rendam algo diferente do trabalho habitual. Na empresa X a mudança é uma oportunidade e não como ameaça. Além, é claro, de que nestas reuniões o aprendizado fica evidente, com o objetivo de melhorar o desempenho e aprender com os erros e acertos.
PORQUE
II- A empresa é burocrática, os colaboradores são "fazedores de processos".
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentam as diferenças da administração empreendedora da tradicional em oito dimensões: orientação estratégica, comprometimento com a oportunidade, comprometimento de recursos, controle de recursos, estrutura administrativa, filosofia de recompensas, orientação para o crescimento e cultura empreendedora. Sobre essas oito dimensões, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto à dimensão estratégia, o empreendedor é orientado pela percepção da oportunidade.
II- Quanto à dimensão controle de recursos, o empreendedor foca na posse ou emprego de recursos necessários.
III- Quanto à dimensão da estrutura administrativa, o empreendedor foca em uma estrutura simples, com várias redes informais.
IV- Quanto à dimensão de orientação para o crescimento, o empreendedor foca em um crescimento seguro, lento e firme.
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes