A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Câncer de Rim e Bexiga

Pré-visualização | Página 1 de 1

RIM E BEXIGA - Carol dos anjos 
RIM
· O rim e a bexiga têm um sintoma em comum que é a HEMATURIA, na hora que eu recebo um exame de urina de rotina, e o paciente não se queixou de nada, porem tem 1 ou 2 cruzes de hemácias positivas,eae? 
· O Exame pode estar errado, tem que ver se o paciente teve febre, teve relação sexual, infecção urinaria, pode estar menstruada tudo isso pode dar hematúria. 
· Aí você repete o exame e orienta o paciente sobre isso, e mesmo assim vem hematúria, aí investiga. A hematúria é um sintoma precoce. 
· Na hematúria, imagina que no trato geniturinário eu tenho o rim encima e a bexiga embaixo, como eu vou saber que o sangue que vem na urina está vindo no rim ou da bexiga? Cilindros elásticos...., se a hemácia está vindo do rim como ela vai chegar? Vai chegar velha, ¨esbagaçada¨ e da bexiga vai sair ¨bonitinha¨. 
· Fazemos o exame: dismofirmos eritrocitário na urina, ele vai falar se ele está presente a hemácia esta estraga esbagaçada, se está ausente a hemácia esta bonitinha. 
Se eu suspeitar que é de rim, o que fazer?
· Fazemos um usg de abdome pra ver se é cisto, se não é nada, uma lesão estranha e depois ressonância de abdome.
· Vamos imaginar que a ressonância veio com uma lesão de 2cm no rim direito que tme tudo pra ser câncer, uma lesão estranha irregular, o que fazer agora? 
· Nefrectomia que pode ser parcial ou total. 
E como eu estádio o cidadão? (no caso exame) 
Ressonância de abdome, Tc de tórax e cintilografia óssea, e perguntar bem pro paciente se ele não tem sintoma neurológico. 
· Estadiei o paciente: 
· não tem metástase= cirurgia, depois da cirurgia não se faz tratamento complementar, ENTÃO ELE OPERA E FAZ SEGMENTO, DE TEMPOS EM TEMPOS FAZ EXAME DE IMAGEM. 
· Se tiver metástase, aí tem diferença do local que você está tratando (particular ou sus), se for no sus FUDEU!!, SE FOR PRIVADO temos acesso a inúmeros medicamentos para serem feitas que muda o quadro da doença. 
· Tumor de rim metastático em paciente com menos de 45 anos tem chances da síndrome juan piramidal..(conferir) (OBS; NÃO ENTENDI O NOME DA SINDROME)
 
BEXIGA
· Câncer de bexiga começa do mesmo jeito tríade do câncer renal: hematúria, dor e massa palpável (PROVA)
· Então eu fiz o dimorfismo eritrocitário veio negativo então sugere que é na bexiga, qual o próximo exame? 
· Cistoscopia que é a endoscopia da bexiga, que é um método diagnostico e teraupico porque viu a lesão já vai tirar.
· Cistoscopia – diagnostica- trata, tirei a lesão, como eu estádio?
· Tc de tórax e abdome.
· Como eu trato? 
· O mais importante depois da cistoscopia e tirar a lesão é se a lesão compromete ou não o muscular da bexiga. 
· Se não compromete: o tratamento é ressecção transuretral + bcg que é a vacina transvesical, porque diminui recidiva de tumor
· SE COMPROMETE que é mais invasivo, ele vai pra quimioterapia NEOADJUVANTE (faz antes de operar) depois ele vai pra cirurgia, tira a bexiga e reconstrói com o intestino.
Prognostico é bom ou ruim: RUIM! São tumores que tendem a desenvolver rápido.