Buscar

aula 8- minerais e vitaminas (editar)

Prévia do material em texto

MINERAIS QUELATADOS= maior absorção
Os minerais são divididos em macro e microminerais, em função da quantidade exigida pelo organismo. Os microminerais são minerais requeridos em menores quantidades pelo organismo animal e podem ser sitados: o cobalto, cobre, iodo, ferro, manganês, selênio e zinco; embora esse mesmo comitê destacou que outros minerais têm sido indicados como possíveis elementos essenciais
Os minerais são substancias inorgânicas e interagem muito entre eles. Por exemplo: o Ca quando vai ser absorvido no TGI, interage com o Zn, Mg, Cu, I. O I por sua vez, interage com Cl, Ca. Isso faz com que um mineral interfira na absorção do outro, formando alguns complexos. A absorção dos minerais sozinhos não é 100%, pois um atrapalha o outro, um pouco absorve e sobra um pouco no lúmem intestinal.
Os minerais quelatados são minerais (substâncias orgânicas) ligados a substâncias inorgânicas, podem ser varias carboidratos, proteínas, mas principalmente aminoácidos.
Quando há ligação de mineral + aminoácidos (que é o que mais ocorre, ser ligado com AA ou proteína) eu tenho um aproveitamento melhor do mineral pois reduzo a competição entre minerais no momento da absorção. 
Uso levedura para quelatar os minerais também, insiro na levedura um mineral
**quelatamos mais os microminerais
**pré-mix = mistura pronta de minerais e vitaminas, de várias qualidades e para várias espécies.
SELÊNIO
Extremamente toxico, é um micromineral de baixíssima necessidade. O selênio faz parte de uma enzima (glutationa peroxidase) oxidante, que reduz os radicais livres. No nosso metabolismo tem radicais livres sendo formados, respiração= processo de envelhecimento, oxidação das células.
Os radicais livres são moléculas instáveis (sem 8 elétrons na camada de valência) e precisam se unir com outras moléculas, e ao fazer isso, causa dano na célula, podendo gerar vários problemas como a não divisão ou divisão celular ineficaz, e até mesmo a total destruição celular.
As substâncias antioxidantes se matam protegendo as células dos radicais livres. A enzima glutationa converte o peroxido de hidrogênio em água.
Cálcio, fósforo e vitamina D
A VIT D tem função importante de absorção de cálcio e fosforo e atua da deposição óssea de cálcio e manutenção da relação de cálcio para fosforo.
Obtençao de vit D:
Humanos temos na pele uma substancias que se chama 7 dehidrocolesterol, que sofre uma conversão na presença de raios UV e forma calciferol (que é a vit D). de maneira exógina proveniente da alimentação são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos
Animais cães e gatos não formam vit D a partir do sol, ao invés de vit D, produzem colesterol. Preciso FORNECER VIT D na DIETA, em forma de pré-mix
Existem 2 tipos de vitD
· Colicalciferol vit D3 os carnívoros ingerem essa vit ao ingerir tecidos de outros animais (que produzem D3). Melhor absorvida pelos animais. É mais cara. 1,25 dihidroxicolicalciferol--- vit D ativa
· Ergocalficerol D2 origem vegetal. Vemos pouco para cães e gatos. Para ruminantes tem que usar D2
** AS VIT PRECISAM SER ATIVDAS NO FIGADO (HIDROXILAÇAO) E NO RIM (HIDROXILAÇAO)
PARATIREOIDES
2 hormônios:
· PTH quando o cálcio sérico está baixo ele manda absorver mais cálcio (reabsorção óssea de cálcio) e reter mais cálcio.
· Calcitonina reduz absorção de cálcio e permite a excreção de cálcio + deposição de cálcio ósseo
DESBALANÇO CALCIO E FÓSFORO
Dietas mal formuladas, sem uso de suplementos= desbalanço do equilíbrio cálcio e fósforo, o que acarreta uma desmineralização óssea, gerando hiperparatireoidismo secundário nutricional. Doença esta que voltou aparecer com a moda das dietas feitas em casa.
O hiperparatireiodismo secundário nutricional pode ocorrer devido a deficiência de cálcio no organismo. A redução sérica de cálcio pode estimular as glândulas paratireioides a sintetizarem um hormônio conhecido como PTH (paratormônio), que realiza desmineralização óssea, a fim de reabsorver mais cálcio no intestino e aumentar os níveis séricos, consequentemente. Ao longo do tempo, todas as funções exercidas pelo cálcio estarão comprometidas e os ossos ficarão frágeis, com maior probabilidade de fraturas.
 
	
Você está realizando estágio em uma clínica veterinária e se deparada com um quadro hiperparatireoidismo secundário nutricional. Explique sucintamente, como ocorre a patologia e porque está associada muitas vezes ao emprego dieta caseira.
		Resposta Selecionada:
	O hiperparatireiodismo secundário nutricional pode ocorrer devido a deficiência de cálcio no organismo. A redução sérica de cálcio pode estimular as glândulas paratireioides a sintetizarem um hormônio conhecido como PTH (paratormônio), que realiza desmineralização óssea, a fim de reabsorver mais cálcio no intestino e aumentar os níveis séricos, consequentemente. Ao longo do tempo, todas as funções exercidas pelo cálcio estarão comprometidas e os ossos ficarão frágeis, com maior probabilidade de fraturas.
 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	O desbalanço de cálcio e fósforo ocasionado pela dieta caseira desbalanceada, faz com que haja hipersecreção de PTH, para compensar o baixo cálcio, o que por sua vez repercute em reabsorção óssea de cálcio e perda do tecido.
A afecção está associada a dietas caseiras desbalanceadas pelo alto teor de fósforo das fontes de proteína empregadas.
Porque é importante na dieta caseira. 
Equinos= doença da cara inchada. Cavalos mantidos em pastagens ruim, com presença de oxalato. Esse oxalato se liga ao cálcio da dieta, fazendo com que o animal tenha a capacidade de reabsorção de cálcio reduzida. A face do animal fica alterada, saiu muito cálcio dos ossos da face= Osteodistrofia fibrosa. Pode ser também considerada um hiperparatireoidismo secundário 
Pasto ruim= suplementar sais minerais. Equinos e ruminantes
Doença renal crônica= hiperparatireoidismo secundário renal:
Restringimos o fóforo. No animal normal tem 0,8/0,9% de fosforo. O renal tem os níveis de fosforo reduzidos para 0,3%
O fosforo é toxico para o rim do animal e o renal tem problema para excretar esse fosforo, então o animal entra num quadro de hiperfosfatemia. Algumas vezes só a dieta renal não adianta, então usamos alguns quelantes que se ligam ao fósforo no intestino e não permitem que o fosforo seja absorvido pelo animal.
QUANTIDADE DE CÁLCIO NA DIETA DOS ANIMAIS
Quanto menos cálcio tem na dieta mais CARA fica. Isso acontece porque usamos matéria prima cheia de cálcio. Ingredientes mais baratos tem mais cálcio.
Cães adultos necessitam 0,58 de cálcio. Não precisa oferecer muito mais que isso, o máximo é 2,5%
CUIDADO: cães filhotes de raças grandes e gigantes. Pois estes animais tem absorção passiva de cálcio. O animal absorve tudo que da pra ele, Assim ele começa a ter uma elevação da massa mineral e atraso na remodelação óssea, pode acontecer uma consolidação precoce da ulna, estreitamento dos forames (espondilose cervical), displasia coxofemoral e displasia de cotovelo
Suplementar cálcio em cadelas gestantes: NUNCA. SE PRECISAR DE CALCIO A CADELA USA O PARATORMONIO (colostro + contrações de parto).
Então suplementar Ca na gestante vai bloquear o mecanismo natural de controle do Ca levando a eclampsia, problema no colostro. Suplementar aumenta os riscos
Se eu suplementar cadelas gestantes, quando elas acabarem de parir eclampsia. Raças toys e cadelas com ninhadas gigantes. Administrar via intravenosa cálcio
O sódio não causa malefícios para os gatos na mesma proporção que causa para os seres humanos. Gatos saudáveis toleram teores de até 3,75 g/1000 kcal. Para gatos em crescimento, esses teores podem ser maiores, devido a exigências nutricionais na fase de crescimento dos filhotes. Assim, se observarmos a composição básica das rações para filhotes, o nível de sódio será sempre maior do que para um animal adulto ou sênior.
O sódio faz parte de vários sistemas do organismo do animal, sendo responsável, por exemplo, pelo equilíbrio ácido-básico e pelautilização da glicose, que é a fonte de energia para as células e para os animais. A glicose só consegue ser utilizada se um sódio auxiliar sua entrada pela membrana. Desta forma ele se torna indispensável para o trabalho celular. Esse mineral também participa da absorção de diversos nutrientes da dieta, e é responsável pela contração muscular do coração, resultando nos batimentos cardíacos por meio da bomba de sódio-potássio. Para ter contração dos demais músculos, também se precisa desse mineral. Os impulsos nervosos decorrem através do uso da bomba de sódio-potássio nos neurônios, tornando-o necessário também para a transmissão nervosa. 
Receber menos sódio do que o necessário, pode trazer grandes malefícios aos felinos, podendo comprometer todas as funções importantes desse mineral citadas anteriormente. Esses animais também podem apresentar sintomas como falta de apetite, anorexia, problemas com crescimento, desidratação, aumento dos batimentos cardíacos e até mesmo desnutrição. Além de tudo, a deficiência de sódio pode ativar precocemente o sistema renina angiotensina aldosterona, responsável por regular queda de pressão nos animais e gerar efeito contrário.
A redução do sódio na dieta é realizada apenas para os animais que apresentam doença renal crônica em fases mais avançadas e algumas patologias cardíacas para evitar edemas. 
Microminerais 
Cromo: associado ao metabolismo da glicose. É bom incluir na dieta de diabets. O cromo sinaliza a célula da chegada de insulina. Bom em diabetes mellitus
Ferro: hemoglobina, transporte de o2
Cobalto: apenas para ruminantes, pois está relacionado a síntese de vitamina b12. No rumem há microrganismos que com cobalto conseguem sintetizar a vit b12.
Zinco: faz parte da DNA E RNA polimerase, replicação proteica. Atua como antioxidante
Cobre: relacionado ao colágeno e a síntese de melanina, a partir da tirosina e é um antioxidante.
Iodo: relacionado ao metabolismo basal, preciso que minha tireoide esteja funcionando bem e isso se deve ao iodo
Selênio: antioxidade. É muito toxico 
Manganês: relacionado a condrogênese, metabolismos de proteínas,CHO
Vitaminas
Hipovitaminose e avitaminose 
Hipervitaminose problemas maiores com relação as vitaminas lipossolúveis, pois elas se depositam na gordura. 
É mais difícil ter Hipervitaminose de hidrossolúveis, pois o excesso é excretado na urina
FUNÇÃO:
VIT A
 auxilia pêlos e pele. 98% dos suplementos para pelo e pele tem vit A. visto que ela é necessárias para a proliferação, diferenciação das células como para produção de mucoproteínas pela células epiteliais. Atua sobre a reprodução: sobre as fêmeas com ação antioxidante da formação de vários radicais livres na gestação—pode melhorar o número de filhotes, metabolismo de progesterona (manutenção da gestação). Vit A também auxilia na captura da luz para formação das imagens para enxergar bem.
Cenoura- beta caroteno- vira retinol (forma ativa da vit A). apenas os gatos não fazem isso, porque são naturalmente carnívoros, não comiam cenoura, só em tecidos de animais que comiam
Fígado – muita vit A, mas cuidado com excesso
VIT E
conjunto de substancias: tocoferóis. Função sobre o sistema imunológico. É um importante ANTIOXIDANTE.
A VIT E fica na membrana celular onde há fosfolipídios que são muito suscetíveis a oxidação. Então quando chega um radical livre a vit E já vraau e salva a célula
Reduz neoplasias, pois reduz o dano a célula e ao núcleo celular
Antiflamatorio- estabiliza a memb celular. Se livra dos radicais livres, a membrana não quebra e não sai o ac. Araquidônico que ia ser ligado a COX e produzir subs inflamatórias
VIT C (ácido ascórbico)
Os animais produzem vit c, a partir da glicose. Os humanos não produzem e nem primatas e porquinhos da índia. Os animais domésticos não precisam de suplemento geralmente de vit c, porem, a vit c esta relacionada aos linfócitos, aumentam a resposta e imune e melhora a função dos macrófagos.
Função antioxidante, age em conjunto com a vit E em sinergia. A vit E protege contra os radicais livres e a vit C vai lá e regenera a vit E que se degenerou ao proteger a célula.
2 vit c, oxidada elas também tem função oxidante
A vit C é muito oxidável, instável.
Excesso: reação de fenton, vit c vira pró oxidante !!!!!
Vit c , acidificante natural para gatos, para ajudar a não formar urólitos. Infelizmente isso não funciona, pq tem um efeito muitooo sutil e não muda o Ph urinário dos felinos. E para esse fim, usamos a metionina
	
	Cada animal tem exigências nutricionais bem diferentes, que variam com a idade, o peso, e com a atividade por ele desenvolvida. E nada é mais importante na manutenção de saúde e produtividade do que a alimentação adequada e a utilização de alimentos de boa qualidade. Em relação aos minerais da dieta:
I. Microminerais são classificados, desta forma, por serem minerais de baixo peso molecular que são usados na dieta dos animais por diferentes funções.
II. O manganês é reconhecido como um macromineral que é empregado na dieta dos animais com função sobre a condrogênese.
III. O zinco é um importante micromineral que atua sobre o metabolismo de proteína e melhora a qualidade dos pelos dos animais.
Assinale a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	 
As afirmativas I e II estão corretas
	Respostas:
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	 
Apenas a afirmativa III está correta
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	O tutor de um cão macho, Beagle, adulto de 4 anos de idade busca um médico veterinária para auxílio no manejo do animal. Em sua avaliação nutricional, você considera alguns fatores:
I. Na avaliação nutricional o médico veterinário deve se concentrar no alimento completo que o animal recebe, o fornecimento de petiscos é uma informação que não tem grande importância, já que se trata de um produto que não supre as necessidades nutricionais dos animais. 
II. Manejo alimentar significa o atendimento dos requerimentos nutricionais dos animais, através de uma dieta corretamente formulada.
III. Caso este animal passe a receber um alimento light, estaremos diante de um animal que está recebendo um alimento coadjuvante.
Assinale a alternativa correta:
		Resposta Selecionada:
	 
As afirmativas I e II estão corretas
	Respostas:
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	 
Todas as afirmativas estão incorretas
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	
	As afirmativas I e III estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes