Buscar

AVD DE METODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS 1

Prévia do material em texto

1,25 pts.
1.
Os métodos alternativos de resolução de conflitos empregam a negociação como instrumento primeiro e natural para solucionar os conflitos. Ao recorrer ao diálogo, o que se tenta é atender:
Alcançar lucro na relação negocial.
Ao pedido do juiz de pacificação do vínculo e de se chegar a uma conciliação.
X Ao reclamo de uma parte em relação à outra.
Às necessidades imediatas de um processo judicial.
Aos quesitos de uma sentença judicial.
1,25 pts.
2.
Tendo em vista o conteúdo estudado sobre negociação empresarial, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo, em seguida marque a alternativa correta.
(__) O Domínio da cultura organizacional - significa que o negociador possui a habilidade para manifestar-se por meio de uma contribuição efetiva aos valores, objetivos e resultados organizacionais.
(__) A Capacidade de diagnóstico - está relacionada à característica do negociador de entender os cenários positivos, negativos e neutros de uma determinada negociação.
(__) Diante do conjunto pulverizado de habilidades, torna-se fácil a sistematização de uma tipologia ideal de negociadores.
(__) Normalmente, negociadores bem-sucedidos possuem, necessariamente, todas as habilidades desenvolvidas.
F, F, F, F.
V, V, V, F.
X F, V, F, F.
F, F, V, V.
V, F, F, F.
1,25 pts.
3.
Dadas as afirmativas sobre a Negociação e Gestão de Conflitos,
I. A gestão de conflitos por meio da negociação e mediação exige a participação de uma terceira pessoa que auxiliará essa gestão. 
II. A negociação, a conciliação, a mediação e a arbitragem são métodos alternativos de resolução de conflitos que não precisam envolver o Poder Judiciário. 
III. A mediação é utilizada como forma de auxiliar as partes envolvidas a superar um conflito, que deverá ser encaminhada ao Poder Judiciário para pagamento das custas.
Verifica-se que está(ão) correta(s):
II e III, apenas.
I, II e III.
X II, apenas.
I, apenas.
I e III, apenas.
1,25 pts.
4.
A negociação é um processo interativo, no qual dois ou mais grupos discutem a alocação dos recursos. O método de negociação deve ser preferencialmente baseado em colaboração, visando a solução de problemas, e que procura criar resultados bons para as partes e permeado pela ética. Sobre o processo interativo de negociação, assinale a alternativa que poderá levar a uma negociação bem-sucedida:
 A negociação pode ser compreendida como um jogo estratégico entre o conflito e o altruísmo.
Algumas táticas de negociação são eficientes negociações, como: não deixar clara a decisão final, estender o tempo e deslocar a discussão para outro tema.
O local escolhido para a realização das negociações não terá impacto sobre os resultados obtidos.
X O sucesso de uma negociação depende de cuidadoso trabalho de planejamento, no qual se incluem, entre outras, as seguintes etapas: definição de objetivos, determinação da margem de negociação e formulação de hipóteses acerca do comportamento do oponente, com a construção do melhor e do pior cenário para a preparação à negociação.
Nas negociações que exigem urgência nas decisões, o negociador deve ser objetivo, deixando de lado o quebra- gelo e a exploração das expectativas e motivações da outra parte.
1,25 pts.
5.
No mundo da negociação é necessário ter certo poder de persuasão, diplomacia e capacidade de chegar a soluções criativas, alcançando sucesso, na medida do possível, num resultado ganha-ganha na resolução de conflitos. Para negociar, de modo eficaz, é indispensável que o negociador seja capaz de se comunicar de forma eficiente, saiba ouvir e ler seu público, seja flexível e diplomático. Para que se faça uma negociação bem-sucedida, é preciso domínio de algumas habilidades de modo a se tornar competente. O Negociador precisa demonstrar certas habilidades que são:
Ter boa comunicação verbal, contatos políticos, ter formação em negociação empresarial.
X Ter controle emocional, saber escutar, capacidade de comunicação, resolver problemas, relacionar-se bem com as pessoas.
Ter conhecimento em investimento de risco, ter boa fluência verbal, ter bom relacionamento interpessoal.
Ter conhecimento dos procedimentos de negociação, possuir boa formação acadêmica e ter contatos no mundo dos negócios.
Ter conhecimento filosófico administrativo, relacionar-se bem com as pessoas, ter inteligência emocional.
1,25 pts.
6.
De acordo com o conteúdo estudado sobre negociação empresarial, marque verdadeiro (V) ou falso (F) na afirmações abaixo, em seguida escolha a alternativa correta.
(__) A beleza física e a jovialidade são aspectos determinantes no momento da negociação.
(__) Bons negociadores precisam da organização a qual representam.
(__) Negociadores efetivos podem sempre correr riscos.
(__) O poder do investimento refere-se à capacidade/possibilidade de investir tempo e dinheiro  em uma negociação.
X F, V, F, V.        
F, F, F, F.
F, V, F, F.
V, F, F, V.       
 V, V, V, V.
1,25 pts.
7.
O estudo do "Poder" na Negociação Empresarial e da sua classificação é de  suma importância para a criação de competências. Tecnicamente, o "Poder" pode ser classificado em Formal e Pessoal. Neste sentido, indique Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmações abaixo, em seguida marque a única alternativa correta. 
I. O poder formal reside nas características pessoais de cada indivíduo.
II. Não necessariamente quem tem o poder formal tem o poder pessoal.
III. É possível que ocorram situações em que um gestor informal tem maior influência sobre as pessoas do que um gestor formal.
IV. É possível a ocorrência de poderes formais e pessoais na mesma pessoa.
 F, V, F, V.          
F, F, V, V.
X F, V, V, V.        
 V, V, V, V.               
 V, V, F, F.      
1,25 pts.
8.
Hillstrom e Hillstrom (2002) defendem que uma negociação é um processo de comunicação entre indivíduos que possuem como objetivo alcançar um compromisso ou fazer um acordo que gere satisfação para ambas as partes. Sobre a negociação no ambiente empresarial, é correto afirmar que:
Durante a elaboração da estratégia de negociação é importante que os objetivos sejam organizados de maneira igualitária, isto significa tratar todos os pontos do conflito simultaneamente.
X A negociação empresarial pode ser compreendida como processo dinâmico e sistêmico que envolve conflitos e estratégias de cooperações existentes também no ambiente organizacional.
A negociação pode ser definida como um processo pelo qual somente duas pessoas que possuem relação e algum conflito aparente se colocam dispostas a buscar um possível equilíbrio para a relação.
O local escolhido para a realização das negociações não influencia o resultado.
A negociação empresarial deve partir sempre do setor de chefia.

Outros materiais