Buscar

sistema nervoso - alterações congênitas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

crislayne rabelo
sistema nervoso
defeitos congÊnitos
· hidrocefalia
· O liquor é produzido pelo plexo coroide no ventrículo lateral e precisa ser drenado. A hidrocefalia é o acumulo desse líquor dentro dos ventrículos, causada por uma obstrução no caminho do liquor. Pode ser congênito devido à má formação ou adquirido em processos inflamatórios ou neoplásicos, que é mais comum.
· Esse acumulo vai expandir o ventrículo lateral que vai empurrar o córtex encefálico contra a calota craniana causando compressão dos pequenos vasos do córtex encefálico, que causa isquemia, degeneração e necrose do parênquima neuronal. Em filhotes na hidrocefalia congênita, as sínfises ósseas não estão fechadas, então o ventrículo empurra o encéfalo, o osso expande e há um abaulamento da calota craniana.
· A evolução clínica da hidrocefalia adquirida é mais rápida do que da congênita.
· Sinal clínico: Pressão da cabeça contra objetos, andar em círculos, movimentos mastigatórios involuntários, cegueira, alteração na marcha, convulsão, coma e morte.
· Tratamento: É feito uma cirurgia, onde é colocado um dreno dentro do ventrículo lateral que passa pelo subcutâneo até dentro da cavidade torácica ou abdominal, assim esse líquido é drenado para essas cavidades.
· Necropsia: Na hidrocefalia congênita: sínfises ósseas não fechadas, abaulamento da calota craniana. 
· hipoplasia cerebelar
· É a formação incompleta do cerebelo, onde ele fica menor. É idiopática. 
· Em gatos e em bovinos está associada a vírus. Gatos: panleucopenia felina. Bovinos: BVD.
· Esses vírus entram em contato com as fêmeas que não são imunes, durante a prenhez. O feto desenvolve a Hipoplasia cerebelar.
· O cerebelo é responsável pela sensação de lateralidade, profundidade e equilíbrio. Nos animais com essa doença essas sensações ficam comprometidas.
· O cerebelo não cresce mais, porém o animal pode se adaptar a essa condição, já que os neurônios podem aprender a função de outro neurônio através de estímulos, fisioterapia, acupuntura etc.
· ciclopia
· Há má formação da cavidade nasal onde a trufa nasal não é formada. Assim há junção do globo ocular, onde é formado um globo ocular único e central. 
· Há também uma junção central dos hemisférios cerebrais. 
· É incompatível com a vida.
· perosomus elumbs
· Má formação da medula espinhal onde forma apenas uma parte. Assim, não há transmissão do impulso nervoso e o animal apresenta paraplegia.
· É compatível com a vida.
· diprosopo
· O animal apresenta duas cabeças funcionais.
· É idiopático.
· O animal pode nascer morto ou morrer jovem.
· meningocele
· É a não formação dos ossos cranianos, onde um pedaço, ou um grupo ou o osso inteiro não é formada. As meninges e o encéfalo ficam expostas, assim qualquer traumatismo causa descompensação dos impulsos nervosos, levando a morte.

Outros materiais