Buscar

Avaliação Final - Representação descritiva I - Catalogação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Representação descritiva I - Catalogação (19553)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A American Library Association (ALA) foi fundada em 6 de outubro de 1876, na Exposição do Centenário na Filadélfia, e é considerada a instituição mais antiga que elabora diretrizes, documentos, serviços e produtos direcionados a área da biblioteconomia. Sobre a referida Instituição, analise as sentenças a seguir:
I- A ALA nomeou uma comissão encarregada de estudar as normas de catalogação adotadas pela Biblioteca do Congresso quando esta iniciou a impressão das fichas catalográficas de seu acervo.
II- A ALA, desde sua fundação, trabalhou isoladamente e não contribuiu com as ações da Biblioteca do Congresso em suas pesquisas referentes à catalogação e à classificação.
III- Tem como missão fornecer liderança para o desenvolvimento, promoção e melhoria de serviços bibliotecários.
IV- A primeira edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR) foi publicada em 1967 pela American Library Association (ALA) em parceria com Canadian Library Association e a Library Association.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	2.
	Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) caracterizam-se por um número de classes gerais (entidades) de coisas que são julgadas relevantes no contexto específico de um catálogo de biblioteca, seguidas de características (atributos), que pertencem a cada uma dessas classes gerais, e os "relacionamentos", que podem existir entre instâncias dessas várias classes. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Entidades.
II- Atributos.
III- Relacionamentos.
(    ) São eles que constituem o meio pelo qual os usuários elaboram as suas perguntas e interpretam as respostas quando procuram por uma informação.
(    ) São objetivos do mundo real identificados univocamente com relação a todos os outros objetos.
(    ) Abrangem três tipos: relacionamentos entre as entidades do Grupo 1; relacionamentos entre as entidades dos Grupos 1 e 2; relacionamentos de assunto.
(    ) Estão associadas a um conjunto de características e atributos. Existem dez delas, que, por sua vez, se dividem em três grupos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - II.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	II - I - III - I.
	 d)
	II - II - III - I.
	3.
	Em um primeiro momento, a Representação Descritiva - Catalogação pode ser evidenciada como uma atividade e, até mesmo, uma subárea de conhecimento estritamente técnica. Contudo, o que precisa ser conduzido ao estudá-la e praticá-la, é que esta é uma subárea da ciência da informação que oportuniza, por meio de suas teorias, técnicas e regras, a disponibilização qualificada da informação que a sociedade consumirá. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As informações, quando possíveis de serem recuperadas e validadas com qualidade, possibilita ao usuário ampliar seus conhecimentos agregando novas relações com os novos dados.  
(    ) As regras e normas de catalogação podem auxiliar o catalogador a analisar a qualidade e veracidade das informações.
(    ) O conhecimento produzido pelo usuário não depende, em nenhum aspecto, da qualidade e de como as informações são processadas, gerenciadas e disponibilizadas aos processos de catalogação.
(    ) No ato de catalogar uma informação, o bibliotecário vai em busca da fonte geradora da informação, mas não necessita seguir regras para identificar os suportes em que elas são disponibilizadas, e muito menos, atentar-se na descrição das características e conteúdo do item informacional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	Aliado ao advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), a internet, além de oportunizar a automatização das bibliotecas, possibilitou também uma maior e mais efetiva interação entre bibliotecário e usuário. Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os serviços de referência ultrapassaram as limitações físicas e passaram a ser ofertados de diversas maneiras a considerar, também, a conectividade e interatividade dos serviços on-line.
	 b)
	As atividades de catalogação, indexação e recuperação da informação vêm sofrendo intensas modificações diante da emergência das TICs e do advento da internet.
	 c)
	As plataformas digitais, apesar de todo advento tecnológico, não foram incorporadas às bibliotecas e estas, em sua grande maioria, estão ampliando os seus espaços e serviços para o meio virtual de maneira bastante lenta, mas gradual.
	 d)
	Vislumbrou-se uma acessibilidade universal de materiais por meio, também, da disponibilização de listas de livros e leitura on-line e catálogos on-line.
	5.
	Para que se consiga uma organização mais concisa de um registro bibliográfico no formato MARC 21, ele é composto por três principais componentes, a saber: a) líder (estrutura); b) diretório (indicação do conteúdo); c) campos variáveis (conteúdo propriamente dito). Referente aos componentes do MARC 21, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Os dados em um registro bibliográfico do MARC são organizados em campos variáveis, cada um identificado por uma tag numérica de três caracteres que é armazenada na entrada diretório do campo.
	 b)
	O líder tem comprimento fixo em 24 posições de caracteres e é o primeiro campo de um registro MARC.
	 c)
	As entradas do diretório para os campos de controle variável aparecem por último, sequenciadas pela tag do campo em ordem numérica crescente.
	 d)
	O líder se refere aos elementos de dados que fornecem, principalmente, informações para o processamento do registro.
	6.
	Os catálogos de uma biblioteca se configuram por meio das práticas, técnicas e regras utilizadas para indicar como a informação é representada e disponibilizada, e nessa configuração também está implícita a forma como o usuário irá ter acesso à informação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A biblioteca exerce uma função na relação "informação, catálogo (catalogação) e usuário", pois é o espaço que oportuniza os gatilhos para indicar quais autores, assuntos e tipos de obras possui para disponibilizar aos usuários.
(    ) O catalogador precisa garantir que o catálogo represente de maneira adequada todos os dados de suas obras, mas estas informações não precisam estar organizadas em função das necessidades dos usuários.
(    ) Um catálogo é feito para o leitor e não para o catalogador.
(    ) Um catálogo é elaborado para o bibliotecário e não para o usuário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) - elaborou uma série de guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações/grupos especializados em Informação, como: arquivista, bibliotecário, oficial de informação, especialista em monitoramento, entre outros. Esses guias podem dar indícios do perfil ideal no que se refere às competências técnicas e teóricas de um gestor da informação. Diante do elaborado pela ADBS, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Grupo M - Gestão.
II- Grupo I - Informação.
III- Grupo S - Outros conhecimentos científicos.
(    ) Essas competências permitem ao gestor da informação ser interlocutor informativo e ativo de gestão orçamental, marketing, recursos humanos e formação.
(    ) Competênciasassociadas aos serviços para usuários ou com informações ou documentos altamente especializados que precisam ser tratados.
(    ) Esse grupo é o "coração da profissão" dos profissionais da informação.
(    ) Referem-se às competências fundamentais que um profissional da informação deve ter, pelo menos, em um nível moderado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I - I.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	I - III - II - II.
	 d)
	III - I - II - II.
	8.
	A Biblioteca do Congresso, desde sua fundação, tem protagonizado muitos estudos e muitas ações que redefiniram e conduziram o desenvolvimento da Representação Descritiva - Catalogação, inclusive para potencializar a integração e cooperação de informações entre as bibliotecas; como exemplo, cita-se o Programa de Catalogação Cooperativa, o PCC. Referente ao referido Programa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Em virtude das diferenças linguísticas, não é foco do Programa de Catalogação Cooperativa o aumento e o compartilhamento do uso de registros bibliográficos estrangeiros.
	 b)
	Como consequência das ações envoltas no referido Programa, é possível disseminar o conhecimento, independentemente do formato que ele esteja, considerando as possibilidades inerentes aos registros bibliográficos padronizados.
	 c)
	As Bibliotecas Nacionais pertencentes a cada país, não necessariamente, são as responsáveis por promover ações para operacionalizar e potencializar a catalogação cooperativa entre as demais bibliotecas.
	 d)
	O desenvolvimento e manutenção de padrões amplamente aceitos para a catalogação não são essenciais para a efetiva Catalogação Cooperativa. Cabe ao catalogador decidir o que é mais adequado para replicar a catalogação.
	9.
	As bibliotecas virtuais/digitais surgiram em um contexto em que o protagonismo das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e o uso cotidiano da internet impulsionaram a necessidade de se criar ou se adequar continuamente métodos e procedimentos específicos para a disponibilização e a disseminação da informação. Sobre as bibliotecas virtuais/digitais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nesse tipo de biblioteca existe uma gama de conteúdos que podem ser acessados em qualquer lugar, basta estar munido da interação da tecnologia, mediante computadores, tablets ou celulares e o ambiente virtual.
	 b)
	As bibliotecas virtuais/digitais serão a única realidade inserida nas bibliotecas, o livro impresso tem seus dias contados e não mais existirá.
	 c)
	As bibliotecas virtuais/digitais não atendem, em nenhum aspecto, às demandas inerentes ao advento das TIC e da internet.
	 d)
	As bibliotecas virtuais/digitais apresentam como base informacional conteúdos em texto completo em formatos digitais, armazenados e disponíveis para acesso e, por isso, não precisam obedecer processos padronizados para sua representação.
	10.
	Os catálogos, quando elaborados no contexto das Tecnologias da Informação da Comunicação - TICs -, também permeiam os processos inerentes à Representação Descritiva - Catalogação - ditos mais tradicionais. Estes processos podem ser divididos em três principais eixos, a saber: representação formal, representação temática e authority work. No que se referem aos referidos eixos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Representação formal.
II- Representação temática.
III- Authority work.
(    ) Processo de decisão por parte do catalogador, cujo um dos objetivos é manter o vocabulário controlado na construção dos catálogos.
(    ) É a identificação que se refere à busca dos elementos e características que existem nos itens, bem como a descrição propriamente dita destes itens.
(    ) Tem como objetivo definir os pontos de acesso dos temas e/ou assuntos relativos ao documento.
(    ) Permite ao usuário a recuperação do item informacional a partir da identificação do conteúdo dos documentos de acordo com seus aspectos particulares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - I - II - II.
	 b)
	III - II - II - I.
	 c)
	II - II - III - I.
	 d)
	I - II - II - III.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais