Buscar

APx2 - Imagem e Educacao - 2021 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEGUNDA AVALIAÇÃO PRESENCIAL- APX2 – 2021.1 DISCIPLINA: IMAGEM E EDUCAÇÃO
Coordenação: GILMAR OLIVEIRA
Professoras Mediadoras: Adriana Assumpção, Fernanda Mello e Sandra Rocha
Caro (a) aluno (a):
Esta é a sua segunda Avaliação Presencial (excepcionalmente online-APX2). Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo na elaboração de suas respostas.
Leia atentamente as Instruções abaixo:
· Você vai encontrar cinco (5) questões nesta prova;
· Leia atentamente todas as questões;
· Revise suas respostas e verifique se as ideias estão claras;
· Envie sua prova respondida em formato pdf.
Você tem até às 12h (grupo 1B) do sábado próximo (Dia – 12de junho ) para enviar sua prova via plataforma somente pela ferramenta “atividades”.
Boa prova!!!
Boa prova!!!
Questão 1 – (2 pontos) Nosso material didático fala da massificação, dizendo que esse processo diz respeito, em última instância, ao aparecimento das massas (multidões), tendo como palco a metrópole moderna (a cidade grande). Diz, ainda, que os fenômenos das multidões e da metrópole ocorreram no interior do capitalismo, a partir da Primeira (século XVIII) e da Segunda (século XIX) Revoluções Industriais, que promoveram, dentre outras questões, as novas relações sociais, notadamente de caráter fragmentário e impessoal, características da cidade grande, que substituíram as relações sociais típicas das sociedades tradicionais (famílias, corporações de ofício, comunidades rurais). No seu entendimento, fundamentado(a) nas leituras que fez em nossa disciplina, que impacto as afirmações anteriores, no que dizem respeito às relações sociais, exercem sobre processos educacionais?
As transformaçoes muitas vezes começam na metrple e se amplia para toda a sociedade, essa massificação se altera as imagens, por exemplo da familia, em varios contextos rural ou não
Questão 2 – (2 pontos) Explique, com suas palavras, a seguinte afirmativa:
Giddens defende a hipótese de que a modernidade é multidimensional, no âmbito das instituições. Por isso, não é possível investigá-la a partir de um único viés, tal como os pensadores clássicos da Sociologia fizeram.
Não é possiel estudar a modernidade apenas pela tecnologia por exemplo, mas tambem da qualidade de vida que ela trazm aspectos culturais, socioeconomicos, pois udo isso e outros pontos interfere diretaente na tecnologa que foi nossoeexemplo e em toda modernidade.
Questão 3 - (3 pontos) Com a TV, o homem foi inserido no processo histórico do seu mundo como testemunha ocular de um sem-número de acontecimentos. Uma das características da transmissão televisiva, principalmente de fatos ao vivo, é colocar o indivíduo em relação com eventos que ocorrem em outro lugar, como se ele lá estivesse, como testemunha, mas não como ator participante. No século XXI temos outros aparatos tecnológicos tais como aparelhos de armazenamento, celulares com câmeras, plataformas de redes sociais (facebook, Instagran, etc) e plataformas de stream (Netflix, outras) e conferências síncronas (Zoom, Meet) que fez com que um grande avanço fosse dado no que se pode chamar de uma nova revolução tecnológica. Estas ferramentas não podem ser esquecidas quando falamos de Educação no mundo contemporâneo. A partir desta leitura, apresente uma proposta de atividade com objetivos bem claros, com duração de 50 minutos, para estudantes de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, que aborde a questão das novas tecnologias na educação.
Cada gruo de 5 alunos ira montar uma linha do tempo de determinado aparelho eletronico e apresentar para turma, a partir de entao sera debatido as mudanças sociais na turma.
Questão 4 – (2 pontos) – De acordo com o seu entendimento, qual a real importância de se ter a linguagem da arte como disciplina no currículo regular do Ensino Básico?
O ensino de artes ajuda a criança a expressar seus sentimentos. ... Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz que merece ser ouvida
A arte na educação escolar desperta a capacidade de criação e ajuda a externar sentimentos, também permite compreender os planos da expressão e interagir de forma a trabalhar a inserção social de forma ampla. ... A arte vai além. Ela faz parte do processo natural de desenvolvimento cognitivo e até mesmo motor dos pequenos.
Questão 5 – (2 pontos) - Faça uma pesquisa na internet e apresente, logo a seguir, 2 imagens de produções artísticas da Idade Media, 2 do Renascimento, 2 do Barroco e 2 do Rococó́. Elabore uma ficha para cada figura contendo características e demais dados que você julgue importantes para compor um banco de imagens para aulas futuras.
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DA IDADE MEDIA
 Figura 1 As Meninas é uma pintura de 1656 por Diego Velázquez, o principal artista do Século de Ouro Espanhol. Ela está hoje em dia no Museu do Prado em Madrid. A composição enigmática e complexa da obra levanta questões sobre realidade e ilusão, criando uma relação incerta entre o observador e as figuras representadas. 
Figura 2 A arte medieval era profundamente cristã, observamos essa forte influência religiosa no quadro A fuga para o Egito, de Giotto
Barroco
Figura 3 A Lição de Anatomia do Dr. Tulp é uma pintura a óleo sobre tela de Rembrandt, pintada em 1632. É uma de suas obras mais famosas e revolucionárias. A pintura foi encomendada pela Associação de Cirurgiões de Amsterdã.
Renascimento
Figura 4 Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato
Rococó́.
Figura 5Jean-Honoré Fragonard
Figura 6 “O balanço”. 
Figura 7 A Criação de Adão é um fresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarotti por volta de 1511, que fica no teto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

Outros materiais