Buscar

AV2 - 15 06 Teoria da Constituição feita - Sulacap docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome do aluno (a)
	
	
PROVA – AV2
	Data
15/06/2021
	Matrícula
	
	Assinatura
	
	Disciplina
 Teoria da Constituição e dos Direitos Fundamentais
	Curso
 Direito
	
	Campus
Sulacap 
	Período
2º
	Turno
Noite
	Folha de Prova
	Professor
 Felice V. G. Filardi
	AV2 ( X ) 
	
OBSERVAÇÕES
	Todas as questões deverão ser respondidas na folha de resposta; As respostas deverão ser justificadas quando solicitado; A consulta nesta avaliação é autorizada somente a Constituição da República de 1988; Não serão consideradas respostas à lápis, a prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Estas questões serão avaliadas, levando em consideração os seguintes critérios: capacidade de: leitura e compreensão de textos; interpretação e aplicação do Direito; pesquisa e utilização da legislação e da doutrina quando autorizado o uso; correta utilização da linguagem – com clareza, precisão e propriedade e riqueza de vocabulário; utilização do raciocínio lógico, argumentação, persuasão e reflexão crítica; julgamento e tomada de decisões. A Revisão de prova será realizada na próxima aula, quando a presença do aluno é obrigatória. Não utilize branquinho ou corretor.
1ª(Questão) Em casos de profunda degradação da dignidade da pessoa humana em determinado Estado, o principio fundamental internacional da prevalência dos direitos humanos sobrepõe-se à própria soberania Estatal?
Resposta objetivamente justificada. ( 1,0 ponto)
À medida que os Estados assumem compromissos mútuos em convenções internacionais, que diminuem a competência discricionária de cada contratante, eles restringem sua soberania para a regência das relações entre o direito interno e o direito internacional. Após essa análise e vendo o que diz o Art. 4º Inciso II da nossa constituição, podemos obviamente afirmar que sim, a prevalência dos direitos humanos, nesse caso sobrepõe a soberania estatal
2ª(Questão) A condição de eleitor configura condição de legitimidade ativa para a propositura da ação popular, devendo para tanto, ser comprovado o domicílio eleitoral. Resposta objetivamente justificada. ( 1,0 ponto)
Não! Basta ser Cidadão, conforme diz o texto redigido no Art 5º LXXIII da CF/88, qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
3ª(Questão) A finalidade básica dos direitos humanos fundamentais é coibir o abuso: ( 1,0 ponto)
a) Do poder estatal
b) Do poder estatal e dos indivíduos
c) Dos indivíduos
d) De grupos de indivíduos
4ª(Questão) Quanto à formação histórica, o federalismo brasileiro se classifica como: ( 1,0 ponto)
a) De desagregação
b) Dual
c) De agregação
d) Simétrico 
5ª(Questão) Muitos estudiosos consideram que um dos problemas mais centrais acerca dos direitos sociais não diz respeito aos limites de seu conteúdo, mas sim à sua difícil implementação na esfera do real. A charge acima retrata essa dificuldade no contexto brasileiro. Para analisá-la, as assertivas abaixo usam dois dos chamados princípios norteadores de efetivação dos direitos sociais: “mínimo existencial” e “reserva do possível”. Leia as. 
 I ) A fim de evitar a situação acima, o Estado deve aplicar o “mínimo existencial”, em suas despesas com as políticas públicas sociais. 
II) a “reserva do possível” pode ser um argumento plausível de ser utilizado pelo Estado a fim de justificar a impossibilidade de custear as despesas para o combate da situação acima. 
 Sobre à correção do uso dos conceitos de “mínimo existencial” e “reserva do possível” nas assertivas acima, é possível afirmar: ( 1,0 ponto) 
a) a assertiva I emprega o conceito de “mínimo existencial” de forma equivocada, mas a assertiva II emprega corretamente o conceito de “reserva do possível”. 
b) a assertiva I emprega o conceito de “mínimo existencial” de forma correta, mas a assertiva II emprega de forma equivocada o conceito de “reserva do possível”. 
c) Os conceitos de “reserva do possível” e “mínimo existencial” são aplicados de forma correta em ambas assertivas. 
d) Os conceitos de “reserva do possível” e “mínimo existencial” são aplicados de forma equivocada em ambas assertivas. 
6ª(Questão) A complexidade da vivencia social pós-globalização exige cada vez mais a especificação de direitos e garantias fundamentais, objetivando a manutenção da dignidade da pessoa humana, preceito fundamental da nossa Lei Maior. Dentro desse contexto, pode-se afirmar corretamente que: (1,0 ponto) 
a) os direitos de 5º geração representam os advindos da realidade virtual que compreendem o grande desenvolvimento da cibernética na atualidade, implicando o rompimento de fronteiras, estabelecendo conflitos entre países com realidades distintas, via internet;
b) os direitos de 4º geração são os direitos transindividuais, mas também observados como coletivos ou difusos, basicamente relacionados com os direitos ao meio ambiente equilibrado, ao desenvolvimento econômico e à defesa do consumidor;
c) os direitos de 3º geração são os direitos de manipulação genética, relacionados à biotecnologia e à bioengenharia, que tratam de questões sobre a vida e a morte e que requerem uma discussão ética prévia;
d) os direitos de 2º geração são os direitos individuais preservando a liberdade do individuo em detrimento aos abusos legislativos do Estado;
e) os direitos de 1º geração outorgam limites ao Estado, consagrado os direitos sociais, buscando o atendimento às necessidades mínimas da pessoa humana.
7ª(Questão) A Constituição Federal de 1988 estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres como um de seus princípios constitucionais. Nos dias atuais, cada vez mais, os movimentos feministas organizam-se buscando fazer com que a normatização constitucional se materialize e se projete no mundo real. Todavia, o próprio texto da Carta Magna é gerador de normas que parecem conceder a homens e mulheres direitos diferenciados (v.g. licença-maternidade/ licença paternidade; tempo de serviço para aposentadoria, etc.). Sobre o tema, seguindo a ordem jurídico-constitucional vigente, é possível afirmar que: ( 1,0 ponto)
 a) nas situações em que o tratamento é diferenciado, há evidente violação ao direito de igualdade em ambas as vertentes, material e formal. 
b) o respeito ao princípio da igualdade é observado quando o tratamento diferenciado é fundamentado na vertente material do referido princípio. 
c) o respeito ao princípio da igualdade é observado quando o tratamento diferenciado é fundamentado na vertente formal do referido princípio. 
d) a regra de igualdade entre homens e mulheres, como algumas outras regras estabelecidas na Constituição de 1988, não possui qualquer normatividade.
8ª(Questão) Com pertinência ao Estado, ao Estado Federal e à Federação brasileira, indique a alternativa INCORRETA dentre as que se seguem: ( 1,0 ponto)
a) Constituem elementos integrativos do Estado o povo, o território, o Poder Público, a soberania e a finalidade;
b) O Estado Federal, como expressão do Direito Constitucional, nascido com a Constituição norte-americana de 1787, baseia-se na união de coletividades políticas autônomas;
c) A secessão, como instituto típico do Estado Federal, permite a que os Estados Federados se desliguem da estrutura federativa;
d) A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos.
9ª(Questão) “A lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”. Tal disposto consagra o princípio: ( 1,0 ponto)
a) Do juiz natural.
b) Do remédio mandado de injunção.
c) Da tutela jurisdicional.
d) Da isonomia perante a lei.
10ª(Questão) Assinale a alternativa correta: ( 1,0 ponto)
a) Todo eleitor é cidadão, embora nem sempre possa exercer todos os direitos políticos.
b) Os estrangeirospodem alistar-se como eleitores, desde que residentes no País há mais de dez anos.
c) O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios também para os analfabetos.
d) É condição de elegibilidade para Governador do Estado a idade mínima de 21 anos.
Boa Prova
“O caminho para a vida é de quem guarda o ensino”
1

Outros materiais