Buscar

atividade 1 sistema digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O processo de digestão começa na boca, reduz o alimento sólido a uma massa menor por mastigação e salivaização, depois o digere e mistura com a saliva e as enzimas secretadas por suas glândulas salivares (maltase, catalase, amilase, saliva). Ao engolir voluntariamente, o alimento é empurrado para o estômago. Nesse órgão, é misturado com líquidos ácidos e enzimas proteolíticas e lipolíticas. O esvaziamento gástrico ocorre pela ação de hormônios gástricos e mediadores químicos do sistema nervoso autônomo	.
Após o quimo do estômago atingir o duodeno, ocorre a maior parte da digestão. Nesse órgão, o PH é neutralizado pela secreção maciça de glândulas, esta alteração no PH promove a ação imediata das enzimas pancreáticas (termina o processo de digestão do amido e da proteína) e o tripsinogênio é ativado em tripsina. 
Os alimentos passam pelo intestino por meio de movimento peristáltico para garantir a digestão e absorção adequadas. A maioria dos nutrientes é absorvida no intestino delgado (macronutrientes) e no intestino grosso (micronutrientes), e os nutrientes chegam ao fígado após serem absorvidos pelo trato gastrointestinal.
Esses nutrientes podem ser armazenados no fígado, convertidos em outras substâncias ou liberados no sistema circulatório. Após o término desse processo, os produtos da excreção serão armazenados temporariamente no intestino grosso e excretados pelo reto e ânus através do processo de defecação. .

Outros materiais