Buscar

Atividade II Curriculo

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Nota:9
1. Porém, a teoria crítica não só questiona a educação e o currículo no quadro das estruturas sociais, políticas e económicas que legitimam o conhecimento, mas também relaciona o conhecimento escolar com as questões de poder e controlo, pelo que o currículo, construído na diversidade de contextos, atores e propósitos diferenciados, contém relações de poder e não pode ser considerado como algo neutro e pretensamente técnico.PACHECO, José Augusto. Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. Disponpivel em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Bk8ALxr5q1YJ:revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/13870/11311+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em 13 de julho de 2019, às 22h42.
Leia as assertivas abaixo.
I. Um dos propósitos de um currículo oculto é legitimar o seu caráter político, a partir de ações que promovam a conscientização e respeito das questões sociais da sociedade.
II. As teorias marxistas norteiam os pensamentos acerca da Teoria Crítica do Currículo.
III. A subalternização de algumas culturas é um pensamento presente nas Teorias Críticas.
IV. A exclusão de classes é evidente, no processo de escolarização, segundo os teóricos críticos do currículo.
É correto o que se afirma em
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I, II e IV, apenas.
	
	
	III, apenas.
PERGUNTA 2
1. A incorporação do conceito de currículo se deu de acordo com os pressupostos eficientistas da educação escolar e da eficiência da sociedade em geral. Com ela se buscava introduzir uma ordem intermediária baseada no estabelecimento de unidades de tempo menores dentro da escolaridade total: o ano letivo geral que cada estudante deveria completar progressivamente, porém mais amplo do que as classes, que eram as unidades de tempo e conteúdos.SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso. 2013, p. 18.
As Teorias do Currículo têm ideias diferenciadas que norteiam os pensamentos sobre os modelos de currículos existentes nas escolas. Marque a alternativa que corresponde à explicação correta da Teoria do Currículo que será apresentada.
	
	
	A Teoria Pós-Crítica faz reflexões acerca do currículo formal e tem o intuito de fomentá-lo, para torná-lo ainda mais diverso.
	
	
	A Teoria Pós-Crítica tem como objetivo primordial analisar detalhadamente os comportamentos humanos frente a questões religiosas, historicamente inseridas em nossa sociedade.
	
	
	A Teoria Pós-Crítica do Currículo revela preocupação com a emancipação do pensamento dos sujeitos quanto à multiculturalidade da sociedade.
	
	
	A Teoria Tradicional está envolva pelos conteúdos voltados à religião predominante nacional, o catolicismo, e visa unir ciência e pensamentos cristãos.
	
	
	A Teoria Crítica fundamenta-se a partir do discurso crítico em relação a contemporaneidade líquida, conceito de Zygmunt Bauman, referente à volatilidade das relações sociais.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.
UFRGS. Impacto do Behaviorismo na Educação. Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edu/cai/behaensi1.html Acessado em 13 de julho de 2019, às 17h57.
A perspectiva acima pode ser inserida em uma Teoria Curricular específica. Marque a alternativa em que se apresenta esta Teoria Curricular.
	
	
	Teoria Curricular Tradicional, cujo ensino ocorre a partir de um condicionamento, através de processos mecânicos de ensino.
	
	
	Teoria Curricular Pós-Crítica, a qual aprimora os conhecimentos pré-existentes dos estudantes sobre conteúdos rígidos e voltados para o sucesso quantitativo nas avaliações escolares.
	
	
	Teoria Curricular Tradicional, onde se condicionam os estudantes a refletirem sobre as questões sociais.
	
	
	Teoria Curricular Crítica, a qual a análise comportamental dos estudantes está relacionada às questões multiculturais.
	
	
	Teoria Curricular Pós-Crítica, preocupa-se com o comportamento epistemologia dos estudantes.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. A proveniência do Escola Sem Partido estaria ligada a grupos de extrema direita e a grupos religiosos fundamentalistas de orientação cristã, insatisfeitos com as ações do Governo de centro-esquerda...O Movimento fundado por Nagib assume o nome Escola sem partido numa visível tentativa de sensibilizar a sociedade ao reduzir a micropolítica que atravessa a sala de aula à macropolítica partidária. A forma simples do slogan propicia uma adesão imediata por parte daqueles que não conseguem ou que não querem fazer uma análise mais profunda das propostas deste movimento. ...é possível afirmar que a escola deve ser sem partido, mas nunca deixará de ser um campo político. As escolhas que constituem um currículo são sempre escolhas políticas e querer designar um modelo educacional como sendo neutro é assumir uma postura arrogante que visa fechar o debate por meio da universalização do que é contingente e parcial. SARAIVA, Karla & VARGAS, Juliana Ribeiro de. Os perigos da escola sem partido. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/321659930_OS_PERIGOS_DA_ESCOLA_SEM_PARTIDO. Acessado em 13 de junho de 2019, às 13h32.
 
Muitos estudiosos e educadores afirmam que o Escola Sem Partido fere o direito de liberdade que os professores têm em suas salas de aula. Marque a alternativa que apresenta a Teoria do Currículo que vai de encontro às ideias da Escola Sem Partido.
	
	
	Teoria Tradicional do Currículo. Reflete-se sobre como inserir ideias partidárias, sociais e economicamente privilegiadas, dentro dos contextos escolares.
	
	
	Teoria Pós-Crítica do Currículo. As concepções quebram os paradigmas dos currículos tradicionais quanto à reflexão sobre a diversidade presente na sociedade contemporânea.
	
	
	Teoria Pós-Crítica do Currículo. Os pontos de vistas são construídos acerca de ideias marxistas e de partidos de esquerda, havendo uma doutrinação sobre o voto dos estudantes e de seus famílias.
 
	
	
	Teoria Tradicional do Currículo. As questões relacionadas ao currículo escolar devem ser baseadas, somente, nos conteúdos, pensando em transmitir, jamais refletir.
	
	
	Teoria Crítica do Currículo. Há uma crítica em relação aos excluídos do processo educativo, sem analisar as causas e os processos sociais em que os sujeitos estão inseridos.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Uma boa parte dos professores, provavelmente a maioria, baseia sua prática em prescrições pedagógicas que viraram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola ou transmitidas pelos colegas mais velhos; entretanto, essa prática contém pressupostos teóricos implícitos.LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Disponível em https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/tendencias_pedagogicas_libaneo.pdf Acessado em 12/7/2019, às 15h55.
O fazer pedagógico atrelado à ciência tende a oportunizar aos profissionais da educação maior compreensão e reflexão acerca dos processos que compõem o ambiente escolar. Comumente, deparamo-nos com educadores que não pensam a respeito das teorias que estão atreladas à sua prática. Muitas atividades desenvolvidas seguem o mesmo padrão há muitos anos, não acompanhando o processo evolutivo do mundo.
Marque a alternativa em que aparecem características do currículo apresentado acima, o qual não há comunhão entre prática e teoria.
	
	
	Pluriculturais, hegemônicos e diversificados.
	
	
	Tradicionais, multiculturais e objetivos.
	
	
	Reflexivos, ocultos e etnocêntricos.
	
	
	Neutros, ocultos e tradicionais.
	
	
	Neutros, hegemônicos e etnocêntricos.1 pontos   
PERGUNTA 6
1. O debate sobre Currículo e sua conceituação é necessário para que saibamos definí-lo e para conhecer quais as teorias que o sustentam na educação.SABAINI, Selma Maria Garcia. PORQUE ESTUDAR CURRÍCULO E TEORIAS DE CURRÍCULO: (proposta de estudo para reunião pedagógica). Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/261-2.pdf Acessado em 13 de julho de 2019, às 23h24.
A respeito das Teorias do Currículo e suas concepções, analise as assertivas abaixo.
I. O estudante é inibido a participar ativamente da construção do seu processo de aprendizagem, pois só é receptor dos conhecimentos transmitidos pelo professor – Teoria Tradicional do Currículo.
II. Os conteúdos transmitidos em sala de aula têm caráter enciclopédico e não são estabelecidas relações com a realidade dos estudantes - Teoria Tradicional do Currículo.
III. A reprodução do capitalismo é um papel desenvolvido com primor no ambiente escolar - Teoria Crítica do Currículo.
IV. As acepções acerca do currículo dialogam com a Pós-Modernidade - Teoria Pós-Crítica do Currículo.
É correto o que se afirma em
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, III e IV, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Abordar o tema currículo no contexto do debate da política de inclusão dentro do qual hoje o sistema educacional brasileiro está imerso constitui, ao mesmo tempo, uma necessidade e um desafio. Uma necessidade porque, inevitavelmente, esse tema implica a discussão sobre o conceito de diversidade humana e de respeito às diferenças individuais em uma sociedade que tem uma história de exclusão educacional de grupos vulneráveis. Um desafio porque este debate insere-se em um contexto educacional de construção de escolas que não foram pensadas para serem ‘escolas para todos’, mas escolas para poucos, ou seja, para os filhos e filhas das classes sociais privilegiadas econômica, política e culturalmente. FERREIRA, Windyz B. Pedagogia das possibilidades: é possível um currículo para a diversidade nas escolas brasileiras? Disponível em http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/230/255 . Acessado em 13 de julho de 2019, às 19h07.
O contexto histórico dos currículos apresenta para e por quem eles foram construídos. Alguns autores apresentaram um currículo emancipatório. Marque a alternativa em que um desses autores é apresentado.
	
	
	Zygmunt Bauman, a partir de suas análises antropológicas, analisa a sociedade líquida, cercada por relações efêmeras.
	
	
	Paulo Freire, a partir de suas concepções acerca do opressor, quem orientava a execução dos currículos, e do oprimido, aquele que tinha de aceitar o conhecimento e cultura imposta.
	
	
	Burrhus Frederic Skinner apresentava situações e esperava que os estudantes analisassem-nas e criassem uma alternativa voltada para o bem social comum.
	
	
	Tomaz Tadeu Silva afirma que o currículo é visto, somente, como um documento no qual as escolas se regem para desenvolver as suas atividades pedagógicas.
 
	
	
	Jacques-Marie Émile Lacan apresenta um sujeito o qual é o centro das ações. As Teorias Pós-Críticas são o suporte para a composição de um currículo para este sujeito.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. As revoluções feministas foram o começo do processo emancipatório da mulher pelo qual passamos até os dias atuais. Reflexões sobre uma sociedade historicamente formada pela soberania masculina apontam uma sociedade que busca a igualdade. A língua portuguesa tem sido enriquecida por novos verbetes, como sororidade, objetificação, empoderamento feminino.
Marque a alternativa em que aponta a Teoria do Currículo que apresenta questões que primam pela emancipação dos sujeitos que compõem a sociedade.
	
	
	Teoria Crítica: a reprodução dos comportamentos de uma sociedade machista são estudados para analisarem questões voltadas ao feminismo.
 
	
	
	Teoria Pós-Crítica do Currículo: as reflexões são feitas a partir dos estudos feministas e compreende-se que uma sociedade conduzida por mulheres pode ser mais igualitária.
	
	
	Teoria Pós-Crítica do Currículo: os discursos se baseiam na diversidade, na compreensão de que pertencemos à uma sociedade multicultural, cuja heterogeneidade deve ser predominante.
	
	
	Teoria Tradicional: analisar as questões históricas em que a sociedade está envolta, como a influência do feminismo para a construção social dos indivíduos, apresenta-se neste modelo.
	
	
	Teoria Crítica: a análise social sobre as questões de gênero baseiam-se nas teorias de Karl Marx.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 16.
Marque a alternativa que ilustra o modelo de currículo preponderante nas Teorias Tradicionais do Currículo.
	
	
	Currículo oculto: a intencionalidade dos fazeres pedagógicos fortalece a resposta das perguntas feitas pelo aluno sobre o porquê estudar tal conteúdo.
 
	
	
	Currículo oculto: desenvolver-se-á a criticidade dos estudantes acerca dos processos de aprendizagem e dos malefícios da Revolução Industrial para a sociedade.
	
	
	Currículo real: a diversidade das salas de aula é a partícula direcionadora da composição das escolhas didático pedagógicas dos professores.
	
	
	Currículo formal: os documentos presentes nesse modelo direcionam um planejamento escolar voltado às questões de formação social e política dos sujeitos.
	
	
	Currículo normativo: o foco é compor listas dos conteúdos a serem transferidos em classe e definir os objetivos da aprendizagem.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. As ideologias, por oposição ao mito, produtivo colectivo e colectivamente apropriado, servem interesses particulares que tendem a apresentar como interesses universais, comuns ao conjunto do grupo. A cultura dominante contribui para a integração real da classe dominante (assegurando uma comunicação imediata entre todos os seus membros e distinguindo-os das outras classes); para a integração fictícia da sociedade no seu conjunto, portanto, à desmobilização (falsa consciência) das classes dominadas; para a legitimação da ordem estabelecida, por meio do estabelecimento das distinções (hierarquias) e para a legitimação dessas distinções. Esse efeito ideológico, produ-lo a cultura dominante dissimulando a função de divisão na função de comunicação: a cultura que une (intermediário de comunicação) é também a cultura que separa (instrumento de distinção) e que legitima as distinções compelindo todas as culturas (designadas como subculturas) e definirem-se pela sua distância em relação à cultura dominante.BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 1989, p. 11.
 
As Teorias do Currículo apresentam, desde visões que privilegiam determinado grupo social, até aquelas em que os sujeitos são estimulados a fazer conexões críticas sobre as relações sociais que discriminam as culturas que compõem a sociedade.
 
Marque a alternativa correta quanto à Teoria do Currículo ilustrada no primeiro texto.
	
	
	Teoria Tradicional: o autor aborda questões que tendem à uma análise crítica da sociedade, o que vai de encontro a esta teoria.
	
	
	Teoria Crítica: as reflexões primordiais ocorrem em detrimento à cultura capitalista das escolas.
	
	
	Teoria Crítica: a cultura do dominante só é exercida em ambientes propícios a isso, como escolas particulares, e a cultura do dominado só é validada nas escolas públicas.
	
	
	Teoria Pós-Crítica: prioriza a existência de um currículo oculto, o único modelo em que se pode conscientizar osalunos sobre temáticas sociais.
	
	
	Teoria Pós-Crítica: analisar ambientes formais e não formais de ensino estimulam pensamentos críticos e isso faz com que o dominante deixe de existir.
 
1 pontos

Outros materiais