Buscar

AV1 - Prova por consulta-4 questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO POLÍTICA – AV1
PROVA ESCRITA POR CONSULTA
Data: 05-05-2021
Professora Márcia Maria Soares Batista
Composição da avaliação (nota)
 Seminários: 4
Exposição oral e artística do filme ‘Olga’ (1)
Resenha sobre um dos filmes assistidos e dissertados durante as aulas, sendo: O que é isso companheiro; Zuzu Angel e Olga – (1 ponto)
Prova escrita, por consulta: 4 pontos
 
Instruções de formatação
Sintetize sua resposta em até 10 linhas, fonte 12, justificada, times new romam, word.
1ª) Com base no capítulo VII, do livro de Marilena Chauí, “Convite a Filosofia”, disserte e discuta sobre qual argumentação houve a criação (invenção) da política em seus primórdios. Como as famílias se organizavam socialmente antes da “Pólis”, na Grécia e Roma, antigas. (vale 1 ponto).
2ª) Conceitue “Política” e disserte sobre porquê a ação política e a comunicação política são tão importantes. Explique também, o que significa “Paradoxos da política”, segundo o que considerou Marilena Chauí, em seu livro “Convite a Filosofia” (cap.VII). (vale 1 ponto).
3ª) Discorra sobre o tema do Seminário apresentado pelo seu grupo. Disserte, em 10 linhas sobre o assunto.
4ª) Tomando como base o livro Convite a Filosofia de Marilena Chauí, explique qual a diferença entre os pensamentos de Hobbes e Rousseou acerca do ‘Estado de Natureza, contrato social e Estado Civil?
1 - Os filósofos diziam que as guerras pelas terras, pela sobrevivência, pelo saneamento básico eram retomadas do primitivismo humano, eles diziam que precisavam fazer o contrato social, para que assim então tivesse como determinar estatutos que iria definir como a instituição das cidades iriam funcionar, as instituição que tem o poder de legislar o direito , as leis sociais, a legislação política. Instituição que tem o poder de disseminar o conhecimento, que tenham o poder de curar as pessoas que são os hospitais, entre outros. E sendo assim poderia servi de exemplo para outros continentes. 
As famílias cuidavam do plantio, artesanatos e das fazendas. 
2 – A ação política e a comunicação se faz importante para que tenhamos limites e respeitos sobre nossos direitos. Para não coagir as pessoas a cometerem crime. Existe vários tipos de políticas como política universitária, política da empresa, política do hospital entre outros. 
Paradoxos da política é ela uma atividade específica de alguns profissionais da sociedade ou concerne a todos nós, porque vivemos em sociedade? É o fato de nos questionar se o que fazemos o que é certo ou errado, na nossa formação humana. Sendo assim sempre tendo ou fazendo questionarmos que tem dois lados oposto do que alguém pensa ser a verdade, aparentemente verdadeira que leva a contradição lógica ou uma situação que contradiz a intuição comum.
3- Eu e Jefferson apresentamos o capitulo 9 que se refere As Filosofias Politicas II Falamos sobre o que é o contrato, dizendo que ele serve para estabelecer relação as regras de como vai funcionar no período que for definido, por exemplo: contrato de aluguel , uma serviço registrado em carteira , contrato de casamento, contrato de terra. Contrato também define regras de punição sobre aqueles que infligem as leis, que cometem erros ou crimes. 
Tratamos também sobre o livro de Maquiavel o príncipe que fala que ele tem que ter boa conduta diante do povo para que seja amado e respeitado. Quando o príncipe não é um bom governante corre se o risco de ser assassinado, levando então ele a ser cordial e gentil de uma forma retorica. Esse livro trata de uma receita para os políticos e governadores para eles conseguirem votos para chegar ao poder. 
4 – Hobbes, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou o homem lobo do homem, nesse estado reina medo e principalmente o grande medo da morte violenta. Rousseau, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a natureza lhe dá, desconhecendo lutas e se comunicando por gesto, grito e o canto, numa língua generosa e benevolente.
O Estado de natureza de Hobbes e Rousseau evidenciam uma percepção do social como luta entre fracos e fortes, vigorando a lei da selva ou o poder de força. Para cessar esse estado de vida ameaçador e ameaçado, os humanos decidem passar a sociedade civil, isto é, ao Estado Civil, criando o poder político e as leis.

Outros materiais