Buscar

Análise do Vídeo Sociologia Rural

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA RURAL
 
ANÁLISE DO VÍDEO
Aluno: Pedro Henrique Santos Aguiar
São Luís
2021
Análise do Vídeo
O vídeo inicia com o relato de um homem que afirma as dificuldades apresentadas por ser um pequeno agricultor, e logo depois somos apresentados a diversos dados que reforçam a ideia do êxodo rural. A ideia de que as condições de trabalho e o rendimento na cidade são melhores do que no campo é difundida desde cedo para os pequenos.
É apresentado que, após a implantação da legislação trabalhista, houve um impacto entre as relações de trabalho na indústria e no comércio. Os relatos de trabalhadores evidenciam tais impactos, como o requerimento de seus serviços conforme o calendário agrícola e outros fatores, como a substituição por máquinas.
Um fato importante relatado foi sobre o interesse em substituir a atividade agrícola pela atividade pecuária, visando lucros melhores.
É relatado pelo pequeno agricultor do início do vídeo que os boias frias não possuem muita expectativa de ascensão social, contentando-se ao pequeno salário que recebem pelo resto da vida e , consequentemente, não trabalhando para o lucro do patrão e sim para cumprir a carga horária. 
Outro fato importante no vídeo diz respeito à redução das oportunidades de emprego na agricultura pela alta taxa de natalidade no meio rural, que é superior à da cidade. Em seguida, há um relato de um homem que acrescenta que a consequência dessa falta de planejamento familiar influencia negativamente na renda deles. Além disso, outros relatos mostram a dificuldade financeira e estrutural dessas famílias. É apresentado que o baixo nível de renda dificultará sua inserção na cidade e até mesmo na sua educação. A educação, tendo seu custo, é visto então como uma vida difícil e logo a vida rural, apesar de penosa, é a escolha feita por eles.
Afirma-se no vídeo que a diferença de cultura do povo da cidade e do meio rural forma uma barreira nas relações humanas. A cultura do povo rural é ligada à terra e será de pouca valia no meio urbano.
Por fim, é apresentado que a remuneração baixa da agricultura é relacionada com a baixa produtividade do trabalho agrícola.

Outros materiais