A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Avaliação de entomologia nova

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Discorra detalhadamente sobre cinco estratégias inseridas no controle cultural que podem ser ferramentas importantes para o manejo integrado de pragas.
As cinco estratégias inseridas no controle cultural para o manejo integrado de pragas são as seguintes: rotação de cultura, escolher a época de plantio e colheita, destruição de restos de cultura anteriores, poda, plantio direto, adubação e irrigação adequada e destituição de hospedeiros.
2- O que vem a ser praga quarentenária A1 e praga quarentenária A2?
Praga quarentenária A1 são aquelas que não tem no Brasil ou sua ocorrência é exótica. Já a quarentenária A2 – são aquelas que existem no Brasil, mas não ocorre em todas as regiões, elas podem ser controladas e tem que ser cuidado para não espalhar para outras regiões que tem ocorrência.
3- A amostragem de insetos-pragas e inimigos naturais por meio do “pano de batida” no programa MIP-soja deve ser realizado utilizando-se duas fileiras da cultura.
	Verdadeiro
	Falso
4- Dentre os aleloquímicos: os cairomônios são substâncias que favorecem o receptor. Todavia, os alomônios são substâncias que favorecem o emissor.
	Verdadeiro
	Falso
 5. Explique o que significa os termos: nível de equilíbrio, nível de controle e nível de dano econômico.
Na agricultura o nível de equilíbrio é a densidade populacional média de uma população de inseto por um longo período de tempo, não afetadas por temporárias intervenções no controle da praga, ja o nível de controle é a menor densidade populacional da praga que indica a necessidade de aplicação de táticas de controle, para impedir que uma perda de produção de valor econômico seja atingida e já o nível de dando econômico é um conceito simples que entrega fatores biológicos e econômicos que se destina a tornar os resultados de uma tomada de decisão lucrativos para o controle das plantas daninhas.
6- Qual é a importância em realizar amostragens para monitoramentos populacionais dos insetos-pragas nas lavouras?
A importância da realização de amostragem no monitoramento populacional dos insetos-pragas nas lavouras é porque o monitoramento de pragas é a constante avaliação da lavoura, em pontos pré estabelecidos, para detecção de pragas que podem vir a causar danos econômicos se não controladas. Assim a densidade populacional do inseto é que vai indicar se a praga está no nível de controle, ou seja, um nível antes do nível de dano econômico.
7. Na cultura da soja até o estádio V3 deve-se fazer o exame visual das plantas e observar o número de insetos por metro. A partir do estádio V4, o uso do pano de batida é fundamental.
	Verdadeiro
	Falso
	8. A aplicação de defensivos deve ser realizada de forma sistemática por meio de calendários de aplicação, objetivando reduzir o ataque de pragas para níveis próximos ao nível de equilíbrio.
	Verdadeiro
	Falso
9. O esmagamento de ovos e catação de lagartas curuquerê da couve tem sido um método de controle cultural importante para o manejo integrado de pragas na agricultura orgânica.
	Verdadeiro
	Falso
10. Explique como os feromônios podem ser utilizados em programas de manejo integrado de pragas?
Eles podem ser utilizados em armadilhas para identificar e quantificar as pragas e determinando o momento exato de intervir mediante o controle químico e assim os feromônios são utilizados como objetivos de controlar as pragas, atraindo e capturando o maior numero possível de insetos pragas.