A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
A2 Currículo

Pré-visualização | Página 1 de 3

· 
	Porém, a teoria crítica não só questiona a educação e o currículo no quadro das estruturas sociais, políticas e económicas que legitimam o conhecimento, mas também relaciona o conhecimento escolar com as questões de poder e controlo, pelo que o currículo, construído na diversidade de contextos, atores e propósitos diferenciados, contém relações de poder e não pode ser considerado como algo neutro e pretensamente técnico.PACHECO, José Augusto. Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. Disponpivel em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Bk8ALxr5q1YJ:revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/13870/11311+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em 13 de julho de 2019, às 22h42.
Leia as assertivas abaixo.
I. Um dos propósitos de um currículo oculto é legitimar o seu caráter político, a partir de ações que promovam a conscientização e respeito das questões sociais da sociedade.
II. As teorias marxistas norteiam os pensamentos acerca da Teoria Crítica do Currículo.
III. A subalternização de algumas culturas é um pensamento presente nas Teorias Críticas.
IV. A exclusão de classes é evidente, no processo de escolarização, segundo os teóricos críticos do currículo.
É correto o que se afirma em
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O currículo crítico apresenta grande preocupação com as questões relacionadas às desigualdades sociais, as quais têm como base teórica os pensamentos de Karl Marx, relacionados à divisão de classes e subalternização das culturas.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As teorias baseadas nos modelos tradicionais simplesmente não se preocupam em discutir, questionar ou problematizar radicalmente as organizações educacionais, as configurações influentes de conhecimento, ou a estrutura social preponderante que atua disfarçadamente nas escolas. Elas valorizam: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
CHAVES, Ozinei dos Santos & ALENCAR, Mary Sônia Dutra de. Teorias do currículo: concepções, verdades e contradições. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID5660_08092015071213.pdf Acessado em 08/7/2019, às 8h15.
Leia as assertivas abaixo.
I – Escolas que avaliem, além do resultado final, o processo que tornou a aprendizagem significativa.
II – Uma escola que direciona suas práticas voltadas à produção.
III – Aulas que abordem fenômenos econômicos presentes na sociedade, tornando irrelevantes os processos que os cercam.
IV – Professores que transmitem informações que não são questionadas.
 
Marque a alternativa que contempla as afirmações correspondentes às ações paradoxais quanto ao currículo tradicional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O currículo tradicional prevê que os conteúdos sejam passados pelo professor de maneira objetiva, não há espaço para reflexões acerca do processo de aprendizagem. Docentes transmitem os conteúdos e discentes o recebem, de maneira inquestionável e não reflexiva.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A incorporação do conceito de currículo se deu de acordo com os pressupostos eficientistas da educação escolar e da eficiência da sociedade em geral. Com ela se buscava introduzir uma ordem intermediária baseada no estabelecimento de unidades de tempo menores dentro da escolaridade total: o ano letivo geral que cada estudante deveria completar progressivamente, porém mais amplo do que as classes, que eram as unidades de tempo e conteúdos.SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso. 2013, p. 18.
As Teorias do Currículo têm ideias diferenciadas que norteiam os pensamentos sobre os modelos de currículos existentes nas escolas. Marque a alternativa que corresponde à explicação correta da Teoria do Currículo que será apresentada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Teoria Pós-Crítica do Currículo revela preocupação com a emancipação do pensamento dos sujeitos quanto à multiculturalidade da sociedade.
	Resposta Correta:
	 
A Teoria Pós-Crítica do Currículo revela preocupação com a emancipação do pensamento dos sujeitos quanto à multiculturalidade da sociedade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Teoria Pós-Crítica traz à tona temáticas voltadas à diversidade cultural, não apresentadas na história dos modelos de currículo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A demarcação das terras indígenas também beneficia, indiretamente, a sociedade de forma geral, visto que a garantia e a efetivação dos direitos territoriais dos povos indígenas contribuem para a construção de uma sociedade pluriétnica e multicultural. Ademais, a proteção ao patrimônio histórico e cultural brasileiro é dever da União e das Unidades Federadas, conforme disposto no Art. 24, inciso VII da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. As terras indígenas são áreas fundamentais para a reprodução física e cultural dos povos indígenas, com a manutenção de seus modos de vida tradicionais, saberes e expressões culturais únicos, enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro.FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Por que demarcar? Disponível em http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-25-20 Acessado em 13/07/2019, às 11h46.
A professora do 5º ano de uma escola estadual, ao estudar o indígena contemporâneo, abordou a questão da demarcação das terras destes povos. Os estudantes realizaram pesquisas, mostra de conhecimento, plenárias e outras atividades que proporcionaram o desenvolvimento do senso crítico. Dois meses depois da última atividade, o jornal local anunciou que, próximo à cidade, houve um conflito por um pedaço de terra. Os envolvidos: indígenas e ruralistas. No mesmo dia, os estudantes do 5º ano mobilizaram-se, fizeram uma reunião e cartazes em prol da causa indígena. Além disso, convocaram a imprensa local.
Quais as características dos estudantes do 5º ano apresentados acima e que tipo de currículo está sendo ilustrado a partir destas ações?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alunos críticos, que desenvolveram seus poderes analíticos a partir de aulas submersas em currículo pós-crítico.
	Resposta Correta:
	 
Alunos críticos, que desenvolveram seus poderes analíticos a partir de aulas submersas em currículo pós-crítico.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Alunos críticos refletem e posicionam-se acerca das injustiças sociais, pensadas a partir de um currículo pós-crítico, que busca a promoção da análise crítica dos indivíduos, não reproduzindo o senso comum.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	As perguntas relativas ao currículo estão longe de ser diretas e claras – e isso é dificultado pelo fato de que todo mundo acha que tem respostas para elas, especialmente em relação ao currículo escolar. Aqueles que detêm o poder político em geral não reconhecem a autoridade do conhecimento dos especialistas em currículo. Essa falta de reconhecimento é parcialmente por nossa culpa: há pouco acordo entre os especialistas em currículo sobre qual deveria ser o objeto de sua teoria.YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/10.pdf Acessado em 13 de julho de 2019, às 17h06.
A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Analisar o processo histórico pelo qual as sociedades foram construídas permite uma reflexão significativa a respeito de sua cultura.
II. Um professor político é aquele que proporciona aos seus estudantes reflexões acerca do contexto histórico em que estão inseridos.
III. A depender dos ideais e convicções seguidas pelo professor, o currículo pode ser neutro.
IV. Ter consciência política é oportunizar a reflexão acerca das injustiças sociais presentes na sociedade.
É correto apenas o que se afirma