Buscar

A2 Currículo

Prévia do material em texto

· 
	Porém, a teoria crítica não só questiona a educação e o currículo no quadro das estruturas sociais, políticas e económicas que legitimam o conhecimento, mas também relaciona o conhecimento escolar com as questões de poder e controlo, pelo que o currículo, construído na diversidade de contextos, atores e propósitos diferenciados, contém relações de poder e não pode ser considerado como algo neutro e pretensamente técnico.PACHECO, José Augusto. Teoria (pós) crítica: passado, presente e futuro a partir de uma análise dos estudos curriculares. Disponpivel em http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Bk8ALxr5q1YJ:revistas.pucsp.br/curriculum/article/download/13870/11311+&cd=6&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em 13 de julho de 2019, às 22h42.
Leia as assertivas abaixo.
I. Um dos propósitos de um currículo oculto é legitimar o seu caráter político, a partir de ações que promovam a conscientização e respeito das questões sociais da sociedade.
II. As teorias marxistas norteiam os pensamentos acerca da Teoria Crítica do Currículo.
III. A subalternização de algumas culturas é um pensamento presente nas Teorias Críticas.
IV. A exclusão de classes é evidente, no processo de escolarização, segundo os teóricos críticos do currículo.
É correto o que se afirma em
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O currículo crítico apresenta grande preocupação com as questões relacionadas às desigualdades sociais, as quais têm como base teórica os pensamentos de Karl Marx, relacionados à divisão de classes e subalternização das culturas.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	As teorias baseadas nos modelos tradicionais simplesmente não se preocupam em discutir, questionar ou problematizar radicalmente as organizações educacionais, as configurações influentes de conhecimento, ou a estrutura social preponderante que atua disfarçadamente nas escolas. Elas valorizam: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência e objetivos.
CHAVES, Ozinei dos Santos & ALENCAR, Mary Sônia Dutra de. Teorias do currículo: concepções, verdades e contradições. Disponível em http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID5660_08092015071213.pdf Acessado em 08/7/2019, às 8h15.
Leia as assertivas abaixo.
I – Escolas que avaliem, além do resultado final, o processo que tornou a aprendizagem significativa.
II – Uma escola que direciona suas práticas voltadas à produção.
III – Aulas que abordem fenômenos econômicos presentes na sociedade, tornando irrelevantes os processos que os cercam.
IV – Professores que transmitem informações que não são questionadas.
 
Marque a alternativa que contempla as afirmações correspondentes às ações paradoxais quanto ao currículo tradicional.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. O currículo tradicional prevê que os conteúdos sejam passados pelo professor de maneira objetiva, não há espaço para reflexões acerca do processo de aprendizagem. Docentes transmitem os conteúdos e discentes o recebem, de maneira inquestionável e não reflexiva.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A incorporação do conceito de currículo se deu de acordo com os pressupostos eficientistas da educação escolar e da eficiência da sociedade em geral. Com ela se buscava introduzir uma ordem intermediária baseada no estabelecimento de unidades de tempo menores dentro da escolaridade total: o ano letivo geral que cada estudante deveria completar progressivamente, porém mais amplo do que as classes, que eram as unidades de tempo e conteúdos.SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso. 2013, p. 18.
As Teorias do Currículo têm ideias diferenciadas que norteiam os pensamentos sobre os modelos de currículos existentes nas escolas. Marque a alternativa que corresponde à explicação correta da Teoria do Currículo que será apresentada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A Teoria Pós-Crítica do Currículo revela preocupação com a emancipação do pensamento dos sujeitos quanto à multiculturalidade da sociedade.
	Resposta Correta:
	 
A Teoria Pós-Crítica do Currículo revela preocupação com a emancipação do pensamento dos sujeitos quanto à multiculturalidade da sociedade.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A Teoria Pós-Crítica traz à tona temáticas voltadas à diversidade cultural, não apresentadas na história dos modelos de currículo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A demarcação das terras indígenas também beneficia, indiretamente, a sociedade de forma geral, visto que a garantia e a efetivação dos direitos territoriais dos povos indígenas contribuem para a construção de uma sociedade pluriétnica e multicultural. Ademais, a proteção ao patrimônio histórico e cultural brasileiro é dever da União e das Unidades Federadas, conforme disposto no Art. 24, inciso VII da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. As terras indígenas são áreas fundamentais para a reprodução física e cultural dos povos indígenas, com a manutenção de seus modos de vida tradicionais, saberes e expressões culturais únicos, enriquecendo o patrimônio cultural brasileiro.FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Por que demarcar? Disponível em http://www.funai.gov.br/index.php/2014-02-07-13-25-20 Acessado em 13/07/2019, às 11h46.
A professora do 5º ano de uma escola estadual, ao estudar o indígena contemporâneo, abordou a questão da demarcação das terras destes povos. Os estudantes realizaram pesquisas, mostra de conhecimento, plenárias e outras atividades que proporcionaram o desenvolvimento do senso crítico. Dois meses depois da última atividade, o jornal local anunciou que, próximo à cidade, houve um conflito por um pedaço de terra. Os envolvidos: indígenas e ruralistas. No mesmo dia, os estudantes do 5º ano mobilizaram-se, fizeram uma reunião e cartazes em prol da causa indígena. Além disso, convocaram a imprensa local.
Quais as características dos estudantes do 5º ano apresentados acima e que tipo de currículo está sendo ilustrado a partir destas ações?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Alunos críticos, que desenvolveram seus poderes analíticos a partir de aulas submersas em currículo pós-crítico.
	Resposta Correta:
	 
Alunos críticos, que desenvolveram seus poderes analíticos a partir de aulas submersas em currículo pós-crítico.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Alunos críticos refletem e posicionam-se acerca das injustiças sociais, pensadas a partir de um currículo pós-crítico, que busca a promoção da análise crítica dos indivíduos, não reproduzindo o senso comum.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	As perguntas relativas ao currículo estão longe de ser diretas e claras – e isso é dificultado pelo fato de que todo mundo acha que tem respostas para elas, especialmente em relação ao currículo escolar. Aqueles que detêm o poder político em geral não reconhecem a autoridade do conhecimento dos especialistas em currículo. Essa falta de reconhecimento é parcialmente por nossa culpa: há pouco acordo entre os especialistas em currículo sobre qual deveria ser o objeto de sua teoria.YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/cp/v44n151/10.pdf Acessado em 13 de julho de 2019, às 17h06.
A partir do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. Analisar o processo histórico pelo qual as sociedades foram construídas permite uma reflexão significativa a respeito de sua cultura.
II. Um professor político é aquele que proporciona aos seus estudantes reflexões acerca do contexto histórico em que estão inseridos.
III. A depender dos ideais e convicções seguidas pelo professor, o currículo pode ser neutro.
IV. Ter consciência política é oportunizar a reflexão acerca das injustiças sociais presentes na sociedade.
É correto apenas o que se afirmaem
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. É importante perceber que as diferentes culturas fazem parte da cultura individual dos cidadãos, pois é possível compreender a origem individual. Aprender e compreender sobre a realidade histórica da sociedade dos povos oportuniza a compreensão da sua origem e das relações de poder existentes.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	A luta por novas relações de hegemonia implica ativar os mecanismos de educação a fim de difundir o saber das classes subalternas de modo independente e autônomo, isto é, definindo novos parâmetros de cultura fundada na experiência popular, meio eficaz de formação de uma consciência crítica.SCHLESENER, Anita Helena. Hegemonia e cultura: a dimensão política da educação e a formação escolar em Antonio Gramsci . Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/view/3466/2685>.
Acesso em: 08 jul. 2019.
Currículos hegemônicos são limitadores quanto à construção significativa dos conhecimentos. Marque a alternativa que apresenta uma ação que fortalece o currículo hegemônico.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Uma escola que desqualifica a cultura quilombola, não reconhecendo-a como parte integrante e formadora da identidade nacional.
	Resposta Correta:
	 
Uma escola que desqualifica a cultura quilombola, não reconhecendo-a como parte integrante e formadora da identidade nacional.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Currículos hegemônicos não valorizam a diversidade cultural que permeia a construção das várias identidades que compõem uma nação. O etnocentrismo, portanto, conduz os saberes transmitidos em sala de aula. Desse modo, não reconhecer a cultura quilombola como formadora de identidade contribui para a formação de uma sociedade não crítica, que nega o reconhecimento de sua origem multicultural, consequentemente, altamente propensa a carregar preconceitos e cometer injustiças sociais.
	
	
	
· Pergunta 7
0 em 1 pontos
	
	
	
	Professores que aceitam a perspectiva comportamentalista assumem que o comportamento dos estudantes é uma resposta a seu ambiente passado e presente e que todo o comportamento é aprendido. Como decorrência, qualquer comportamento pode ser analisado em termos de seu histórico de reforços. Uma vez que a aprendizagem é uma forma de modificação de comportamento, a responsabilidade do professor é construir um ambiente em que o comportamento correto do estudante seja reforçado.
UFRGS. Impacto do Behaviorismo na Educação. Disponível em http://penta2.ufrgs.br/edu/cai/behaensi1.html Acessado em 13 de julho de 2019, às 17h57.
A perspectiva acima pode ser inserida em uma Teoria Curricular específica. Marque a alternativa em que se apresenta esta Teoria Curricular.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Teoria Curricular Crítica, a qual a análise comportamental dos estudantes está relacionada às questões multiculturais.
	Resposta Correta:
	 
Teoria Curricular Tradicional, cujo ensino ocorre a partir de um condicionamento, através de processos mecânicos de ensino.
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta. As Teorias Críticas preocupam-se com as lutas sociais, de classe e as Pós-Críticas analisam diversos campos, como o político, estético e epistemológico.
 
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma boa parte dos professores, provavelmente a maioria, baseia sua prática em prescrições pedagógicas que viraram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola ou transmitidas pelos colegas mais velhos; entretanto, essa prática contém pressupostos teóricos implícitos.LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Disponível em https://praxistecnologica.files.wordpress.com/2014/08/tendencias_pedagogicas_libaneo.pdf Acessado em 12/7/2019, às 15h55.
O fazer pedagógico atrelado à ciência tende a oportunizar aos profissionais da educação maior compreensão e reflexão acerca dos processos que compõem o ambiente escolar. Comumente, deparamo-nos com educadores que não pensam a respeito das teorias que estão atreladas à sua prática. Muitas atividades desenvolvidas seguem o mesmo padrão há muitos anos, não acompanhando o processo evolutivo do mundo.
Marque a alternativa em que aparecem características do currículo apresentado acima, o qual não há comunhão entre prática e teoria.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Neutros, hegemônicos e etnocêntricos.
	Resposta Correta:
	 
Neutros, hegemônicos e etnocêntricos.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Currículos neutros não apresentam reflexões acerca das questões sociais. A hegemonia dos currículos, assim como o etnocentrismo, é presente quando a alta cultura, ou seja, cultura construída e disseminada entre e pelas classes sociais dominantes econômica e socialmente, direciona os conteúdos e metodologias a partir da sua visão, construindo currículos que não valorizam a diversidade.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Abordar o tema currículo no contexto do debate da política de inclusão dentro do qual hoje o sistema educacional brasileiro está imerso constitui, ao mesmo tempo, uma necessidade e um desafio. Uma necessidade porque, inevitavelmente, esse tema implica a discussão sobre o conceito de diversidade humana e de respeito às diferenças individuais em uma sociedade que tem uma história de exclusão educacional de grupos vulneráveis. Um desafio porque este debate insere-se em um contexto educacional de construção de escolas que não foram pensadas para serem ‘escolas para todos’, mas escolas para poucos, ou seja, para os filhos e filhas das classes sociais privilegiadas econômica, política e culturalmente. FERREIRA, Windyz B. Pedagogia das possibilidades: é possível um currículo para a diversidade nas escolas brasileiras? Disponível em http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/230/255 . Acessado em 13 de julho de 2019, às 19h07.
O contexto histórico dos currículos apresenta para e por quem eles foram construídos. Alguns autores apresentaram um currículo emancipatório. Marque a alternativa em que um desses autores é apresentado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Paulo Freire, a partir de suas concepções acerca do opressor, quem orientava a execução dos currículos, e do oprimido, aquele que tinha de aceitar o conhecimento e cultura imposta.
	Resposta Correta:
	 
Paulo Freire, a partir de suas concepções acerca do opressor, quem orientava a execução dos currículos, e do oprimido, aquele que tinha de aceitar o conhecimento e cultura imposta.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Paulo Freire dissertou acerca da cultura das classes dominantes, impregnada nos currículos. Cultura imposta a qual subalternizou e oprimiu os indivíduos das classes sociais mais baixas, não dando-lhes voz, nem reconhecimento de sua cultura como parte integrante da sociedade.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	É precisamente a questão do poder que vai separar as teorias tradicionais das teorias críticas e pós-críticas do currículo. As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 16.
Marque a alternativa que ilustra o modelo de currículo preponderante nas Teorias Tradicionais do Currículo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Currículo normativo: o foco é compor listas dos conteúdos a serem transferidos em classe e definir os objetivos da aprendizagem.
	Resposta Correta:
	 
Currículo normativo: o foco é compor listas dos conteúdos a serem transferidos em classe e definir os objetivos da aprendizagem.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. As Teorias Tradicionais do Currículopensam no ambiente escolar como um espaço em que os conteúdos são transmitidos linearmente, com objetivos muito bem definidos, que estão relacionados, somente, à compreensão do que se é estudado, não havendo conexões que ultrapassem essas informações.
	
	
	
Sexta-feira, 23 de Abril de 2021 19h30min49s BRT

Outros materiais