Buscar

AV1 Fil 1015

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Instruções: (leia com atenção)
· A Prova contém 7 questões, todas obrigatórias, valendo 1,0 ( um) ponto cada. Você terá até, impreterivelmente, 24h para entregá-la, exclusivamente, no Teams – item “Trabalhos”.
· A resposta de cada questão objetiva deve ser colocada no local destinado para inserir a letra escolhida. 
· As questões discursivas requerem a elaboração de um texto, sem abreviações, desenhos, imagens etc.
· A fonte utilizada deve estar na cor preta. Respostas em cores diferentes não serão corrigidas.
· Trechos copiados, sem indicar autoria, dos PPT de aula e/ou internet, ou colocados como resposta ao indagado, sem comentário e desenvolvimento, serão desconsiderados.
Parte I. Questões objetivas. Coloque a letra escolhida no local destinado à resposta.
1. “A reflexão filosófica sobre o que está por trás de acontecimentos diários que parecem banais desestabiliza preconceitos e aumenta a capacidade dos participantes de avaliar adequadamente os acontecimentos”, observa a professora de filosofia da USP, Olgária Matos. Nesse sentido, marque a opção que apresenta um conceito de Filosofia adequado à ideia defendida pela professora.
a) A filosofia é um saber com o qual e sem o qual, o mundo permanece tal e qual.
b) A filosofia é um saber que busca a justificativa teórica e crítica dos conhecimentos e práticas.
c) A filosofia é uma postura teórica que pretende fortalecer ideologias e a coesão social.
d) A filosofia é uma postura prática que trabalha com a experimentação das teorias científicas.
Resposta: B
2. A noção original de equidade surge na Grécia antiga, com Aristóteles, na Ética a Nicômaco, Livro V. Assim, analise as assertivas sobre a justiça como equidade em Aristóteles e assinale a correta: 
a) Para Aristóteles, a justiça como equidade é uma ideia ou forma pura que se consubstancia no mundo das ideias.
b) Para Aristóteles, a justiça como equidade é a exata medida de uma igualdade aritmética presente nas relações sociais.
c) Para Aristóteles, eventual tensão entre a generalidade abstrata da lei e a singularidade concreta dos casos reais deveria ser mediada pela justiça como equidade na forma da régua de Lesbos.
d) Para Aristóteles, o julgador assumindo a postura de mero operador jurídico torna-se um homem preocupado com a correção positivista da justiça.
Resposta: C
3. Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos. Dentre os mais importantes destacam-se: Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Heráclito, Pitágoras, Parmênides, Zenão e Demócrito. Com base nos estudos realizados sobre tais pensadores, marque opção correta. 
a) Os pré-socráticos buscavam a origem natural do universo, as transformações que ocorriam e seu destino.
b) Os pré-socráticos eram viajantes e buscavam através do discurso alcançar o consenso, introduzindo assim a oratória.
c) Os pré-socráticos influenciados por Platão priorizaram o estudo das ideias inatas como realidade original de todas as coisas.
d) Os pré-socráticos foram opositores da maiêutica de Sócrates quando introduziram o discurso como elemento importante para política.
Resposta: A
4. A democracia ateniense não foi obra de um único governante, sabe-se que esteve presente pelo menos por dois séculos de existência no mundo grego ateniense e em suas colônias. Sobre este fenômeno antigo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, escolha a opção que apresenta a informação correta. 
1. A democracia poderia ser vista como o governo das pessoas comuns, incluindo-se homens, mulheres, escravos e estrangeiros que estabelecem uma ditadura da maioria sobre os melhores cidadãos.
 2. A democracia ateniense difere da nossa democracia representativa, pois as decisões eram tomadas e executadas diretamente pelos considerados cidadãos em Atenas.
a) A primeira afirmativa está errada e a segunda certa.
b) A primeira afirmativa está errada e a segunda errada.
c) A primeira afirmativa está certa e a segunda certa. 
d) A primeira afirmativa está certa e a segunda errada.
Resposta: A
5. Os sofistas percorriam as cidades antigas fornecendo seus ensinamentos, técnicas e habilidades aos governantes locais. Sobre a sofística é correto afirmar: 
a) A sofística defendia os valores tradicionais da Grécia Antiga.
b) A sofística contribuiu para o estudo sobre a verdade como característica filosófica.
c) A sofística defendeu a relativização de todos os valores de uma cultura.
d) A sofística se concentrou nos estudos socráticos e platônicos.
Resposta: C
6. Segundo Roger Pol-Droit (Filosofia em cinco lições, 2012, p. 33), “contemplação, em grego antigo, se diz theoria. A teoria para Platão, nunca é uma produção de ideias, mas a visão pelos olhos da alma, daquilo que é. Na vida cotidiana, nosso olhar nunca está voltado para o lado certo.” Tomando como ponto de partida a citação, analise o Mito da Caverna presente no livro VII da República, considerando as reflexões nos vídeos: 1. “Saramago – Platão: o mito da caverna” – disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GpTuO6qym5w e 2. “A história: um antídoto às fake news”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QJ39IUYQ4t4
Resposta: Com o mito da caverna, Platão procurou expressar como curar a cegueira e ilusão através da reflexão e assim nos conduzir à sabedoria. Assim como os homens na caverna, muitas vezes vive-se à sombra de uma vida plena, e uma vez fora dela, é possível descobrir um universo de possibilidades. 
O acesso ao mundo através de pequenas telas abriu muitas portas, mas nem sempre o ser humano está pronto para lidar com elas. Soterrados por quantidades gigantescas de informações humanamente incapazes de serem absorvidas, continua-se consumindo indiscriminadamente estas informações. O prazer nas coisas simples é, no mínimo, desprezado. Há uma necessidade cada vez maior na busca pela felicidade, sem que haja necessariamente um conceito para tal. A voz dos pensadores contemporâneos é pouco ouvida, vale mais o que é amplamente divulgado, mesmo que não seja verdade, o que deixa a humanidade sem um olhar filosófico ou até mesmo crítico, tornando a alegoria da caverna muito atual, uma vez que qualquer um que tente trazer luz a fatos que sejam amplamente aceitos pela maioria ou simplesmente discorde dela, pode ser digitalmente massacrado.
7. Nos últimos tempos a filosofia moral deslocou seu foco para as ações, não os agentes. Olhou-se mais para que tipo de coisas deveríamos fazer, em detrimento do ser. Na cultura popular muitas vezes percebemos isso no esgarçamento de regras e normas de convivência que assombram as mentes mais vazias. Todavia, os gregos falaram de virtude e, de acordo com Aristóteles, ser uma boa pessoa não está ligado somente às ações. Assim, considerando o trecho da célebre novela Vale Tudo (1988), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zBC12tzoXkM - em que a personagem Fátima tenta subornar seu próprio avô - traga uma análise da cena a partir das características da ética aristotélica apresentadas na Ética a Nicômaco.
Resposta: Segundo Aristóteles as virtudes podem ser éticas e dianoéticas. Concebendo as virtudes dianoéticas como intelectuais, falaremos aqui das virtudes éticas como mediania, cujas condições subjetivas são a voluntariedade, a deliberação, a escolha e a responsabilidade, sendo a justiça a sua principal virtude.
Na cena em questão a personagem desconhece totalmente o uso da ética e renuncia à justiça, uma vez que tenta subornar um agente público, sinalizando uma vantagem financeira, sem pesar os valores morais envolvidos na questão. A ética aristotélica diz respeito à reflexão moral, o que a personagem não é capaz de fazer em nenhum momento da cena, justificando inclusive os seus atos com a corrupção instaurada nacionalmente, e segue buscando vantagem indevida sem perceber que o prejuízo é dividido com toda uma nação e não somente com um órgão público. Poderíamos dizer que ela ignorou a citação de G.K Chesterton “O certo é certo, mesmo que ninguém o faça. O errado é errado, mesmo que todos se enganem sobreele.”

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes