Buscar

Atividade A3, CRIATIVIDADE, IDEAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A importância do profissional capaz de resolver problemas
							Atividade A3
							Aluno: Jonathan Salvini Ferreira
Estamos numa época em que as mudanças empresariais são tão rápidas que as empresas precisam cada vez mais de profissionais que saibam solucionar problemas, tanto da empresa como dos clientes. Esses profissionais têm que ter a habilidade não só de identificar, mas de apresentar soluções e dar um resultado melhor. Resolver problemas não é dar um jeito, resolver problemas é efetivamente achar uma maneira de facilitar a vida dos clientes ou das empresas e manter esta solução sustentável. Para tal, cada vez se fará necessário desenvolver nossa capacidade analítica, visão sistêmica e constante acesso e atualização de informações que nos ajudem nesse processo. 
A TRIZ é baseada em conhecimento, cujas fontes originais de informações são patentes, porque faz uso de efeitos oriundos das ciências para a solução de problemas e porque se fundamenta no levantamento e utilização de conhecimentos referentes ao domínio do problema específico a ser solucionado. A orientação ao ser humano significa que a TRIZ foi concebida para uso humano, não computacional. Embora sua base de conhecimento e os mecanismos de formulação e solução de problemas possam ser implementados computacionalmente, a competência central da TRIZ é a solução conceitual de problemas, para a qual o cérebro humano (ainda) é mais adequado que o computador. Quanto ao aspecto resolução de problemas inventivos da definição, a TRIZ é voltada para a resolução desta classe específica de problemas, aqueles nos quais há contradições.
Os conceitos fundamentais da TRIZ, descritos a seguir, são: Idealidade, Contradição, Recursos, Sistemática e Funcionalidade. 
O conceito de Idealidade, refere-se à observação de que os sistemas técnicos evoluem, ao longo do tempo, no sentido do aumento das funções úteis e da diminuição das funções inúteis, prejudiciais e, mesmo, das funções neutras.
O conceito de Contradição, são declarações que afirmam coisas aparentemente incompatíveis ou opostas. O conceito de contradição é uma consequência da primeira lei da dialética, a lei da unidade dos opostos. As partes dos sistemas técnicos são desenvolvidas, ao longo de suas sucessivas versões, de forma não uniforme, o que provoca o surgimento de contradições. A evolução de tais sistemas envolve a superação, ou resolução de contradições.
O conceito de Recursos, são elementos da própria situação problemática ou do seu entorno, que podem ser mobilizados para solucionar ou contribuir para a solução de um problema. Podem ser definidos como sendo quaisquer elementos do sistema sob análise ou das cercanias que ainda não foram utilizados para a execução de funções úteis. Os recursos podem estar prontamente disponíveis para uso ou necessitar de modificações para que possam ser aproveitados.
O conceito de Sistemática corresponde ao incentivo em levar o solucionador de problemas a enxergar a situação problemática e as possíveis soluções sistemicamente, dentro de um contexto que envolve tempo, espaço e interações. A ferramenta que operacionaliza isto dentro da TRIZ é o Operador de Sistema.
O conceito de Funcionalidade corresponde à modelagem de elementos concretos das situações problemáticas e das soluções na forma mais abstrata de funções. A partir de um problema específico, o solucionador de problemas utiliza as ferramentas para a análise da situação problemática e formulação de problemas para realizar a abstração e chegar a um problema genérico, livre do jargão técnico. Então, uma ou mais ferramentas para a ideação são utilizadas, de forma a chegar a soluções genéricas. Por último, a solução genérica precisa ser particularizada, ou seja, adaptada, para chegar à solução específica. 
A Solução Criativa de Problemas (CPS) é um processo simples que envolve quebrar um problema para entendê-lo, gerando ideias para resolver o problema e avaliando essas ideias para encontrar as soluções mais eficazes. Pessoas altamente criativas tendem a seguir esse processo mentalmente, sem pensar a respeito. Pessoas com menos criatividade natural simplesmente precisam aprender a usar esse processo muito simples.
A CPS é baseada em seis fases;
Confusão: o ambiente de atuação é preparado com o reconhecimento das problemáticas e compromisso de todos para enfrentar os desafios necessários. É realizada uma análise de identificação das oportunidades mais promissoras para a consecução das propostas.
Apuração dos Fatos: Antes de definir corretamente os problemas é necessário realizar a exploração das informações do contexto presente. Deve ser considerada a base de conhecimento e informação sobre aspectos diversificados de eventos, lugares, indivíduos e situações; além de aspectos subjetivos relacionados às impressões, observações, sentimentos e questionamentos. Nessa fase, ocorre o levantamento da situação com pesquisas e coleta de dados específicos sobre fatos objetivos como: o que é o problema, como ele é caracterizado, quem está envolvido com o problema.
Localização de Problemas: é um processo utilizado para a produção de situações criativas, com a criação e a descoberta de problemas. Nessa fase, o problema deve ser analisado e comparado com o problema inicial enunciado durante a fase de construção de oportunidades para verificar se são os mesmos ou se houve alterações significativas na forma e na natureza.
Busca de Ideias: Nessa fase são produzidas e identificadas ideias potencialmente interessantes para uso. A produção de ideias se divide em três métodos: o analógico, o antitético e o aleatório.
Localização da Solução: Nessa fase são desenvolvidas as alternativas que resultarão nas melhores soluções para os problemas, com análise dos riscos, dos custos e da possibilidade de a solução criar novos problemas. Agora, é necessário além de gerar ideias, escolher soluções.
Busca de Aceitação: Após encontrar a ideia potencialmente responsável pela resolução de um determinado problema, é necessário que ela seja aceita e implementada. Para implementá-la deve-se indicar quem estará envolvido no processo, qual o seu grau de atuação, de que forma, quando e onde o individuo deverá agir, quem será o responsável pelos resultados, e o que pode acontecer de errado. Ressalta-se que a ideia e seus resultados devem ser avaliados por aspectos de coerência, eficácia e eficiência, apresentando também os obstáculos ao seu desenvolvimento.
A Solução Criativa de Problemas (CPS) é uma ferramenta que permite aos indivíduos o desenvolvimento da capacidade sensorial e da flexibilidade para encontrar novos caminhos a fim de suprir as necessidades pessoais, profissionais e, de forma geral e objetiva, das organizações.
O desenvolvimento de organizações que buscam qualidade total depende basicamente da habilidade de identificar situações problema, analisar dados reais e estabelecer soluções.
Solucionar problemas, a princípio, parece ser uma tarefa difícil e que faz com que muitos profissionais deixem a desejar. O que acontece é que esses profissionais desconhecem ou não utilizam métodos de resoluções e nem buscam soluções criativas. A falta de conscientização da utilização de métodos nesse sentido pode prejudicar todo um processo.

Outros materiais