A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação final - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.	“O termo biodiversidade refere-se a variedade de formas de vida em todos os níveis, desde os micro-organismos até a flora e a fauna, além da própria espécie humana. Enquanto os serviços dos ecossistemas ou também chamados de serviços ambientais, são definidos como os benefícios que os seres humanos obtêm da natureza, como alimento, ar, água, entre outros”. Com base nas referências disponibilizadas na disciplina, a afirmação acima é falsa ou verdadeira?
Escolha uma opção:
· (X) Verdadeiro
( ) Falso
2.	A portaria n. 2.914 de 2011 do Ministério da Saúde dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Para a água ser considerada potável precisa passar por um complexo processo nas estações de tratamento de água (ETA) que envolve etapas como: captação da água, bacia de tranquilização (retirada de galhos, folhas, peixes, resíduos sólidos grandes), floculação, decantação, filtragem, desinfecção e distribuição a população. Além disso, segundo a portaria na água são avaliadas diversos parâmetros microbiológicos, variáveis físico-químicas, sustâncias tóxicas que podem causar dados a saúde, entre outros parâmetros. Com base nas referências e vídeos disponibilizados na disciplina, as informações acima são verdadeiras ou falsas?
Escolha uma opção:
· (X) Verdadeiro
( ) Falso
3.	Com relação a relação do meio ambiente com as organizações, é correto afirmar:
I. Toda atividade humana, principalmente de caráter empresarial, tem algum efeito ambiental. Assim, a preocupação atual dos gestores tem sido adotar uma Gestão Ambiental, que consiste, em um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e adequadamente aplicados, que visa reduzir e controlar os problemas introduzidos por um empreendimento sobre o meio ambiente.
II. As organizações buscam uma maior compreensão dos processos às inovações que envolvem o ambiente organizacional, sobretudo aquelas relacionadas ao meio ambiente e à gestão ambiental.
III. A Lei 6.938, de 31/08/81 define meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
IV. A relação com o meio ambiente, vai além dos aspectos físicos e biológicos, aborda aspectos sociais não comparáveis com os anteriores, considerando que a questão ambiental está ligada aos diversos fenômenos de poluição existente na sociedade industrial e à conservação dos recursos naturais.
V. O meio ambiente coloca o homem como elemento central do sistema global, comunicando-se, de uma forma ou de outra, com todo e qualquer subsistema, através de suas relações. O homem ocupa posição de destaque nos demais subsistemas através do progresso econômico e do avanço tecnológico. De um lado, isso vem beneficiando o seu bem-estar social e, de outro, muitas vezes vem colocando em risco sua própria sobrevivência, pelo desrespeito às leis fundamentais da natureza, ao deteriorar a qualidade de seu meio ambiente a níveis intoleráveis.
Dos itens acima:
Escolha uma opção:
a. Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
b. Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
c. Apenas os itens II, IV e V estão corretos.
d. Todas as questões estão corretas.
· e. Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
4.	Podemos dizer sobre a Conexão entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável
As analogias entre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável avançam na direção da compreensão das inter-relações de um único sistema composto pelas atividades humanas e ambientais.
Tal compreensão possui uma dupla finalidade: satisfazer a necessidade da humanidade; sustentar os sistemas que dão suporte à vida no planeta.
A sustentabilidade abrange os sistemas e o desenvolvimento sustentável no que se refere às necessidades humanas e ao seu bem-estar.
Os seres humanos são independentes e isolados, fazem parte de uma teia complexa de fenômenos naturais inserida num único sistema global.
Sustentabilidade consiste em uma meta ou parâmetro (objetivo final) definido por meio de critérios científicos, que mensura e acompanha os resultados gerados pela utilização de estratégias do desenvolvimento sustentável.
Dos itens acima:
Escolha uma opção:
a. Apenas os itens I, II, III e IV estão corretos.
b. Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
· c. Apenas os itens I, II, III e V estão corretos.
d. Todos os itens estão corretos.
e. Apenas os itens I, II e IV estão corretos.
5.	A biodiversidade brasileira é reconhecida como uma das mais expressivas da biosfera terrestre e tem um papel importante no bem-estar e na saúde do homem, ao prover produtos básicos e serviços ecossistêmicos. Com relação aos serviços ecossistêmicos é correto afirmar:
Os serviços dos ecossistemas são definidos como os benefícios obtidos dos ecossistemas naturais para a satisfação das necessidades humanas.
Os produtos ou bens oriundos do sistema natural incluem fármacos, alimentos (como pesca), madeira, etc. Os sistemas naturais também proveem serviços que dão suporte à vida, tais como purificação do ar e da água, regulação do clima, hábitats reprodutivos e alimentares para extrativismo, ciclagem de nutrientes, entre outros serviços essenciais a vida humana.
Os diversos impactos ocasionados pelas atividades antropogênicas ao meio ambiente, como desmatamento, queimadas, poluição, emissão de gases de efeito estufa, redução da biodiversidade, entre outros, podem comprometer os serviços ecossistêmicos (ou seja, bens e serviços provenientes dos ecossistemas naturais) à população.
Escolha uma opção:
· a. Todas as afirmativas estão corretas
b. Somente a afirmativa I está correta
c. Todas as afirmativas estão erradas
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas
e. Somente as afirmativas I e III estão corretas
6.	O atual modelo de desenvolvimento tem levado a população a índices de degradação insuportáveis pelo planeta. Assim, podemos afirmar que a mudança poderá começar a partir de cada indivíduo com atitudes de:
Escolha uma opção:
· a. Maior consumo e exclusão social; 
b. Menor consumo e exclusão social;
c. Maior degradação ambiental;
d. Menor consumo e inclusão social;
e. Maior gasto de matéria prima;
7.	Um dos grandes desafios sanitários e ambientais da atualidade é a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos, cujo aumento decorre, dentre outros fatores, do processo de expansão e urbanização dos municípios. Neste contexto, entrou em vigor, em 02 de agosto de 2010, a Lei nº 12.305, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades e os instrumentos econômicos aplicáveis. Quando se fala em gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, está em primeiro lugar na ordem de prioridade:
Escolha uma opção:
a. geração de resíduos sólidos
b. reutilização dos resíduos sólidos
c. reciclagem dos resíduos sólidos
· d. geração zero de resíduos sólidos
e. redução dos resíduos sólidos
8.	Quanto ao Meio Ambiente, é correto afirmar:
I. O meio ambiente fonte primária de recursos e depósito final de todos os rejeitos acaba sofrendo um processo continuo de degradação, seja pela exploração irracional de seus recursos e utilização intensiva de produtos químicos, seja pela falta de alternativas de um enorme contingente de desvalidos, alijados das benesses da sociedade, que acaba em favelas, ocupando encostas, córregos, mangues e outros locais impróprios.
II. A solução para o problema ambiental dentro de uma sociedade globalizada, passa por um desafio incomensurável, que implica mudanças significativas no meio social, passando de uma “civilização do ter”, para uma “civilização de ser”, de uma expansão irracional do capital, para um desenvolvimento sustentável, do excluir para incluí-lo, tanto o homem na sociedade como no meio natural do qual é parte integrante.
III. A existência de um mercado de dimensões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.