Buscar

A1 Direito Contratual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FOLHA DE QUESTÕES
	
COORDENAÇÃO:
	CURSO: DIREITO
	DISCIPLINA: D. contratual 
	
	NOME RUY MARCELO MOUTA SOBRAL
	PROF. Natália Goreti Barros Tomás
	
	
	
	
	MATRICULA: 20181105759
	ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA = 5 PTS,
SERÁ ATRIBUÍDO 2,5 P PARA CADA QUESTÃO
RESPONDER ATÉ O DIA 08/05/2021
1 - Carlos celebrou um contrato de doação com Joana, transferindo a propriedade de sua fazenda, localizada na área rural, do município de Teresópolis. Joana, a donatária, lhe procura como advogado, para saber se além do imóvel a doação será extensiva aos bens móveis que guarnecem a propriedade, pois o respectivo contrato foi silente a esse respeito. Fundamente com base na doutrina e no respectivo dispositivo legal, a respeito da interpretação dos contratos.
RESPOSTA:
Baseando-se no Art. 94 CC ´´ Os negócios jurídicos que dizem respeito ao bem principal não abrangem as pertenças, salvo se o contrário resultar da lei, da manifestação de vontade, ou das circunstâncias do caso´´, logo, com relação a Joana, a mesma não goza de direitos para com os bens móveis, ou seja a cessão não vem a ser ampla, extensiva, pois no que diz respeito aos negócios jurídicos em questão, a doação do imóvel, não há compreendem as pertenças.
2 - O Código Civil, em seu artigo 424, proíbe a renúncia antecipada de direitos nos contratos de adesão. Diante desta regra legal, pergunta-se: e quanto aos contratos onde existe a possibilidade de discutir as cláusulas contratuais? Poderá ser estabelecida a renúncia antecipada de direitos de forma válida? Fundamente a sua resposta.
RESPOSTA:
No que se diz a respeito dos contratos aos quais há a possibilidade de abordar acerca das cláusulas contratuais, não sendo excessiva, a renúncia dos direitos vem a ser possível pois, baseia se nos conformes do Art. 421 CC ´´ A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)´´. Logo, pauta-se no Princípio da Liberdade Contratual como é citado no artigo, onde a pessoa caso seja de sua vontade, pode vir a renunciar seus direitos, vale ressaltar também o Art. 828 CC;
´´ Não aproveita este benefício ao fiador:
I - se ele o renunciou expressamente;
II - se se obrigou como principal pagador, ou devedor solidário;
III - se o devedor for insolvente, ou falido´´.

Continue navegando