Buscar

Atividade Contextualizada (1)

Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada – Planejamento Urbano
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Gestão Pública
Nome Completo: 
Matrícula: 
Curso: Gestão Pública
Nome completo: Pedro Tavares da Cruz
Matricula: 01396864
Curso: Gestão Pública
Inicialmente vale ressaltar que gestão engloba a analise de aspectos socais, e relações políticas e econômicas, cujas características e elementos influenciadores se traduzem e se exteorizam historicamente no território e fora dele. Pode se dizer que o termo gestão e de certa forma significa regular ou administrar algo contraditório, também podemos dizer que se traduz em mediar às relações sociais e as condições gerais de produção e de reprodução apartir de recursos e possibilidades.
 Enquanto o termo gestão implicar em regulação o termo planejamento implica em antever processos futuros, prognosticar a evolução de tendências podendo ser implementado nas escalas territorial, regional e urbano para criar ou elaborar um plano ou programa, tendo como foco e objetivo a atividade de coordenar ações preventivas ou primordiais contra as consequências do crescimento territorial desordenado. Longe de serem concorrentes ou intercambiáveis, planejamento e gestão, são distintos e complementares. 
 Na atividade proposta questiona-se no item letra “A” (se é possível considerar que há gestão de maneira eficaz)
Acredita-se que de uma maneira geral sim. É plenamente possível se ter uma gestão eficaz, desde que sejam levantadas e alinalizadas todas as variáveis existentes para tal planejamento e com aplicação de todas as ferramentas existentes na elaboração e produção de um planejamento adequado onde se busca equilibrar todos os aspectos de forma a garantir a função social da propriedade e das cidades observando as possíveis as possíveis interferências e obstáculos para a implantação dessa atuação integrada correlacionando-os novos elementos trazidos pela epistemologia ambiental Observando-se que conforme o caso de estudo apresentado.
 Já no item “B” é possível levando alguns dos principais aspectos do planejamento urbano do caso proposto por se tratar de um importante eixo do patrimônio histórico da cidade do recife onde sempre concentrou grande circulação de pessoas por se tratar de uma extensa e diversificada área comercial, sendo considerada uma área de polo comercial do recife, assim como também possui historicamente diversos pontos habitacionais em sua extensão com edificações sem unidade entre si, contando também hoje em dia com a presença de grandes shoppings e centros acadêmicos características do urbanismo moderno, um verdadeiro celeiro de diversidade de interesses diversos.
 Realmente um grande desafio de planejamento e gestão urbano por reunir diversos aspectos que necessita ser levados em consideração para a construção de um planejamento efetivo e eficaz, na solução dos conflitos de mobilidade urbana da localidade buscando contabilizar o interesse de todo o agente urbano.
 Extrai-se do noticiário jornalístico que todos os aspectos que caracterizam a tão famosa Avenida Conde da Boa Vista. Incluindo o aspecto histórico memorial, bem como os aspectos atuais de uma sociedade moderna, foram contabilizadas na elaboração de um planejamento do sistema BRT, antigos problemas de mobilidade na avenida reduzindo ao Maximo a necessidade de transporte individual com acessos.
 Contudo um aspecto que se pode considerar mal planejado foi diagnosticados por pesquisadores traz dos na reportagem, é o mau dimensionamento das calcadas e das lixeiras bem como sugeria a inclusão no planejamento da criação de tuneis ou passarelas para a transposição da avenida.
https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura/o-que-e-planejamento-urbano/http://www.publicadireito.com.br/artigos/?Cod=8497c3b1d034ce7ahttps://www.archdaily.com.br/br/01-174761/10-razoes-pelas-quais-uma-cidade-precisa- de planejamento urbano
 
memorial bem como, os aspectos atuais de uma sociedade moderna, foram contabilizados na
elaboração de um planejamento efetivo que atendesse os interesses de todos os envolvidos, com
ênfase na mobilidade urbana. A implantação do sistema BRT demostrou ser fundamental para
sanar antigos problemas de mobilidade na avenida, reduzindo ao máximo a necess idade de
transporte individual, com acessos por quarteirão e não de ponta a ponta.

Outros materiais