Buscar

MICOSES PULMONARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MICOSES PULMONARES
Toda micose pulmonar tem uma forma aguda (não parece tuberculose) e uma forma crônica (se assemelha a tuberculose). Toda micose pulmonar tem um tratamento para a fase leve e um para a fase grave.
PARACOCCIDIOIDOMICOSE
Causada pelo Paracoccidioides braziliensis. 
A forma aguda dessa micose é comum em pacientes menores que 30 anos, com quadro clinico caracterizado por febre, adenomegalia, hepatoesplenomegalia. 
A forma crônica é comum em maiores de 30 anos, com sintomas respiratórios arrastados e com infiltrados pulmonares (asa de morcego). Além dessas lesões pulmonares, o paracocco causa lesões cutâneo-mucosas. Esse achado radiológico e os locais das lesões diferenciam essa forma crônica de tuberculose.
Para diagnosticar paracocco pode-se fazer exame do escarro, raspado e biópsia da lesão cutâneo-musoca. O achado em “roda de leme” na microscopia é patognomônico de paracoccidioidoimicose.
O tratamento do quadro leve é feito com itraconazol (preferencialmente). O tratamento do quadro mais grave é anfotericina B.
*QUESTÕES DESSA DOENÇA SEMPRE MOSTRAM UM PACIENTE RELACIONADO À ATIVIDADES AGRÍCOLAS.
HISTOPLASMOSE
Muito semelhante à tuberculose. Causada pelo Histoplasma capsulatum.
A fase aguda é uma síndrome gripal (nunca se suspeita de Histoplasmose por esses sintomas). A forma crônica costuma acometer pacientes com DPOC ou pneumopatas, cursando com sintomas respiratórios arrastados/infiltrados pulmonares. Os achados radiológicos se assemelham aos da tuberculose, sendo que o diagnóstico diferencial é feito por cultura do escarro, biópsia e sorologia.
O tratamento da fase leve é feito com itraconazol ou voriconazol. O da fase grave é feito com anfotericina B.
*NAS QUESTÕES NORMALMENTE SE DIFERENCIA DE TUBERCULOSE POR FALAR QUE O PACIENTE TEVE CONTATO COM CAVERNAS, MORCEGOS, GALINHEIROS.
FIM!!!

Outros materiais