A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Exercícios

Pré-visualização | Página 1 de 6

1) Imagine que há uma empresa que utiliza um Sistema de Informação (SI) para fins fiscais, na emissão de notas, livros e documentos fiscais ou formulários. Esse sistema também possui dados relevantes para a auditoria fiscal e é utilizado no processamento de informações contábeis dentro da empresa.
Dado o cenário apresentado e levando em consideração a evolução dos tipos de Sistemas de Informação, identifique que tipo de SI é adotado por essa empresa:
Sistema de Processamento Eletrônico de Dados.
2) Sobre os sistemas SPT, SIG, SAD e SSE, é correto afirmar:
I) Um sistema de suporte ao executivo (SSE) ou de informações executivas (EIS) apoia ações de membros da diretoria, responsáveis perante os acionistas.
II) Os sistemas de informações gerenciais (SIG) apoiam a tomada de decisão, como no controle de produção, projeção de vendas e análise de custos. Também, sumariza e relata informações para serem utilizadas pelos usuários.
III) Segundo a classificação de sistemas no que se refere a nível organizacional, os sistemas SSE (sistema de suporte ao executivo) são estratégicos, os SIGs (sistemas de informações gerenciais) são táticos ou gerenciais, e os SPT (sistemas de processamento transacionais) são operacionais.
Todas estão corretas.
3) Podem ser considerados sistemas abertos de um modo genérico:
I. Fabricante de bicicletas
Entrada: quadro, suprimentos e componentes; 
Processamento: montagem, soldagem e pintura; 
Saída: bicicletas prontas para o uso.
II. Faculdade
Entrada: alunos, professores, funcionários, livros, equipamentos; Processamento: ensino, pesquisa, serviços; 
Saída: estudantes instruídos, pesquisas aplicadas, serviços à comunidade.
III. Hospital
Entrada: médicos, pacientes, enfermeiros, equipamentos; Processamento: diagnósticos, cirurgias, exames; 
Saída: pacientes medicados, pacientes saudáveis; serviços à comunidade.
IV. Aquecimento residencial por radiador
Entrada: água, equipamentos, tubulação; 
Processamento: transformação de calor para água; 
Saída: radiador nos ambientes para dissipar o calor na casa.
V. Fabricante de carros
Entrada: estrutura, suprimentos e componentes; 
Processamento: montagem, soldagem e pintura; 
Saída: carros prontos para o uso.
I, II, III e V.
4) (Adaptado 2017- UFSBA-Analista) No que se refere a sistema de informação, analise as afirmativas:
I) Um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, à coordenação e ao controle de uma organização.
II) Informação refere-se a dados apresentados em uma forma significativa e útil para seres humanos, e dados são sequências de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los.
III) Ao implantar um sistema de informação na organização, haverá interferência em seu subsistema técnico, social e político. No técnico, a organização é afetada pelas novas técnicas e métodos de trabalho. No social, altera-se a forma de relacionamento das pessoas entre si mesmas e das pessoas em relação ao sistema. No político, é modificada a relação de poderes e a informação.
Todas estão corretas.
5) Uma diferença entre SIG (sistemas de informações gerenciais) e SAD (sistemas de apoio à decisão) é:
SAD pode gerar diversos cenários para tomada de decisão, e SIG não.
6) Com os avanços tecnológicos e a quantidade de dados e processos com os quais as empresas precisam lidar atualmente, tornou-se indispensável o conhecimento e a utilização de algum sistema de informação. ​​​​​​
Assinale a afirmativa correta acerca dos sistemas de informação.
Os sistemas de informação são utilizados para: aumentar a agilidade dos processos; auxiliar no desenvolvimento de novos produtos; melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a fidelização; auxiliar na tomada de decisão.
7) Em uma organização, os sistemas de informação se dividem em tipos específicos. Um deles é conhecido como Sistema de Processamento de Transações (SPT). Sobre o SPT, é correto afirmar que:
fornece dados que podem auxiliar na decisão de um colaborador de conceder ou não crédito a um cliente.
8) Os sistemas de informação gerencial (SIG) representam um elemento importante para uma organização. Esse tipo de sistema:
tem como uma de suas principais funções gerar relatórios de desempenho, permitindo o monitoramento e previsões futuras.
9) Um sistema de apoio ao executivo (SAE) representa um importante investimento para uma organização no que se refere à gestão da informação. Assinale a alternativa correta acerca desse tipo de sistema.
Capta dados de diversas fontes internas e externas, permitindo uma visão clara tanto da empresa quanto do mercado.
10) Conhecer a evolução dos sistemas de informação permite um melhor entendimento a respeito deles.
Acerca da evolução dos sistemas de informação, é correto afirmar que:
a evolução do comércio eletrônico aumentou a demanda por informação, tornando este ativo importante para as organizações.
11) Qual foi o fator que marcou a área de TI a partir do ano de 2009, fazendo as empresas buscarem atrair a atenção dos seus clientes através de plataformas de redes sociais e adaptarem seus sistemas online para funcionar em diferentes meios de acesso?
Popularização de dispositivos móveis e maior conectividade.
12) No momento de tomar decisões sobre como adquirir componentes de hardware, software, redes, banco de dados ou funcionários para a organização, o gestor deve identificar se a infraestrutura de TI pode ser combinada com a disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade requeridas pelo sistema de informação da empresa e outros aplicativos. Essa característica também é chamada de:
dependência.
13) As organizações modernas possuem diversos tipos de sistemas de informação que coletam e processam dados, distribuem relatórios e dão suporte a tomadas de decisão e processos de negócios. Nesse contexto, identifique a alternativa que corresponde aos sistemas responsáveis pela geração de relatórios que convertem dados brutos em informações significativas.
Sistema de Informação Gerencial (SIG).
14) Um dos principais objetivos dos Sistemas de Informação é processar dados economicamente, transformando-os em informação e conhecimento, auxiliando assim os gestores no processo de tomada de decisões. A respeito de dados, informações e conhecimentos, identifique a afirmativa INCORRETA:
Conhecimento, na prática, é um sinônimo de informação, pois no ambiente organizacional as pessoas que têm informação também possuem conhecimentos.
15) Está comprovado, por diversos estudos, que a inovação em uma organização leva diretamente ao seu crescimento rentável quando novas fontes de lucro são criadas e novos mercados são abertos. Sendo assim, é muito importante que as empresas busquem sempre lançar produtos diferenciados para criar novas demandas que nem mesmo seus clientes sabiam que possuíam. Nesse contexto, identifique a alternativa que apresenta uma afirmação incorreta:
A implantação de Sistemas Integrados de Gestão (SIG) está diretamente ligada ao aumento da inovação nas empresas, em especial daquelas que investem em produtos revolucionários.
16) O computador pode ser entendido como um sistema de componentes e funções de hardware programado para diversas ações, tais como executar rotinas e gerar resultados de acordo com o solicitado pelos usuários finais. Sob outro ponto de vista, o computador não é apenas um conjunto de dispositivo eletrônicos responsável por executar tarefas de processamento de informação, mas sim um sistema que envolve componentes inter-relacionados que, por sua vez, executam funções básicas do sistema, como entrada, processamento, saída, armazenamento e controle. Com base nessas funções básicas do sistema, marque a alternativa CORRETA:
A Unidade Central de Processamento (CPU) é responsável tanto pela função de processamento dos dados quanto pela função de controle nos sistemas de computação.
17) Mudanças tecnológicas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.