Buscar

Atividade 3 - Aprendizado de Máquina

Prévia do material em texto

Escreva uma resenha, de aproximadamente 10 linhas, que trate a importância das técnicas de clusterização de dados para a gestão de negócios;
Exemplifique de modo prático e objetivo a utilização desses algoritmos.
Submeta o arquivo de sua resposta para avaliação docente.
A clusterização é uma técnica que permite utilizar variáveis a fim de unir indicadores comuns. Basicamente através da clusterização o analista consegue agrupar e resumir todas as informações coletadas.
A partir dessa análise, pode ser aplicada uma forma hierárquica ou não hierárquica. Nos métodos hierárquicos existem os aglomerativos, ou seja, quando os elementos começam separados e vão sendo unidos em etapas, ou divisivos, quando o Cluster inicial é fragmentado em outros menores, para então escolhermos o melhor número de Clusters.
O modelo de Cluster traz vantagens no que se diz respeito a otimização da parte funcional pois torna-se possível atingir um nível superior de processamento de máquinas complexas de alto valor com máquinas simples. Com isso os custos são reduzidos pois a arquitetura Cluster tem menos complexidade do que um megacomputador e pode fornecer os mesmos resultados que ele, o que é ótimo para qualquer negócio.
Alguns exemplos práticos da utilização da arquitetura em Cluster são; 
- Em Marketing: Permite que sejam encontrados consumidores com comportamentos semelhantes entre si e oferecer conteúdos com relevância de modo preciso para aumento de conversão. 
- Livrarias: Pode otimizar a organização e catálogo de títulos vendidos.
- Internet: Pode separar documentos e juntar dados de blogs para que sejam reconhecidos padrões de acesso. 
- Saúde: Classifica os pacientes com sintomas semelhantes para constatar situações de risco, novos casos e eventuais diagnósticos e tratamentos. 
Existem diversas áreas de negócio que são otimizadas através da clusterizaão como; financeira, e-commerce, aluguéis etc. É uma boa alternativa para analisar dados que ainda não são tão conhecidos pela organização, para iniciar a exploração e assim extrair valor.

Continue navegando