Buscar

avaliação enfermagem integrada 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfermagem Integrada
1.A lei 8080/90 define os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde). A esse respeito é INCORRETO afirmar que:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Devem-se organizar os serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
Deve-se dar ênfase na descentralização dos serviços para os municípios.
O direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde, é um dos princípios do SUS.
A universalidade de acesso é entendida como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
2.Em relação à legislação do Sistema Único de Saúde, historicamente a aproximação do governo com o movimento sanitário e os movimentos sociais populares, que marcou uma nova fase na participação social nas políticas públicas de saúde, foi:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Lei Orgânica da Saúde.
O Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (PREV-Saúde).
A 8a Conferência Nacional de Saúde.
A Criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Programa de Saúde da Família.
3.A Lei n. 8.142/90 instituiu duas “instâncias colegiadas” para a participação da comunidade na gestão do SUS em cada esfera de governo: Conferência de Saúde e Conselho de Saúde. Dessas instâncias, participam os seguintes segmentos da sociedade: I. Prestadores de serviços. II. Profissionais de saúde. III. Usuários dos serviços de saúde. IV. Representantes do governo. Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos segmentos participantes:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Apenas II e III participam.
Apenas II e IV não participam.
Apenas III não participa.
I, II, III e IV participam.
4.A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia desenvolvida a partir da prática do enfermeiro para sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem. O método é organizado em cinco etapas, que ajudam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem. As etapas são:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Diagnostico de Enfermagem; Coleta de Dados de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Prescrição de Enfermagem; Implementação.
Coleta de Dados de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; Avaliação de Enfermagem.
Histórico de Enfermagem; Execução do Planejamento; Avaliação de Enfermagem; Implementação; Prescrição de Enfermagem.
Construção de Histórico; Prescrição de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem; Execução do Planejamento; Implementação.
Nenhuma das alternativas anteriores.
5.A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural. O princípio da integralidade da assistência à saúde está presente na seguinte situação:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
as famílias com maior grau de vulnerabilidade social receberam mais visitas domiciliares no mês do que as demais.
todas as pessoas que procuraram a Unidade Básica de Saúde da Família no dia D de vacinação foram atendidas sem qualquer discriminação.
menos de 5% das pessoas que procuraram o acolhimento da Unidade Básica de Saúde no mês necessitaram de encaminhamento a outros serviços de saúde.
a Unidade Básica de Saúde orienta a comunidade, realiza busca ativa de sintomáticos respiratórios, diagnostica casos novos de tuberculose e os trata até a cura.
durante a campanha de vacinação, os idosos foram submetidos a exames odontológicos para investigação de lesões sugestivas de câncer de boca.
6.Entre os políticos que se dedicaram na luta pela Reforma Sanitária, está o sanitarista Sergio Arouca. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). A evolução histórica das políticas de atenção à saúde se destacou com o Movimento da Reforma Sanitária Brasileira e teve grandes implicações nos princípios do Sistema Único de Saúde e no Estratégia Saúde da Família. NÃO está correto o que se afirma em:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) em 1986 foi o grande marco nas histórias das conferências de saúde no Brasil. Suas propostas foram contempladas tanto no texto da Constituição Federal/1988, como na lei orgânica da saúde, nº 8.080/1990.
O Programa Estratégia Saúde da Família (PSF), atualmente conhecido como Estratégia Saúde da Família (ESF), teve início no Brasil no ano de 1996.
No ano de 1991, foi implantado no Brasil o Programa de Agentes Comunitário de Saúde (PACS), com a participação da Equipe formada por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e coordenado pelo Enfermeiro.
Pode ser definida a Atenção Primária em Saúde (APS) como o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.
7.Na perspectiva da saúde coletiva, grande parte do trabalho do enfermeiro envolve ações de educação em saúde. Para que essa prática educacional seja efetiva objetivando o desenvolvimento das potencialidades humanas e de transformação da realidade, o posicionamento mais adequado que o profissional de enfermagem deve adotar é:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Capacitar os usuários para melhorar a sua qualidade de vida e saúde.
Transferir o conhecimento profissional para o sujeito que escuta.
Seguir os roteiros de educação em saúde pré‐estabelecidos para o assunto que deseja abordar.
Conscientizar‐se de que necessita se especializar também nas teorias pedagógicas, educacionais e de comunicação.
8.De acordo com o art. 2º da Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde, podemos conceituar Atenção Básica como um conjunto de ações de saúde:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.
Coletiva que envolvem diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.
Individuais que envolvem prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.
Individuais, familiares e coletivas que envolvem diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.
Familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico e redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada.
9.Segundo a NANDA 2015, a taxonomia é uma ordenação sistemática de fenômenos que definem os conhecimentos da disciplina de enfermagem. Na Sistematização da Assistência em Enfermagem, a NANDA tem um papel muito importante. Sobre ela, responda, o que é Taxonomia:Requer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
Abrange os processos de enfermagem.
Auxilia na anamnese do paciente.
Auxilia no planejamento e intervenção de enfermagem.
Organiza e classifica os diagnósticos de enfermagem.
Organiza a avaliação do paciente.
10.A prática da enfermagem em saúde pública é uma ação de extrema necessidade na atualidade. Analise as seguintesações. I. Práticas de atenção primária. II. Práticas de atenção secundária e terciária. III. Desenvolvimento de programas de educação em saúde. IV. Desenvolvimento de estudos epidemiológicos. Enquadra-se como aplicações junto à saúde comunitária as alternativasRequer resposta. Opção única. 
(1 Ponto)
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.

Continue navegando