Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
ARGUMENTAÇÃO JURIDICA1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Argumentação jurídica vem para mostrar que estamos diante de algo em que não podemos mais expressar nossos pensamentos de forma objetiva no âmbito jurídico , tudo deve ser baseado em seus artigos para que se concretize uma opinião ou até mesmo convença alguém , Atualmente não somos nada sem a argumentação , isso vem se tornando cada dia melhor e indispensável para a área ,essas ideias vem desde teóricos do neopositivismo , assim motivara o poder de uma decisão. 
A teoria de argumentação Consiste na ideia de que sempre precisamos fazer as razões para defesa, deixar bem claro as razões do seu modo de pensar sobre os autos , seria bem fácil se cada um elaborasse suas petições ,solicitando ao juiz determinado assunto sem que houvesse uma intenção , um pedido especial , uma teoria convincente de que a sua versão e ideal para a conclusão .
A argumentação jurídica tá precisa ter as referencias das normas estabelecidas em lei ,um criterio usado para justificar a posição da norma e a interpretação das normas , também pide se usar a inclusão e a dedução para meios de argumentação .
Na pratica judicial não e apenas montar uma decisão ou artigo , deve se ter uma razão , saber deixar as pessoas convencidas da veracidade do caso ou ate descisão para solucionar de forma justa. 
Para finalizar o raciocínio ,irei apresentar algumas especies de argumentos : Argumento de autoridade- para validar uma tese que e relavada por outro doutrinador – Argumento a pari ,trata se do principio da semelhança com outro caso –Argumento a fortiori , que se deduz o maior do menor e assim se resolve ,como exemplo uma testemunha ou prova aceita como argumento –Argumento pelo absurdo que vem para defender causa absurda ou invalidade deu uma idéia.
Fonte de pesquisa : https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-116/a-teoria-da-argumentacao-juridica-como-instrumento-para-a-solucao-justa-dos-casos/