Buscar

ARGUMENTAÇÃO JURIDICA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Argumentação jurídica vem para mostrar que estamos diante de algo em que não podemos mais expressar nossos pensamentos de forma objetiva no âmbito jurídico , tudo deve ser baseado em seus artigos para que se concretize uma opinião ou até mesmo convença alguém , Atualmente não somos nada sem a argumentação , isso vem se tornando cada dia melhor e indispensável para a área ,essas ideias vem desde teóricos do neopositivismo , assim motivara o poder de uma decisão. 
A teoria de argumentação Consiste na ideia de que sempre precisamos fazer as razões para defesa, deixar bem claro as razões do seu modo de pensar sobre os autos , seria bem fácil se cada um elaborasse suas petições ,solicitando ao juiz determinado assunto sem que houvesse uma intenção , um pedido especial , uma teoria convincente de que a sua versão e ideal para a conclusão .
A argumentação jurídica tá precisa ter as referencias das normas estabelecidas em lei ,um criterio usado para justificar a posição da norma e a interpretação das normas , também pide se usar a inclusão e a dedução para meios de argumentação .
Na pratica judicial não e apenas montar uma decisão ou artigo , deve se ter uma razão , saber deixar as pessoas convencidas da veracidade do caso ou ate descisão para solucionar de forma justa. 
Para finalizar o raciocínio ,irei apresentar algumas especies de argumentos : Argumento de autoridade- para validar uma tese que e relavada por outro doutrinador – Argumento a pari ,trata se do principio da semelhança com outro caso –Argumento a fortiori , que se deduz o maior do menor e assim se resolve ,como exemplo uma testemunha ou prova aceita como argumento –Argumento pelo absurdo que vem para defender causa absurda ou invalidade deu uma idéia.
Fonte de pesquisa : https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-116/a-teoria-da-argumentacao-juridica-como-instrumento-para-a-solucao-justa-dos-casos/

Outros materiais