Buscar

Despachante Documentalista e suas Atribuições

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Turma: 
Nome: 
REDAÇÃO: O Despachante Documentalista e suas Atribuições
O despachante documentalista é um profissional diferenciado, pois é especialista em diversos tipos de documentos, como licença e registro de carteira de habilitação, Alvarás para liberar funcionamento de estabelecimentos, documentação veicular e vistorias. Por esse motivo, eles podem atuar juntamente a órgãos públicos, como DETRAN - Departamento de Trânsito, Associações de classes trabalhistas como de motoristas de transporte escolar e de taxistas e até na Receita Federal.
Observamos que o despachante documentalista é responsáveis por solicitar a emissão de documentos de pessoa física e jurídica, como licença e laudos, além de inscrições, mudanças ou baixas em registros e cadastros. Além disso, ele também está apto para organizar arquivos e monitorar os vencimentos para atualização, regularização de débitos e pagamentos de impostos e taxas, requerer isenções, cancelamentos ou suspensões de valores e até mesmo solicitar a devolução de indébitos e recebimento de indenizações, seguros e pensões. Ainda, é possível atuar como despachante imobiliário, emitindo documentações de imóveis e edificações, como alvarás de funcionamento, por exemplo.
Entre seus deveres estão: tratar os interessados nos seus serviços com ética e respeito, ter um comportamento ilibado nos recintos das repartições públicas, desempenhar suas funções com zelo e presteza no que cabe a seu cargo, manter a descrição, por tratar tudo com o mais absoluto sigilo, o instrumento a nortear sua atuação e comportamento é o Código de Ética aprovado pelo Conselho Federal de Despachante Documentalista, ressarcir seus contratantes caso aja danos e prejuízos decorrentes dos serviços prestados e afixar em local de fácil visualização e leitura a sua habilitação profissional e o alvará de funcionamento que foi expedido pelo município. Porém apesar disso, eles têm seus direitos profissionais preservados, pois o despachante não pode ser punido sem o direito de ampla defesa.

Continue navegando