Buscar

artico científico

Prévia do material em texto

PAPEL DO GESTOR NA ISTITUIÇÃO ESCOLAR
Retieli Maria da Silva Solis
(palavras chave: competencias, gestão escolar, responsabilidades, ações)
AÇÃO DO GESTOR NO DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO
	O gestor escolar assume uma importante função no desenvolvimento educacional de uma instituição de escolar. O funcionamento dos trabalhos prestados pelas equipes pedagógicas e administrativas, os profissionais em educação, professores e demais funcionários, pais e alunos, enfim, todos que fazem parte, e estao sujeitos das decisões finais de seu gestor.
	Assim as principais funções do gestor escolar é proporcionar o suporte necessário à comunidade escolar. No entanto o desenvolvimento de suas ações, o mesmo apresenta algumas dificuldades como interagir com todos individuos envolvidos na gestão. Desta maneira apresenta um grande desafio ao organizar, orientar e permanecer um relacionamento eficiente na área educacional, orientando para uma postura de gestão democrática, Como também desenvolver iniciativas adequadas e ofertar mudanças e novos conhecimentos com objetivos de qualificação no ambiente educativos.
	O gestor escolar precisa articular, reconduzir e interceder na produção e execução e avaliação da proposta pedagógica, aprimorando o desempenho de qualidade de seu estabelecimento de ensino. Segundo a LDB nº 9.394/96, artigo 12, cabe aos
estabelecimentos ou instituições de ensino a incumbência de:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica;
II – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;
III – assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
IV – zelar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
VI – articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de
integração da sociedade com a escola;
VII – informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for
o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos
alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola;
VIII – notificar ao conselho tutelar do município, ao juiz competente da
comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação
dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 50%
(cinquenta por cento) do percentual permitido em lei.
	Desta maneira que as atribuições empregadas aos estabelecimentos de ensino são, na verdade, os objetivos de trabalho apresentados aos gestores escolares. Os gestores escolares são os representantes que são responsaveis pela organização, e responsabilidade por todos as demandas que ocorrem na escola. A LDB mostra alguns obejetivos que devem ser de prioridade do gestor escolar, aprimorando a proposta pedagógica, finaceira e parceria com a comunide. Além da função de administrador o gestor também é educador de um grupo, assim assum liderança no desenvolvimento educacional junto a equipe pedagógica da escola. Atráves da resposnsabilidade exercida é de suma importancia a experiencia na área educacional.Luck (2009,p. 23) apresenta sobre as atividades desenvolvidos na escola, mais precisamente que:
Não se recomenda, nem se justifica, a divisão do trabalho nas escolas, como muitas vezes ocorre, delimitando-se para o diretor a responsabilidade administrativa e para a equipe técnica-pedagógica a responsabilidade pedagógica. Estes profissionais são participantes da liderança pedagógica exercida pelo diretor, exercendo essa responsabilidade em regime de coliderança. Ao diretor compete zelar pela escola como um todo, tendo como foco de sua atuação, em todas as ações e em todos os momentos de aprendizagem, a formação dos alunos. 
 	Assim a função do gestor será comprida efetivamente quando assumir a dimensão pedagógica, e exceder a questão administrativa e um fazer politico, e democrático. E assumir um papel de ética a respeito de sua função, a coerência, o trabalho coletivo, e a valorização dos profissionais e a formação continuada para a formação dos individuos. A gestão para ter um trabalho amplo deve ter orientações de principios que valorizem a aprendizagem, o averiguação e avaliação, assim tornando um grande desafio ao gestor escolar. Com tais circunstâncias estão presentes na estrutura de organização nacionais, assim o gestor tem que auxiliar para uma cultura organizacional, demonstrando um cumprimento no programa curricular escolar.Sempre preocupando em melhor qualidade de ensino oferecido e para que aconteça conta com a participação de todos os integrantes compostos do processo educativos. Assim salientando os problemas encontrados e resolvendo com os mesmos com a ajuda da comunidade.Segundo Luck(2011,p.30):
''O clima institucional e a cultura organizacional da escola expressam a personalidade institucional e determinam a real identidade do estabelecimento de ensino, aquilo que de fato representa, uma vez que se constitui em elemento condutor de suas expressões, de seus passos, de suas decisões da maneira como enfrenta seus desafios, como interpreta seus problemas e os encara, além de como vê seu currículo e torna efetiva sua proposta política-pedagógica. ''
	Desta maneira para aperfeiçoamento de um bom trabalho o gestor escolar necessita desenvolver um ambiente acessivel para a participação de toda comunidade, no qual a mesma se sintirá responsavél no processo educativo e colabore com a instituição no que for preciso para melhor atender os educandos.
	A organização da instituição varia de acordo e se constitui na maneira que os profissionais agem com ação o que deixem as prioridade em segundo plano. A harmonia dos profissionais variavéis.Quanto ao clima, podemos afirmar que sua instabilidade varia de acordo com os níveis de satisfação ou insatisfação momentânea do grupo (LUCK, 2011).
	A Constituição Federal (BRASIL, 1988), artigo nº 206, II e III, determina que “o ensino será ministrado com base nos princípios da liberdade – de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber – e do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”.
 
	Contudo o gestor escolar necessita, motivar e incentivar os professores(a) e estudantes, respeitando a diversidade do trabalho pedagógico assim para obter conhecimentos satisfatório de aprendizagem. Para melhor relacionamento entre o gestor escolar e os profissionais da area de educação é indispensavel a comunicação dos mesmo para melhor atender os estudantes, e fazer a troca de saberes pedagógicos.
REFERÊNCIAS
Gestão educacional/ Graciele Alice Carvalho Adriano: UNIASSELVI,2017. 178p.
 Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília:
Senado, 1998
LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Outros materiais