A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AVALIAÇÕES | Economia (ECO20)

Pré-visualização | Página 1 de 1

4O conceito de economia está relacionado com o conceito de escassez. Esta relação ocorre porque as necessidades da sociedade são consideradas ilimitadas enquanto os recursos produtivos para atender a todas essas necessidades são considerados limitados. Este é um problema complexo que a economia procura resolver. Com relação aos conceitos de economia e escassez, analise as sentenças a seguir:
I- Os conceitos consideram limitados os recursos produtivos utilizados para a produção de bens e serviços destinados a sociedade.
II- Os conceitos consideram que os recursos produtivos são ilimitados e a necessidade da população limitada.
III- Os conceitos consideram que os recursos produtivos são ilimitados e a necessidade da população também é ilimitada.
IV- Os conceitos consideram que os recursos produtivos são limitados e a necessidade da população também é limitada.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença IV está correta.
B
Somente a sentença I está correta.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
5Além das economias capitalistas e socialistas, temos as economias mistas. Um exemplo concreto das chamadas economias mistas ou modelo de social democracia são as experiências de países nórdicos, como a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia. Nas economias mistas, o papel do Estado é fundamental. Com relação a essas economias, analise as sentenças a seguir:
I- Nas economias mistas, prevalecem as "leis de mercado", mas com forte atuação do Estado na economia.
II- Nesse sistema, os meios de produção pertencem totalmente à iniciativa privada. Ao Estado cabe apenas o papel de arrecadar impostos e oferecer subsídios à iniciativa privada.
III- Nas economias mistas, a solução dos problemas econômicos fundamentais, o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir, se dá na relação conjunta entre mercado e Estado.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
6Os bens de uma economia podem ser definidos como todos aqueles que permitem satisfazer determinada necessidade humana. Só faz sentido um "bem" ser procurado se ele satisfazer as necessidades de quem o procura. Portanto, um bem precisa ser útil. Na economia os bens podem ser classificados em bens livres e bens econômicos. Cada um deles possui especificidades e importância. Com relação aos bens de uma economia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Bens livres podem ser definidos como aqueles que existem em quantidade ilimitada e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano.  
(    ) Como bens econômicos podemos destacar a luz solar e o ar que respiramos. Estes bens não possuem preços ou pelo menos ainda não pagamos por eles.
(    ) Bens livres têm como características básicas o preço, além de serem escassos.
(    ) Bens econômicos são classificados em dois grandes grupos: bens materiais e bens imateriais ou serviços.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - V - F - F.
C
V - F - F - V.
D
F - F - V - V.