Buscar

Ativ 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Oque é Cativação?
Cativação é um fenômeno físico que ocorre principalmente em sistemas hidráulicos, é a formação de bolhas de vapor no meio do líquido transportado e pode ocorrer em qualquer líquido independente da sua viscosidade. Ocorre quando a pressão estática absoluta local cai abaixo da pressão de vapor do líquido. Quando essa bolha estoura ela cria uma onda de choque de alta energia dentro do líquido, existem vários tipos e situações que podem gerar a mesma, exemplos: 
Vaporização, turbulência, síndrome das palhetas, entre outras.. 
2. Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades? 
Caso ocorra próximo a uma superfície sólida, as ondas de choque podem provocar trincas microscópicas que com a utilização do sistema podem aumentar e causar uma erosão localizada, pode interferir tambem na lubrificação e aumento de desgaste. 
3. Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas?
Reduzindo a performance das turbinas, vibrações excessivas, desgaste e erosão; Todos os fatores citados anteriormente prejudicam o funcionamento das turbinas, a correção desses problemas é algo muito difícil de ser executado tambem.
4. Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?
Manter a tubulação sempre cheia, baixar o ponto de sucção, diminuir a temperatura do fluido, a velocidade de escoamento, elevar o nível do líquido no tanque de sucção.

Outros materiais