Buscar

Politicas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Dom Pedro II
Aluno: Marcus Felipe R. Costa
Professor: Romero de Carvalho
Curso: Administração 7º Semestre Noturno
Gestão Pública - Políticas Públicas
Você sabe o que é gestão pública? O termo esta relacionado ao papel de administrar os ativos nacionais e os ativos que seguem leis especificas a sociedade. Baseado nesse conceito, temos que ter como base a cultura institucionalizada do país, e como o bem comum na prática não é tão fortemente levado a sério. Para melhor compreender e avaliar as políticas sociais e públicas implementadas pelo governo, é necessário compreender os conceitos de políticas nacionais e sociais que apoiam tais ações e planos de intervenção. Diferentes visões da sociedade, do país e da política educacional produziram diferentes projetos de intervenção neste campo.
Partindo do pressuposto que o bem comum da sociedade é o que prevalece nas politicas publicas, porque às vezes é tão difícil ver isso na prática, com tantos problemas sociais e econômicos; desigualdade de raças e gêneros, altas taxas tributarias, mesmo com leis que tem como base o fundamento de que possamos ser todos iguais.
O governo tem o papel principal nessas politicas públicas; sendo estes na esfera federal, estadual e municipal como executivo, judiciário da supervisão da aplicabilidade das leis e o legislativo comutando e criando as leis especificas para atender a população. Dito isto, o problema principal é conotado pela falta do interesse público, no bem estar da população visando benefícios próprios.
Aos poucos a população está acordando e tendo interesse em buscar seus direitos e assim conduzindo mesmo que de forma lenta, uma revolução jamais vista, quando entendemos que todo imposto cobrado deve retornar em forma de benefícios a população, parte daí o princípio base, de que as ações do governo deve atender o interesse da comunidade. Como educação de qualidade, remanejamento consciente do dinheiro publico, para programas sociais, saúde; Isto são direitos básicos de todo cidadão. O dinheiro para tanto já existe, o problema é a aplicabilidade do mesmo, se não houvesse tantos desvios de verba para os bolsos dos corrutos, seriam muito melhor empregados. 
O exemplo de ótimas politicas ou ações públicas, foi o auxilio emergencial, dando de forma assistencial a oportunidade para as pessoas de baixa renda pudesse ate mesmo comer e suprir as necessidades básicas do ser humano; outros interesses que vem suprindo à população, visibilidade do interesse da sociedade em fiscalizar as ações do governo.
Dentro de Salvador-Ba começamos a ver algumas mudanças voltadas para mobilidade e urbanismo, desenvolvimento econômico diante da pandemia; As grandes realizações que constaram do ciclo inicial de planejamento, como a recuperação da capacidade financeira e de investimento próprio da Prefeitura e a prioridade conferida à Educação, à Saúde e à reabilitação da infraestrutura, permitiram a Salvador alcançar um novo e importante patamar de desenvolvimento. 
Cabe salientar que, obtiveram-se condições de alterar a natureza dos problemas enfrentados no dia a dia pela gestão, estabelecendo um novo paradigma. Se antes o que exigia maior atenção da Prefeitura era o pagamento da folha de pessoal e a manutenção dos serviços básicos, como limpeza pública e recapeamento de vias, hoje a realidade é completamente diferente. A saúde financeira da Prefeitura permite adotarmos iniciativas ousadas que irão transformar a vida dos soteropolitanos, a exemplo dos projetos do BRT, Hospital Municipal, novo Centro de Convenções e Salvador Social.
O controle orientado na prevenção de irregularidades financeiras é muito fácil de entender, porque enfatiza a arrecadação pública ou o dinheiro que será usado para realizar seus objetivos, O reflexo da gestão publica bem feito, é o desenvolvimento humano sustentável da comunidade brasileira.

Outros materiais