Buscar

Trabalho Escolar e Teorias Administrativas

Prévia do material em texto

Trabalho Escolar e Teorias Administrativas 
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA sobre a abordagem tradicional da escola:
Escolha uma opção:
a.
É o lugar por excelência onde se realiza a educação, a qual se restringe, em sua maior parte, a um processo de transmissão de informações em sala de aula.
b.
Segundo Émile Chartier (1978), defensor desse tipo de abordagem, a escola é o lugar, também por excelência, onde se raciocina. Defende um ambiente físico austero para que o aluno não se distraia. Considera o ato de aprender como uma cerimônia e acha necessário que o professor se mantenha distante dos alunos.
c.
O tipo de relação social estabelecido nesta concepção de escola é horizontal do professor (autoridade intelectual e moral do professor não existe) para o aluno.
d.
Grande parte das tarefas destinadas aos alunos exige participação individual de cada um deles..
Questão 2
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa CORRETA de acordo com a abordagem comportamentalista as características da escola:
Escolha uma opção:
a.
A escola não é considerada e aceita como uma agência educacional nunca deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
b.
Cabe a ela, portanto, jamais manter, conservar e sempre modificar os padrões de comportamento não aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade
c.
A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social (governo, política, economia, etc.) e depende igualmente delas para sobreviver.
d.
A escola não é a agência que educa formalmente.
Questão 3
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa CORRETA quanto a forma de avaliação na abordagem tradicional:
Escolha uma opção:
a.
A avaliação é realizada sempre sem visar à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula, pois o aluno nunca reproduz informações.
b.
Nunca se mede, pela quantidade e exatidão de informações que se consegue reproduzirem, pois os alunos jamais utilizam a repetição.
c.
Não se considera provas, exames, chamadas orais, exercícios, etc., pois a exatidão da reprodução da informação não acontece na abordagem tradicional.
d.
As notas obtidas funcionam, na sociedade, como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
Questão 4
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA na abordagem comportamentalista o processo de ensino/aprendizagem:
Escolha uma opção:
a.
Para os behavioristas, a aprendizagem pode ser defendida como uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e/ou na vida mental do indivíduo, resultantes de uma prática reforçada. (Rocha, 1980, p.28)
b.
Ensinar nunca consistirá, num arranjo e planejamento de contingência de reforço sob as quais os estudantes aprendem e o professor não tem nenhuma responsabilidade em assegurar a aquisição do comportamento.
c.
Os comportamentos desejados dos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários, tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimento do mestre e dos colegas, prestígio etc.
d.
Segundo essa abordagem, considerando-se a prática educacional, não há modelos ou sistemas ideais de instrução. A eficiência na elaboração e utilização dos sistemas, modelos de ensino depende, igualmente, de habilidades do planejador e do professor..
Questão 5
texto da questão
Agora, escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA sobre a metodologia utilizada na abordagem tradicional:
Escolha uma opção:
a.
O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo.
b.
O ponto fundamental desse processo será o produto da aprendizagem. A reprodução dos conteúdos feita pelo aluno, de forma automática e sem variações, na maioria das vezes.
c.
O magistério como uma arte não é jamais centrada no professor.
d.
Usualmente, o assunto tratado é terminado quando o professor conclui a exposição, prolongando-se, apenas, através de exercícios de repetição, aplicação e recapitulação.
Questão 6
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa CORRETA sobre à abordagem comportamentalista no que se refere ao relacionamento professor/aluno:
Escolha uma opção:
a.
O professor não é responsável por planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno nunca será maximizado, considerando-se desigualmente fatores tais como a economia de tempo, esforços e custos.
b.
Os passos de ensino, assim como os objetivos intermediários e finais, serão decididos com base em critérios que fixam os comportamentos de entrada e aqueles os quais deverão exibir ao longo do processo de ensino.
c.
O professor, nesse processo, não é considerado um planejador e nem como um analista de contingências, nem mesmo, se denomina como engenheiro comportamental.
d.
A função básica do professor não é consistir em arranjar as contingências de reforço e nunca a possibilita ou aumenta a probabilidade de ocorrência de uma resposta a ser apreendida.
Questão 7
Texto da questão
Os comportamentalistas ou behavioristas, assim, como os denominadores instrumentalistas e os positivistas lógicos, consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento. Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA referente às características a abordagem comportamentalista:
Escolha uma opção:
a.
Evidencia-se, pois, sua origem empirista, ou seja, a consideração de que o conhecimento é o resultado direto da experiência.
b.
Qualquer estratégia institucional nunca deve estar baseada em princípios da tecnologia educacional.
c.
Para que se possa proceder à análise comportamental do ensino como as respostas do aluno podem ser analisadas em seus componentes educacionais.
d.
O ensino é, pois, composto por padrões de comportamento, segundo objetivos pré-fixados.
.Questão 8
Texto da questão
Na abordagem tradicional a relação professor-aluno é vertical sendo que um dos polos (o professor) detém o poder decisório sobre a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula, etc.. Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA sobre a relação professor-aluno na abordagem tradicional:
Escolha uma opção:
a.
Ao professor compete informar e conduzir seus alunos em direção a objetivos que lhes são externos, por serem escolhidos pela escola e/ou pela sociedade em que vivem e não pelos sujeitos do processo.
b.
O professor não detém os meios coletivos de expressão. As relações que se exercem em sala de aula são feitas com aproximação, em função de o mestre ser apenas um orientador.
c.
O papel do professor está intimamente ligado à transmissão de certo conteúdo que é predefinido e que constitui o próprio fim da existência escolar.
d.
Pede-se ao aluno a repetição automática dos dados que a escola forneceu ou a exploração racional dos mesmos.
Questão 9
Texto da questão
Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA referente à abordagem tradicional no processo de ensino-aprendizagem:
Escolha uma opção:
a.
A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são “instruídos” e “ensinados” pelo professor.
b.
A aprendizagem do aluno deve ter um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm que ser adquiridos e os modelos imitados.
c.
Para este tipo de abordagem, a existência de um modelo pedagógico é de suma importância para a criança e para sua educação.
d.
O professor não se vê obrigado a limitar-se ao fornecimento de receituários, o aluno é livre para criar.
Questão 10
Texto da questão
Na abordagem comportamentalista a metodologia é uma categoria bastante ampla, pois aqui se incluem tanto as aplicações das tecnologias educacionais e estratégias de ensino, quanto às formas de reforço no relacionamento professor-aluno. Escolha entre as opções abaixo a que contém a alternativa INCORRETA sobre a metodologia dentro destaabordagem:
Escolha uma opção:
a.
A individualização do ensino surge, na abordagem comportamentalista, como decorrente de uma coerência teórico-metodológica. Tal individualização implica: especificação de objetivos; envolvimento do aluno; controle de contingência.
b.
A instrução individualizada consiste, pois, numa estratégia de ensino na qual se objetiva a adaptação de procedimentos instrucionais para que os mesmos se ajustem às necessidades individuais de cada aluno, maximizando sua aprendizagem, desempenho, desenvolvimento.
c.
Nunca permitir variações em ritmo de aprendizagem, objetivos a serem alcançados, métodos e matérias de estudo, nível exigido de rendimento e desempenho. Não pode ser utilizada em todas as matérias, nem muito menos com todos ou alguns alunos.
d.
Essa abordagem enfatiza o uso de estratégias as quais permitem que um maior número possível de alunos atinja altos níveis de desempenho.
Parte inferior do formulário

Continue navegando