Buscar

A taxa de letalidade no Brasil é

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A Plasticidade neuronal é um termo específico para transformações celulares envolvendo neurônios. A plasticidade neural, pode ser definida como a capacidade que o sistema nervoso (SN) possui em modificar propriedades morfológicas e funcionais em resposta às alterações do ambiente. A capacidade de se transformar é um a característica única na base da aprendizagem e memória. O processo hebbiano de neuroplasticidade está associado ao fortalecimento e enfraquecimento das transmissões sinápticas e a adaptação dos circuitos neuronais (sistema funcional do SN e do cérebro). Segundo Dias (2010), o termo “reserva cognitiva” é formada por circuitos em redundâncias e neurônios com funções divididas com outros. O principal fator determinante para a formação desta reserva e sobrevivência de um maior número de neurônios parece ser o nível de desenvolvimento intelectual. 
 
REFERÊNCIAS
Reabilitação Neurológica e Neuroplasticidade-por Dayane Caroline Sperandio Sales-extraído do livro “Tópicos em Neurociência Clínica” - Elisabete Castelon Konkiewitz - editora UFGD - 2009. Neurociências em debate. Disponível em: <http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/arquivos/1053 >.
SANT’ANA, D.M.G; Plasticidade neural: as bases neurobiológicas do aprendizado. Disponível em: < http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/27062014_plasticidade_neural_-_capitulo_de_livro.pdf >.

Outros materiais