A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
As aplicações de materiais não

Pré-visualização | Página 1 de 2

As aplicações de materiais não-ferrosos vêm crescendo cada dia mais, na indústria, devido a suas propriedades e aplicações específicas. Entre os materiais não-ferrosos, destaca-se como uma das ligas mais importantes as ligas de alumínio.
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as ligas de alumínio, responda: qual propriedade é característica dessas ligas?
	
	
	Baixa condutividade elétrica.
	
	
	Baixa resistência a corrosão.
	
	
	Alto ponto de fusão.
	
	
	Alta dureza devido a presença da microestrutura martensita.
	
	
	Baixo peso específico.
1. As ligas de Cobre-Zinco (Cu-Zn) têm como grupo os latões. Os tratamentos térmicos dos latões são: recozimento, têmpera e revenimento. O revenimento é realizado nos latões, principalmente para o alivio de tensões. Por outro lado, a têmpera é realizada em latões bifásicos após o trabalho a quente ou em peças fundidas, com o objetivo de precipitar a fase mais resistente.
 
Considerando o tratamento térmico de envelhecimento por precipitação em latões, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O latão não é elegível para envelhecimento por precipitação, pois, para realizarmos o envelhecimento, é necessária uma solubilidade baixa entre as fases.
II. O limite de solubilidade do Zn no Cu se mantém consideravelmente com a redução da temperatura, fazendo com que o latão seja ilegível para o envelhecimento por precipitação.
III. O latão é elegível para o tratamento térmico de envelhecimento por precipitação, pois não se realiza a têmpera em latões monofásicos devido a conter somente uma única fase.
IV. O tratamento térmico de envelhecimento por precipitação é realizado nos latões, principalmente para o alivio de tensões.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III.
A prática da engenharia envolve o uso de princípios científicos de componentes e de sistemas que tenham desempenho confiável e satisfatório para o projeto. Outra força motriz crítica na prática da engenharia é devida aos fatores econômicos. Colocado de forma simples, a empresa ou instituição deve apurar o lucro dos produtos que fabrica e vende. O engenheiro pode projetar o componente perfeito; entretanto, uma vez fabricado, esse componente deve ser ofertado para venda a um preço que seja atrativo para o consumidor e que dê um lucro adequado para a empresa.”
Fonte: CALLISTER JUNIOR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 437.
 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância do custo dos materiais, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O custo que o produto terá para a empresa é o único critério a ser considerado na escolha de um material.
II. Os custos de fabricação dos materiais são irrelevantes para a empresa se o processo de fabricação atende os requisitos ambientais.
III. O custo do material e de sua fabricação é de extrema importância para as empresas, porém, deve-se levar em consideração outros critérios de seleção.
IV. Não basta que um material atenda a todos os critérios de seleção, se sua produção não for economicamente viável para a empresa.
	
	
	III e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	II e III.
1. Os latões possuem razoável resistência a corrosão, resistência mecânica e dureza alta, quando comparados com o cobre puro. Porém, possuem condutividade elétrica e térmica mais baixas quando comparados com o cobre puro. Vale ressaltar que essas ligas possuem boa conformabilidade.
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado, os latões são ligas de:
	
	
	Cu-Zn.
	
	
	Cu-Sn.
	
	
	Cu-Fe.
	
	
	Cu-C.
	
	
	Cu-Mn.
1. A escolha do material adequado é realizada levando em consideração diversos aspectos, tais como: propriedades mecânicas, elétricas, térmicas, por exemplo. Além das propriedades dos materiais, leva-se em consideração a facilidade de fabricação desses materiais, custo, aplicação desejada e impacto ambiental.
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado, responda: quais critérios são mais importantes na escolha de um material?
	
	
	Resistência mecânica e custo.
	
	
	O custo, a resistência e o impacto ambiental dos materiais escolhidos.
	
	
	O Impacto ambiental é o principal critério adotado na escolha de um material.
	
	
	O custo é o principal critério adotado na escolha do material.
	
	
	A escolha das melhores propriedades deverá levar em consideração as exigências e aplicações para o material.
As ligas de Cobre-Estanho (Cu-Sn) têm o cobre como elemento principal. A porcentagem de estanho nessas ligas pode chegar até 20% e ele tem como principais efeitos na liga a diminuição do ponto de fusão, aumentando a resistência da liga, quando comparada com o cobre puro.
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre as ligas de Cobre-Estranho (Cu-Sn), analise as afirmativas a seguir.
 
I. As ligas de Cu-Sn formam o grupo dos Bronzes.
II. A resistência a corrosão das ligas Cu-Sn é muito maior, quando comparada com o cobre puro.
III. As ligas Cu-Sn apresentam menor dureza e menor ductilidade, quando comparadas com os latões.
IV. Algumas aplicações das ligas de Cu-Sn são em engrenagens, torneiras, buchas, tubos que necessitam de flexibilidade.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	III e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	I e II.
	
	
	II e III.
1. “O titânio e suas ligas são materiais de engenharia relativamente novos, que apresentam extraordinária combinação de propriedades. O metal puro tem massa específica relativamente baixa (4,5 g/cm3), elevado ponto de fusão [1668°C (3035°F)], e módulo de elasticidade de 107 GPa (15,5 × 106 psi). As ligas de titânio são extremamente resistentes; são possíveis limites de resistência à tração à temperatura ambiente, tão elevados quanto 1400 MPa (200.000 psi), produzindo resistências específicas excepcionais. Adicionalmente, as ligas são muito dúcteis e podem ser forjadas e usinadas com facilidade.”
Fonte: CALLISTER JUNIOR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 437.
 
Considerando as aplicações das ligas de titânio, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O titânio é utilizado na indústria médica por ser biocompatível.
II. O titânio é considerado um material radioativo para o corpo humano.
III. O titânio é utilizado em aplicações em que é necessária uma ótima resistência a corrosão, como em materiais de estruturais navais.
IV. O titânio é aplicado em próteses, mesmo possuindo uma baixa dureza.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	II e III.
	
	
	II e IV.
	
	
	III e IV.
As composições, de acordo com a Aluminum Association, [...] são especificadas por um número com quatro dígitos, que indica as principais impurezas presentes e, em alguns casos, o nível de pureza em que o primeiro X representa o elemento de maior composição da liga. Já o segundo X, indica se houveram modificações na liga original ou não.”
Fonte: CALLISTER JUNIOR, W. D.; RETHWISCH, D. G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. p. 438. (Adaptado).
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado sobre a classificação das ligas de alumínio, responda: qual liga é representada pelo número 2 no primeiro X (2XXX)?
	
	
	Al-Mn.
	
	
	Al-Cu.
	
	
	Al puro.
	
	
	Al-Si.
	
	
	Al-Mg.
1. Os principais tratamentos térmicos utilizados nas ligas de alumínio são: solubilização, homogeneização, recozimento, alívio de tensões e envelhecimento. Sabe-se que um desses tratamentos térmicos tem como função recuperar as propriedades das ligas que foram encruadas através do trabalho a frio.
 
Considerando essas informações e conteúdo estudado, responda: qual tratamento térmico tem como função recuperar as propriedades das ligas?
	
	
	Solubilização.
	
	
	Homogeneização.
	
	
	Recozimento.
	
	
	Envelhecimento.
	
	
	Têmpera.
1. Os elementos de liga são adicionados às ligas de magnésio, com a finalidade