Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Equipamentos computacionais de alto desempenho são aplicados em sistemas computacionais voltados para áreas específicas como a médica, automação industrial, exploração de petróleo, sensoriamento remoto, engenharia financeira, mineração de dados, entre outros. 
O motivo é a necessidade de ter modelos matemáticos com base em equações complexas, manipulação de dados em bases com grande volume em conjunto com a semântica destes mesmos dados. 
Sendo assim é importante ter conhecimento adequado sobre o hardware que será utilizado para manipular este tipo de informação tão específica e muito comum atualmente. 
Portanto confeccione um texto que descreva a importância do processador, instruções, memorias cache virtual e a relação com memórias de alto desempenho. 
Toda a pesquisa pode ser realizada nos livros que estão como bibliografia básica da nossa disciplina e ainda em sites da internet. 
  
Referência 
HENNESSY, J. L.; PATTERSON, D. A. Arquitetura de Computadores: uma Abordagem Quantitativa. 5.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2014.  
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.  
TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013
Sabemos que o celebro do computador é o processador, ele é responsável pela execução de instruções dentro de um sistema, executando os comandos gerados pelos e para os softwares, sem ele não temos funcionalidade do SO.
O processador é divido em várias partes, a Unidade Lógico-Aritmética (ULA), responsável pelas partes operacionais lógicas e cálculos, e as memorias de acesso rápido. No quesito memória, temos a memória cache, ele é a memória mais leve e rápida do seu sistema, para onde vão as informações temporárias que precisam ser processadas mais rapidamente. Essa é a primeira opção de abrigo de dados, pois possui comunicação, a principal função é apenas a de guardar os resultados das operações do processador.
Falando mais de memória, temos a memória virtual, também conhecida como arquivos de paginação, a memória virtual que é reservada no momento em que o sistema operacional é instalado em um computador.
É muito importe que o SO identifique que a memoria RAM esta cheia, a memoria virtual será acionada imediatamente, aumentando a capacidade de dados temporários.
Um aparelho que utiliza alto desempenho do processador através de cálculos matemáticos seria o aparelho de ressonância magnética, utiliza pulso magnético através de cálculos de retorno se produz uma imagem.

Outros materiais