Buscar

Avaliação e Fisiopatologia da Celulite

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FERNANDA MELO
Curso	SD0213 ESTÉTICA CORPORAL I EAD21.1 - 202110.134631.08
Teste	ATIVIDADE 3 (A3)
Iniciado	05/06/21 12:57
Enviado	17/06/21 16:52
Status	Completada
Resultado da tentativa	8 em 10 pontos 
Tempo decorrido	291 horas, 54 minutos
Resultados exibidos	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Em uma avaliação de hidrolipodistrofia ginoide (HLDG), não apenas o grau de celulite e a forma clínica devem ser avaliados. Além desses fatores, peso, IMC, medidas circunferenciais, teste de contração muscular, palpação, fotografia clínica e estado do membro no que refere à presença de ondulações e rebaixamento da pele, alterações vasculares sensibilidade e temperatura devem ser incluídos no processo avaliativo. Para isso, diversos testes podem ser utilizados como métodos avaliativos, além de equipamentos como ultrassonografia, ressonância magnética e outros.
 
CHRISTMAN, M. P. et al . An Anatomical Approach to Evaluating and Treating Cellulite. Journal of drugs in dermatology : JDD, v. 16, n. 1, p. 58-61, 2017.
 
A partir da descrição sobre avaliação em celulite, analise as alternativas abaixo que descrevem os critérios a serem avaliados,
I. Faz parte dos critérios de avaliação de celulite o pinçamento da pele para verificar a presença de flacidez tissular e muscular.
II. O teste do quadril deve ser realizado para avaliação de celulite a fim de identificar se há presença de tecido adiposo ou hipotonia muscular.
III. O teste de casca de laranja é realizado pressionando o tecido adiposo entre os dedos polegar e indicador ou entre as palmas das mãos a fim de verificar a presença de fibrose.
IV. Ao pressionar o tecido adiposo entre os dedos do avaliador seguido de rolamento, é possível observar a presença de nódulos fibróticos.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
Resposta Selecionada:	
Correta II e IV.
Resposta Correta:	
Correta II e IV.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. O pinçamento apenas avalia a condição da pele quanto à sua flacidez, mas para avaliar a musculatura é necessário solicitar contração muscular. Já o teste de casca de laranja é realizado ao se pressionar o tecido para verificar rugosidade.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
A hidrolipodistrofia ginoide (HLDG) ou popularmente conhecida como celulite é uma disfunção que não apresenta riscos a cliente, mas que pode apresentar alterações em níveis comportamentais e de autoestima. A critério histopatológico, as alterações não ocorrem em nível epidérmico, mas o acometimento é no âmbito dérmico e hipodérmico. A derme modifica a sua estrutura, os septos fibrosos sofrem alterações, a circulação fica comprometida e o tecido hipodérmico está associado ao aumento das células adiposas.
 
AFONSO, J. M. et al . Celulite: artigo de revisão. Surgical & Cosmetic Dermatology , v. 2, n. 3, 2010.
 
Diante do conhecimento referente aos aspectos histopatológicos da hidrolipodistrofia ginoide, assinale a alternativa que traz a resposta correta.
 
Considerando o texto acima e o conteúdo estudado, analise as asserções abaixo:
Resposta Selecionada:	
Correta Em nível dérmico ocorre uma polimerização excessiva dos mucopolissacarídeos e, como consequência, há aumento da retenção de água, sódio e potássio.
Resposta Correta:	
Correta Em nível dérmico ocorre uma polimerização excessiva dos mucopolissacarídeos e, como consequência, há aumento da retenção de água, sódio e potássio.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. A alteração histopatológica em nível dérmico que favorece a retenção de água sódio e potássio potencializa o desenvolvimento do edema, característica bem relevante na celulite.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Sabe-se que a celulite pode estar sendo desenvolvida mesmo em clientes que têm um bom tônus muscular e que não apresentam a adiposidade localizada. Entretanto, o aumento dos adipócitos é um critério a ser avaliado em celulite, visto que no mecanismo fisiopatológico da HLDG o tecido adiposo tem um importante papel em seu desenvolvimento. O aumento da célula adiposa pode favorecer diversas disfunções no tecido, e o teste do quadril pode ser utilizado para confirmar a presença de gordura ou para auxiliar na definição do tônus muscular.
 
AFONSO, J. M. et al . Celulite: artigo de revisão. Surgical & Cosmetic Dermatology , v. 2, n. 3, 2010.
 
A partir das funções supracitadas sobre a fisiopatologia da HLDG, analise as proposições a seguir e a relação entre elas.
 
I. O aumento do tecido adiposo é um fator condicionante para a formação da HLDG.
 
PORQUE
II. O aumento dos adipócitos comprime os vasos sanguíneos e linfáticos adjacentes e favorece a um estiramento dos septos conjuntivos.
 
A respeito dessas proposições, assinale a opção correta.
Resposta Selecionada:	
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Resposta Correta:	
Correta As proposições I e II são verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. O aumento do tecido adiposo irá gerar diversas alterações clínicas e funcionais dos tecidos adjacentes e favorece o desenvolvimento da celulite.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
 Leia o texto abaixo:
 
A celulite é um termo de conhecimento popular, mas que tecnicamente apresenta diversas nomenclaturas, inclusive a hidrolipodistrofia ginoide (HLDG). Caracteriza-se por alteração na conformidade do sistema tegumentar, podendo apresentar nódulos fibróticos, alteração de sensibilidade e temperatura. Além de fatores predisponentes, como genética e hábitos de vida, diversas são as teorias que sustentam a sua fisiopatologia: anatomia do tecido, alteração circulatória, alteração de septos conjuntivos e teoria inflamatória.
 
AVRAM, M. M. Cellulite: a review of its physiology and treatment. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, v. 6, n. 4, p. 181-185, 2004.
 
Assinale com V as alternativas verdadeiras e com F as alternativas falsas sobre os conceitos de HLDG.
 
( ) O termo “celulite” é empregado para uso de HLDG, pois o que ocorre é uma inflamação da célula
( ) A HLDG é uma alteração no tecido epidérmico, dérmico e tela subcutânea.
( ) Em muitos casos de HLDG, o acometimento do sistema linfático está associado a disfunção.
( ) Em alguns casos é possível encontrar aumento da temperatura local.
( ) Por características anatômicas masculinas e questões hormonais, raramente visualiza-se a celulite em homens.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta F, F, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta F, F, V, F, V.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. O acometimento da celulite por questões anatômicas e influências hormonais acomete mais as mulheres e envolve o sistema tegumentar em nível dérmico e tela subcutânea. Com comprometimento circulatório e de sistema linfático e por diminuição do aporte sanguíneo, ocasiona diminuição da temperatura local. Já a inflamação vista não é em nível celular, e sim por distensão dos septos.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
A celulite é uma disfunção estética de característica multifatorial, que apresenta quatro importantes fatores fisiopatológicos envolvidos, mas sofrem também grandes influências de fatores predisponentes e fatores condicionantes. Como predisposição, os fatores hormonais são os mais mencionados, e os hábitos de vida vêm sendo cada vez mais estudados na literatura. Já o aumento do tecido adiposo é um fator condicionante por favorecer o estiramento de septos, mas não pode ser visto como critério fisiopatológico da celulite.
 
AVRAM, M. M. Cellulite: a review of its physiology and treatment. Journal of Cosmetic and Laser Therapy , v. 6, n. 4, p. 181-185, 2004.
 
Sobre a fisiopatologia da HLDG, analise as afirmativas a seguir.
I. A anatomia feminina favorece o desenvolvimento da HLDG por apresentar os septos conjuntivos mais finos e dispostos verticalmente.
II. Há uma retração e um endurecimento do tecido conjuntivo que impedem a distensão fisiológica da derme.
III. Os fatores vasculares associados são: deterioração vascular dérmica, deposição de glicosaminoglicanos hiperpolimerizados nas paredes capilares dérmicas e alterações funcionais do sistema linfático.
IV. Os fatores inflamatórios referem-se à inflamação da célula que atingem as camadas subepidérmicas.
 
Agora, assinale a alternativa que traz as afirmativas corretas.
Resposta Selecionada:	
Correta I e III.
Resposta Correta:	
Correta I e III.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. Os fatores fisiopatológicos envolvidos são: a anatomia do tecido, que no caso das mulheres as torna mais predispostas; alongamento dos septos conjuntivos; fatores inflamatórios; e fatores circulatórios.
Pergunta 6
0 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Cliente do sexo feminino, 23 anos, busca tratamento estético para celulite. Em avaliação com a esteticista na anamnese, foi relatado que a cliente tem a queixa após uso de anticoncepcional via oral que iniciou aos 18 anos, trabalha na maior parte do tempo em ortostase, é sedentária e nunca realizou tratamento antes. Já em exame físico foram verificados diminuição discreta da temperatura, sem nódulos fibrótico ou aderências, Grau 2 de celulite, presença de varizes, teste de cacifo positivo, sensação de peso após diária de trabalho.
 
Sobre o caso clínico apresentado, considere as afirmativas a seguir.
 
I. A forma clínica é edematosa.
II. A forma clínica é flácida.
III. Drenagem linfática é uma opção de proposta terapêutica.
IV. Histologicamente a cliente possivelmente apresente dilatação capilar e micro-hemorragias. 
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
Resposta Selecionada:	
Incorreta II, III e IV.
Resposta Correta:	
Correta I, III e IV.
Comentário da resposta:	Sua alternativa está incorreta. Observe as características do caso, como por exemplo, teste de cacifo e varizes, que induzem a uma forma clínica da celulite. Também verifique no e-book as possíveis alterações histológicas relacionadas a cada grau.
Pergunta 7
0 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Cliente sexo F, 33 anos, com queixa de celulite é avaliada por uma esteticista em um centro de estética. Cliente com queixa desde adolescência, nunca realizou tratamento estético, se alimenta bem, mas é sedentária. Faz uso de anticoncepcional via oral desde os 17 anos. Ao exame físico foram observados ondulações do tecido em ortostase e em sedestração, nódulos fibróticos observados apenas com palpação, alteração de temperatura local, o tecido acompanha as mudanças de posição, sem varizes e teste de cacifo negativo.
 
Sobre o caso clínico apresentado, assinale com V as alternativas verdadeiras, e com F as alternativas falsas.
 
( ) Na classificação de celulite de 1 a 4, o grau encontrado na cliente é o 3.
( ) Trata-se de uma celulite com forma clínica flácida.
( ) Para detectar alteração de sensibilidade utiliza-se o aparelho de termografia.
( ) Possivelmente a temperatura no membro dessa cliente estará diminuída.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Incorreta V, F, V, F.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Comentário da resposta:	Sua resposta está incorreta. Verifique as características de cada grau de celulite, assim como a diferença entre as formas clínicas entre flácida, edematosa e consistente. É importante o conhecimento dos testes e equipamentos para avaliação de sensibilidade e temperatura, respectivamente.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Analise a figura a seguir comparando um tecido com e sem celulite.
 
 
Com base nas imagens e nas informações que elas oferecem, ordene corretamente a sequência de seu desenvolvimento clínico. 
 
( ) Rebaixamento da pele
( ) Aumento de tecido adiposo
( ) Projeção superior do tecido adiposo
( ) Tensão de septos conjuntivos e compressão dos vasos
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Resposta Selecionada:	
Correta 4, 1, 3, 2.
Resposta Correta:	
Correta 4, 1, 3, 2.
Comentário da resposta:	Sua resposta está correta. O aumento do tecido adiposo é um fator condicionante que atua comprimindo as estruturas adjacentes, prejudicando a circulação e favorecendo o rebaixamento do tecido.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
A celulite é um termo usualmente popular que define uma disfunção estética que está relacionada com a presença de edema por desordem metabólica e capacidade do sistema linfático em absorver produtos do catabolismo, aumento do tecido adiposo. É uma disfunção que ocorre normalmente em mulher que em sua maioria tem biotipo ginoide. Dos termos mais vistos pode-se mencionar: fibroedemageloide, hidrolipodistrofia ginoide, lipodistrofiaginoide, deformação dermopaniculosa e outros.
 
GUIRRO, E.; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional : fundamentos, recursos, patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002.
 
Visto que diversas são as nomenclaturas utilizadas para definir celulite, marque a alternativa que descreve corretamente o termo que aborde a presença de água, é relativo à presença de gordura, representa desordem nas trocas metabólicas do tecido e é referente à forma de mulher.
Resposta Selecionada:	
Correta Hidrolipodistrofia ginoide.
Resposta Correta:	
Correta Hidrolipodistrofia ginoide.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. Dos termos mencionados, a hidrolipodistrofia ginoide é considerada uma nomenclatura correta, pois aborda as alterações envolvidas na celulite.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Leia o texto abaixo:
 
Diversos são os fatores predisponentes para o desenvolvimento da hidrolipodistrofia ginoide (HLDG). Entretanto, a relação hormonal com estrogênio é a mais estudada e discutida na literatura. A relação entre o estrogênio e a celulite é mencionada por aparecer em mulheres, e seu início é principalmente na puberdade. Outra característica importante é que durante o período menstrual e a gestação, o aspecto da celulite é deteriorado, assim como em mulheres que se submetem a tratamentos de reposição hormonal ou fazem uso de anticoncepcional via oral.
 
MAZIOTI, M. The potential role of endocrine disrupting chemicals in cellulite. Medical hypotheses , v. 116, p. 132-135, 2018.
 
Sobre a ação do estrogênio predispondo a HLDG, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O estrogênio favorece as variações estruturais na arquitetura da gordura da tela subcutânea.
II. O estrogênio estimula a diferenciação e a proliferação de pré-adipócitos.
III. O estrogênio aumenta o número de receptores lipolíticos dos adipócitos subcutâneos.
IV. O estrogênio aumenta a resistência venosa, favorecendo a estase e formação de edema.
 
Assinale a alternativa que apresenta as assertivas corretas.
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e IV.
Resposta Correta:	
Correta I, II e IV.
Comentário da resposta:	A sua resposta está correta. O estrogênio modifica a estrutura do tecido adiposo, estimula a diferenciação celular desse tecido, favorece receptores lipogênicos e atua estimulando os fatores circulatórios para formação da celulite.
Quinta-feira, 17 de Junho de 2021 16h52min43s BRT

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais