A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AVA 1 - Sociedade da Informação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Sociedade da Informação e do Conhecimento (FIL37)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Uniasselvi) ( peso.:1,50)
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Conceitualmente, entendemos Modernidade como a passagem de uma visão de mundo teocêntrica para uma antropocêntrica. Também como fator gerador da modernidade estão as grandes navegações e a expansão geográfica das potências colonizadoras europeias. Por este motivo, em sua fase inicial, a modernidade possuía algumas características muito específicas. Analise as afirmativas a seguir:
I- Substituição dos valores coletivos por valores individuais.
II- Ampliação do desenvolvimento de tecnologias.
III- Abertura de novas rotas de comercialização e exploração.
IV- Substituição dos valores racionalistas pela religiosidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	No contexto da evolução sociocultural, após o processo de industrialização, a economia e o sistema produtivo passaram por uma série de mudanças específicas. Esse novo momento foi chamado de Sociedade Pós-industrial e pode-se dizer que nasceu com a Segunda Guerra Mundial, a partir do aumento da comunicação entre os povos, com a difusão de novas tecnologias e com a mudança da base econômica. Quanto às características desse momento histórico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O modo de produção concentra massas de trabalhadores no mesmo ambiente, diminuindo a mobilidade geográfica e centralizando-os em um território.
(    ) Houve a difusão do consumo de massa, dos valores da sociedade de consumo, a difusão de profissionais liberais e terceirizados e a ampliação dos conhecimentos informacionais.
(    ) Houve enfrentamento político nas relações de trabalho, ocasionando outro tipo de embate social, não mais sendo entre classe média e classe baixa, mas entre operários e patrões.
(    ) Houve a perda da esperança no progresso técnico e científico, a destruição da natureza e os prejuízos naturais, produzindo uma preocupação ambiental.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Para compreender as mudanças que vislumbramos na sociedade da informação, é necessário conhecer as características de cada momento. Um desses momentos é a passagem da Modernidade à Pós-modernidade. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modernidade.
II- Pós-modernidade.
(    ) Tal conceito ficou associado à quebra de valores e de normas de comportamento, em especial nos grandes centros urbanos.   
(    ) Este conceito contrapõe-se à ordem tradicional, implicando a progressiva racionalização e diferenciação econômica e administrativa do mundo social.
(    ) Este conceito é caracterizado pela aposta industrial, urbanização, construção das grandes cidades, na ciência como resposta para tudo. 
(    ) Tal conceito nasceu ao redor das artes e da arquitetura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	I - II - I - II.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	II - I - I - II.
	4.
	Pelo fato de vivermos na sociedade da informação, sabemos que esta não pode ser tida como um mar de rosas, em que tudo é perfeito, pois há muitos desafios que precisam ser enfrentados por esta sociedade. Sobre estes desafios a serem enfrentados, analise as sentenças a seguir:
I- As desigualdades sociais consistem em um grande desafio para a sociedade da informação.
II- Os avanços técnico-científicos precisam ter uma ligação com o social para promover o desenvolvimento em todos os níveis.
III- A sociedade da informação deve estar preocupada inteiramente com o avanço científico, pois as demais coisas se ajustam à medida que ocorre este tipo de desenvolvimento.
IV- Os marginalizados do processo de desenvolvimento da sociedade da informação não devem se constituir numa preocupação, pois este é um problema do Estado. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	Sabemos que a informação ganhou diferentes contornos ao longo de nossa história. Em cada período, ela foi caracterizada de uma forma distinta e também complementar. Partindo dessa ideia, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Antiguidade.
II- Idade Média.
III- Idade Moderna.
IV- Idade Contemporânea.
(    ) Neste período, a informação está ligada à teoria do conhecimento e a quebras de paradigmas científicos, fazendo da realidade e do universo algo sem limites.  
(    ) Neste período, a informação estava muito ligada a Deus. Sendo seus atos instrutivos e educativos, agia como uma forma de informação.
(    ) Para este período, temos duas definições. Uma no sentido médico, outra no sentido de produção. Além de provir da captação da realidade, através da razão.
(    ) Neste período, a informação torna-se condição básica de toda a vida humana. Baseia-se na ideia de que tudo está conectado em redes de informações ao mesmo tempo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - II - III.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	II - III - IV - I.
	6.
	A industrialização foi um processo histórico, social e econômico de desenvolvimento que se tornou um modelo de sociedade dominante em um dado momento histórico. Esse processo provocou diversas consequências para o conjunto da sociedade, modificando especialmente a economia, que de base agrária e artesanal passou a ser industrial e urbana, o que provocou enormes mudanças sociais e culturais. Sobre o desenvolvimento e as características das sociedades industriais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Uma das formas de conflito nesse período foi a guerra atômica.
	 b)
	Dois atores sociais nesse período foram os plebeus e os camponeses.
	 c)
	Um dos problemas sociais desse período foi a fadiga psíquica.
	 d)
	Um dos desafios deste período foi a crise energética.
	7.
	Em nosso dia a dia, a informação é um fenômeno de grande importância em nossas vidas. Ela está em todos os lugares, desde as tecnologias como o rádio, o telefone, a televisão, até a internet, a nanotecnologia e a economia financeirizada. Com relação ao termo Sociedade da Informação, analise as afirmativas a seguir:
I- A sociedade da informação marca a passagem da modernidade para uma modernidade líquida ou hipermoderna.
II- As tecnologias da informação são elementos que definem os padrões de desigualdades existentes na sociedade atual.
III- A informação pode ser qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si mesmo não promove compreensão.
IV- De maneira geral, o fenômeno conhecido como Sociedade da Informação tem início somente a partir da década de 1960.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	A sociedade atual foi denominada de sociedade da informação, pois, diferentemente das anteriores, a informação tem aumentado em um volume nunca visto antes e está cada vez mais fácil encontrá-las. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o responsável pela origem do termo sociedade da informação:
	 a)
	Fritz Machlup.
	 b)
	Nicola Abbagnano.
	 c)
	Anthony Giddens.
	 d)
	Zygmunt Bauman.
	9.
	A ideia de realizar um percurso desde os primeiros processos de globalização, iniciada a partir do Renascimento e das grandes navegações até os dias atuais, pode ser percebida por diferentes teorias e possuem nomenclaturas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.