Buscar

APX2 História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial APX2 – 2021.1 
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 13/06 – 13h
Disciplina: História da Educação
Coordenadora: Maria de Lourdes Silva
Aluno(a): Izabella Aparecida Soliva Marinho 
Matrícula: 16112080445 Polo: Magé 
1ª Questão: No texto “O Brasil de JK - Educação e desenvolvimento: o debate nos anos 1950, a profa. Helena Bomeny diz que o governo JK é lembrado por seu aspecto democrático e empenho em levar o desenvolvimento a todo território nacional. Sobre a educação nesse período, a autora diz, exceto: (2,0)
a ( ) Apesar de JK afirmar que o Brasil “estava condenado a ser grande – era uma questão de tempo”, ele empregou poucos recursos na educação;
b ( ) O maior esforço de seu governo foi na preparação das elites, razão pela qual nesse se viabiliza a criação da Universidade de Brasília;
c ( x ) Com relação à educação básica, o que ficou como registro do seu governo foi o lançamento do manifesto “Mais uma vez convocados”, que recuperava as propostas para a educação do Brasil Império;
d ( ) As principais propostas do manifesto “Mais uma vez convocados” foram a defesa de uma educação pública, laica, obrigatória e gratuita;
e ( ) O acirramento dos debates se deu em torno do ensino privado. Em oposição aos ideais da Escola Nova estavam aqueles que defendiam o direito de as famílias escolherem o tipo de ensino para seus filhos.
 
2ª Questão: A mesma autora, Helena Bomeny, em seu texto “O sentido político da educação de Jango” nos lembra que o Brasil tinha, em 1961, 70.779.352 habitantes, dos quais “39,5% de analfabetos, distribuídos nas faixas de 15 a 69 anos”. Aponte dois aspectos da política do governo Jango para a área da educação e explique essas políticas se encontram com o educador Paulo Freire. (2,5 p.)
Campanha de Pé no chão também se aprende a ler – uma educação de caráter popular que buscava erradicar o analfabetismo entre jovens e adultos ,e uma educação que não fosse privilégio de todos que usa o método Paulo Freire.
 
 “Movimento de Educação de Base” (MEB), criado em 1961 pela Conferência Nacional d os Bispos do Brasil (C NBB) e apoiado pelo Governo Federal. Teve inicialmente, como objetivo desenvolver um programa de educação de base, através de rádios católicas, porém, em 1963, em consenso com outros movimentos de cultura popular, expandiu seus objetivos, entendendo a educação de básica como processo conscientizado das classes populares. 
3ª Questão: Os profs. Amarilio Ferreira Jr. e Marisa Bittar, em seu texto “Educação e ideologia tecnocrática na Ditadura Militar” afirmam:
No tocante à questão educacional, os tecnocratas defendiam como pressuposto básico a aplicação da “teoria do capital humano”, como fundamentação teórico-metodológica instrumental para o aumento da produtividade econômica da sociedade. (FERREIRA Jr, BITTAR, 2008, p. 343).
Explique o que é a “teoria do capital humano” e como se manifesta nas políticas educacionais daquele período. (2,5 p.)
A teoria do Capital humano é a relação entre educação e economia onde uma estava interligada a outra. De caráter capitalista visava o crescimento econômico da sociedade investindo na educação básica de produção a prole das classes populares gerando mão de obra barata para grandes empresários. 
4ª Questão: Com base no texto “Reformas para quê? As políticas educacionais nos anos de 1990, o “novo projeto de formação” e os resultados das avaliações nacionais”, das profas. Mônica Ribeiro da Silva e Cláudia Barcelos de Moura Abreu, analise as afirmações abaixo são Falsas ou Verdadeiras e corrija as Falsas. 
a) Sobre o papel das agências internacionais sobre as reformas educacionais brasileiras a partir da década de 1990, as autoras afirmam que no entender do Banco Mundial, há uma estreita vinculação entre educação e desenvolvimento econômico e entre educação e combate à pobreza, considerada uma ameaça ao crescimento econômico. (3,0 p.)
( X ) V ( ) F – Justifique:” A educação, especialmente a primária e a secundária (educação básica), ajuda a reduzir a pobreza aumentando produtividade do trabalho dos pobres, reduzindo a fecundidade, melhorando a saúde, e dota as pessoas de atitudes de que necessitam para participar plenamente na economia e na sociedade.” (BANCO MUNDIAL apud SHIROMA et al., 2000). 
b) No âmbito local, o Estado brasileiro se esforçou-se para o cumprimento das metas estabelecidas nas parcerias, procurando dar respostas visíveis aos agentes parceiros, como Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), definido ainda no Governo Collor.
( X ) V ( ) F – Justifique: afirma que a reforma do estado e da economia deveriam ser dadas através de mudanças na educação.
c) No que diz respeito ao projeto de formação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica – Resolução CNE/CP de 2002 (BRASIL, 2002) observa-se divergência com relação às propostas das agências internacionais, sobretudo, quanto à pedagogia das competências. 
( ) V ( X ) F – Justifique: Porque consta convergência entre a LDB e propostas alhures, principalmente no que diz respeito a pedagogia de competências e formação de professores.
Boa Sorte!!

Outros materiais