Buscar

Entrega 1 - projeto_estagio_neuro_psicop

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROJETO DE ESTÁGIO
Pós-Graduando: Maria do Carmo
Data: 03/11/2020
Tema: Análise Teórica sobre a utilização de jogos como ferramenta de intervenção com crianças com dificuldades de aprendizagem.
Justificativa: Justifica-se a pesquisa para que se possa avaliar os resultados positivos sobre a utilização de jogos como ferramenta de intervenção com crianças com dificuldades de aprendizagem, sendo de grande importância pois ratificará os resultados já apontados em pesquisas anteriores, e os benefícios são imensuráveis pois ajudam a construir o conhecimento sobre a temática que envolve as dificuldades de aprendizagem e principalmente ajudam na evolução dos trabalhos na escola de realização do estágio, como também ao aluno e a profissão do psicopedagogo.
Objetivos: Conhecer os resultados positivos da utilização de jogos como ferramenta de intervenção com crianças com dificuldades de aprendizagem; Apontar experiências relatadas em outras pesquisas; Analisar os resultados dentro do processo de aprendizagem.
Espaço a ser realizado o estágio: Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues. Escola Estadual presta atendimento educacional especializado e clínico, conta com aproximadamente 468 alunos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, uma equipe de 89 docentes, 61 funcionários.
Sujeitos envolvidos: A pesquisa envolverá a escola, o aluno, os pais do aluno e a escola. 
Instrumento de coleta de dados: Os dados serão levantados através de entrevista semiestruturada e análise de documentos.
Fundamentação teórica: 
BOSSA, A. N. A Psicopedagogia no Brasil; contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre. Artmed, 2000.
CONSENZA, R. M. & Guerra, L. B. (2011). Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed.
PORTO, O. (2011). Bases da psicopedagogia: diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem (5a ed.). Rio de Janeiro: Wak Editora.
SAMPAIO, S. (2011). Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola (3a ed.). Rio de Janeiro: Wak Editora.
SAMPAIO, S. Dificuldades de Aprendizagem: A psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 4ª ed. Copacabana: Rio de Janeiro: Wak, 2017.
WALLON, H. (2007). A evolução psicológica da criança. Tradução de Cláudia Berliner.
São Paulo: Martins Fontes.
Cronograma: O cronograma de desenvolvimento do estágio atenderá o período de observação até as intervenções, iniciando em 03/11 e concluindo em 16/11/2020.

Outros materiais