Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Processo de Software (ADS28)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial
Parte superior do formulário
	1.
	A Engenharia de Software define diversas metodologias de desenvolvimento de software, dinamizando a execução dos projetos, exigindo, desde a definição do escopo, análise, desenvolvimento e até sua implantação, maior experiência dos envolvidos para atingir maior produtividade e qualidade. A respeito das etapas de análise e especificação de requisitos, implementação, operação e manutenção do projeto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Análise e especificação de requisitos: compreende a etapa do levantamento das necessidades do cliente, identifica os problemas e definição da documentação dos requisitos, detalhando os resultados esperados da aplicação a ser desenvolvida.
(    ) Implementação: é a etapa que se materializa o projeto na construção do seu código-fonte, etapa que busca criar o que foi definido no planejamento, especificação de requisitos e arquitetura do projeto.
( V ) Operação: assim que o projeto for liberado ao cliente esta é a fase de acompanhamento de uso do software, aferindo a estabilidade da aplicação.
(    ) Manutenção: esta etapa irá garantir o funcionamento correto do software através de testes integrados no sistema, a fim de verificar se está correto ao especificado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) V - V - F - V.
	 
	 
	2.
	O processo de desenvolvimento de software tem como um de seus objetivos a melhoria do produto de software, assegurando o desenvolvimento de sistemas de informação com prazos e necessidades de recursos definidos e com elevada produtividade, de forma econômica e, sobretudo, com qualidade garantida. Sobre o processo de software, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A comunicação tem como objetivo criar um modelo do negócio.
	
	b) A atividade de modelagem faz a geração de código e testes.
	
	c) A atividade de planejamento tem como objetivo a criação de um "mapa" para guiar o trabalho da equipe durante o projeto.
	
	d) As atividades metodológicas aplicam-se a apenas grandes projetos de software.
	3.
	O software tornou-se profundamente incorporado em praticamente todos os aspectos do no nosso dia a dia e estão categorizados em grupos para auxiliar no entendimento e diferenciação entre os tipos existentes. Com relação à aplicação de software, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os softwares básicos possuem como característica uma forte interação com o hardware.
	
	b) O grupo de softwares que servem de apoio a outros é chamada de software de tempo real.
	
	c) Os softwares comerciais são os utilizados em produtos como TV e micro-ondas.
	
	d) Os softwares científicos são softwares que analisam e monitoram eventos, chamados de Time-sharing.
	
	
	4.
	O Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma ferramenta fundamental para a construção de software, é um diagrama gráfico que utiliza quatro símbolos para representar todas as relações entre os dados, bem como os processos que modificam os dados e os limites entre o que está pertencente ao sistema e ao que não está. Sobre a definição de DFD, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Uma entidade externa indica os dados e o respectivo caminho por onde percorrem no sistema.
	
	b) O DFD apresenta as partes componentes do sistema com as interfaces entre os componentes indicados.
	
	c) A forma geométrica de retângulo com cantos arredondados representa um depósito de dados.
	
	d) O DFD é um texto livre de formato para representar as relações entre os dados.
	5.
	O Capability Maturity Model Integration (CMMI) é um modelo de melhoria de processos com ferramentas para tornar as empresas de software mais eficazes, o qual pode ser utilizado apenas um projeto, divisão ou na organização inteira. O modelo trata as práticas como provadas e efetivas, auxiliando a empresa a estabelecer metas e prioridades, fornecendo um guia de implementação de melhorias. Sobre o CMMI, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fornecimento das diretrizes baseadas nas melhores práticas de melhoria dos processos e habilidades organizacionais é o principal objetivo do CMMI.
(    ) No nível de otimização, o processo de aperfeiçoamento é contínuo.  
(    ) A implementação do CMMI é mais simples que a do MPS.BR.  
(    ) O CMMI é voltado para empresas médias e pequenas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
	
	a) V – V – F – F. 
	
	b) V – V – F – V. X
	
	c) V – F – V – F.
	
	d) F – V – F – F.
	
	
	6.
	Cada organização possui missão, objetivos e processos próprios e é importante dar atenção à modelagem desses itens. A modelagem organizacional pode ser compreendida como um processo através do qual é possibilitada a formação da estrutura organizacional. Levando-se em conta que nenhuma estratégia pode ser seguida sem uma estrutura que a suporte, o processo de modelagem desempenha, então, um papel fundamental dentro de qualquer organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Referente à abordagem da Modelagem Organizacional definida por Alencar (1999), analise as sentenças a seguir:  
I- Oferece maior habilitação de respostas e questionamentos para tarefas da cadeia de fornecimento que não estão explicitamente representados no modelo.
II- Permite visualizar o modelo de forma fácil, correta e intuitiva.
III- Permite reutilizar os ativos internos da organização e obter controle centralizado da cadeia de fornecimento de informação e conhecimento.
IV- Oferece maior habilidade para compartilhamento das informações e conhecimentos da organização, sem reúso destes recursos.
Assinale a alternativa CORRETA:
ALENCAR, F. M. R. Mapeando a modelagem organizacional em especificações precisas. 1999. 304 f. Tese (Doutorado) - Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1999.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	
	7.
	Devido à importância da Modelagem Organizacional, são propostas diversas técnicas para a estruturação da organização, apresentando múltiplas visões de análise de metas e objetivos, a fim de facilitar as especificações de requisitos, deixando seu processo mais próximo à realidade da organização. Sobre as técnicas de modelagem organizacional, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica ORDIT (Organizational Requirements Definition of Information Technology Systems) é a técnica mais rica em uso, é a base para o entendimento e apoio às mudanças organizacionais e ajuda o desenvolvimento de sistemas de informação que apoiará a organização.
II- A técnica de modelagem de Furlan busca conhecer a missão e a identidade da organização, propor que os objetivos executivos sejam compatíveis com a missão e os objetivos estratégicos relacionados com as áreas funcionais para atender a esta missão.
III- A técnica F3 de Bubenko é constituída por cinco modelos: Modelo de Objetivos - MO, Modelo de Atores - MA, Modelo de Atividades e Uso - MAU, Modelo de Conceitos - MC e Modelo de Requisitos do Sistema de Informação - MRSI.
IV- A técnica i* de Yu é composta pelo Modelo da Computação Híbrida (SH) e pelo Modelo de Interação Humana (IHC).
V- A metodologia EKD (Enterprise Knowledge Development) ajuda a definir técnicas capazes de suportar futuras gerações de requisitos organizacionais e fornecer métodos e ferramentas associados, que suportem o processo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e V estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	
	
	8.
	Os anos 1970 foram anos de grandes mudanças. Na área de desenvolvimento de software não foi diferente. No início dessa década, ogrande crescimento da produção de softwares deparou-se com um sério problema: a falta de técnicas predefinidas para o desenvolvimento de sistemas. Esta falta de conhecimento acarretou projetos de software de baixa qualidade, com códigos de difícil manutenção, com orçamentos e prazos que não condiziam com a realidade. Como esta situação relatada ficou conhecida?
	
	a) Crise de Software.
	
	b) Crise de Projeto.
	
	c) Crise da Engenharia do Software.
	
	d) Crise Digital de 1970.
	9.
	A Melhoria de Processos do Software Brasileiro (MPS.BR) foi criado em 2003 como um modelo de qualidade de processo para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras. Na sua construção, foi levado em consideração normas e modelos reconhecidos no mundo inteiro, como, por exemplo o CMMI e as normas ISSO/IEC 12207 e 15504, e adaptando para a realidade do mercado brasileiro de software. Sobre o MPS.BR, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O MPS.BR é focado nas empresas pequenas e médias com baixo custo de implantação.  
( V ) Uma das metas é criar cursos para capacitar e formar consultores do MPS.BR.  
(  F ) O nível repetível do MPS.BR de maturidade está em processo disciplinado.  
(  F ) O nível gerenciado do MPS.BR inclui treinamento e adaptação de processos para gerência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F – V – F – V.
	
	b) V – F – F – F.
	
	c) F – V – V – F.
	
	d) V – V – F – F.
	
	
	10.
	A métrica em processo é um agrupamento de medidas que existe em processos de desenvolvimento de quaisquer produtos com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e compreender a situação corrente do projeto. No caso de projetos de software, o CMMI é um modelo utilizado para a avaliação da qualidade do processo, baseando-se em medidas de tempo, número de erros, linhas de código, de manutenções, dentre outros. Sobre métricas de processo de software, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A coleta de dados auxilia o engenheiro de software a tomar decisões em um projeto.  
(    ) As medidas utilizadas em projeto de software são qualitativas.  
(    ) O objetivo da medição no processo de software é melhorá-lo continuamente.  
(    ) As métricas auxiliam as empresas a montarem sua visão estratégica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - V - V - F.
Parte inferior do formulário

Outros materiais