A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
MAD ATIV2

Pré-visualização | Página 1 de 2

· nta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Muitos agentes virais apresentam grande impacto na saúde pública. Muitas doenças por eles causadas podem ser transmitidas por veiculação hídrica, ou seja, ingestão de água contaminada. Este fato ocorre principalmente pela contaminação da água destinada para consumo por esgoto sanitário, uma vez que estes agentes virais apresentam a principal via de transmissão fecal-oral. A pessoa também pode adquirir esta infecção por meio da ingestão de alimentos lavados com água contaminada.Analise as alternativas a seguir:
I. A hepatite E é uma doença viral que a pessoa adquire pela água contaminada.
II. Herpes-vírus simples tem sua transmissão ao ser humano por meio da ingestão de água contaminada, sendo a transmissão deste vírus por contato direto de uma pessoa contaminada para outra pessoa uma forma rara de transmissão.
III. Rotavírus tem sua relação de transmissão com a ingestão de água contaminada.
IV. Arbovírus tem sua transmissão pela ingestão água contaminada.
Agora, assinale a alternativa que contenha as afirmativas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e III
	Resposta Correta:
	 
I e III
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: o herpes-vírus simples apresenta sua transmissão relacionada ao contato direto com a pessoa contaminada, e não com a água; o rotavírus apresenta como forma de contaminação a ingestão da água com a presença do vírus. 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Testes de soroaglutinação podem ser utilizados para a realização da tipagem sanguínea. Com esta metodologia, é possível diferenciar os tipos sanguíneos conhecidos (ABO). Esta análise pode ser feita avaliando a aglutinação em lâmina de microscópio, por meio do teste com antissoro A e B. Ao testar o sangue pesquisado com o antissoro A e o antissoro B, é possível saber a tipagem sanguínea do paciente. 
Se um paciente testado não apresentar aglutinação na lâmina, nem contra o antissoro A, nem contra o antissoro B, qual seria o tipo sanguíneo deste paciente?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Tipo sanguíneo O 
	Resposta Correta:
	 
Tipo sanguíneo O 
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: o tipo sanguíneo O não apresenta anticorpos contra o tipo A nem contra o tipo B, por isso as hemácias não aglutinam com os antissoros A e B. 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A água é caracterizada como um recurso natural essencial à vida no planeta, mas ela também pode veicular uma série de microrganismos patogênicos aos seres humanos e animais. Assim, quando destinada ao consumo, é necessária uma análise criteriosa sobre suas características biológicas e químicas. Diversos são os grupos de microrganismos que podem provocar doença e tem relação com a transmissão pela água. Uma importante doença de origem bacteriana é a febre tifoide, que tem como alguns sintomas característicos febre, mal-estar, dor de cabeça e prisão de ventre. Qual espécie bacteriana está relacionada a essa doença?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Salmonella typhi
	Resposta Correta:
	 
Salmonella typhi
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: as bactérias responsáveis pela febre tifoide são da espécie Salmonella typhi. São microrganismos que se desenvolvem no intestino da pessoa infectada e podem ser adquiridas pela ingestão de água ou alimento contaminados.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem atualmente diferentes metodologias que são utilizadas nos ensaios sorológicos, sendo que cada tipo de teste tem vantagens e desvantagens em sua execução. Alguns apresentam elevada sensibilidade e especificidade para o agente pesquisado, porém, há necessidade de equipamentos de custo elevado para a análise dos resultados, reagentes caros, entre outros. Outros métodos são de fácil execução e custo mais baixo, contudo, apresentam menos sensibilidade para o anticorpo pesquisado. 
Dessa forma, analise o quadro abaixo contendo, na coluna I, alguns tipos de ensaios sorológicos e, na coluna II, as substâncias ou células mais utilizadas para sua execução.
Agora, assinale a alternativa correta que apresenta o número correspondente do teste sorológico (coluna I) com a substância/células utilizadas no ensaio sorológico na coluna II.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
5; 4; 1; 2 e 3
	Resposta Correta:
	 
5; 4; 1; 2 e 3
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: (5) Rodamina é um fluorocromo usado nos conjugados em ensaios de imunofluorescência para a detecção de anticorpos. (4) Peroxidase é uma das enzimas necessárias para o teste de ELISA. (1) O gel de agarose pode ser utilizado para observar as linhas de precipitação formadas no gel a partir da formação do complexo antígeno-anticorpo. (2) Hemácias recortadas com proteínas após tratamento químico específico podem ser usadas no teste de aglutinação. (3) O gel de poliacrilamina é uma etapa importante para a realização do teste Immunoblotting. 
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ensaios sorológicos são métodos laboratoriais que visam à detecção de moléculas específicas produzidas pelo sistema imunológico, as imunoglobulinas, também denominadas anticorpos. Muitos destes testes visam à detecção de agentes infecciosos de importância na área médica. No corpo, estas moléculas são produzidas naturalmente pela chamada resposta imune humoral, também denominada de adaptativa. Marque abaixo a célula presente na circulação sanguínea que está diretamente relacionada à produção de anticorpos. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Linfócitos B
	Resposta Correta:
	 
Linfócitos B
	Comentário da resposta:
	Resposta correta: os linfócitos B são as células do corpo que, uma vez diferenciados em plasmócitos, produzem anticorpos como parte da defesa do organismo contra um possível agente infeccioso. 
	
	
	
· Pergunta 6
0 em 1 pontos
	
	
	
	Para a análise microbiológica da água, algumas técnicas são preconizadas. Estas técnicas visam avaliar a presença de microrganismos indicadores de contaminação. Entre esses métodos, podemos avaliar dois tipos de testes: convencionais e rápidos. Os métodos convencionais são referência para esta análise, sendo descrito entre eles a técnica de múltiplos tubos (também denominada “número mais provável” ou NMP) e a técnica de membrana filtrante. Geralmente, é utilizado para identificar coliformes totais e coliformes termotolerantes.  Em relação ao procedimento correto para a identificação destes organismos, analise as afirmações sobre estas metodologias.
I. Utiliza o meio de cultivo Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST) e se após incubação houver a produção de gás ou crescimento forte, cultiva-se a amostra em “Caldo Verde brilhante Bile” para confirmar a presença de coliformes totais.
II. Utiliza o meio de cultivo Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST) e se após incubação não houver produção de gás, então a amostra é negativa para o grupo coliformes totais. 
III. Utiliza o meio de cultivo Caldo Lauril Sulfato Triptose (LST) e se após a incubação não houver a produção de gás, então a amostra é positiva para a presença de coliformes totais.
Agora, assinale a alternativa que contenha somente as afirmativas corretas em relação ao procedimento para a identificação de contaminação da água por possível material de origem fecal. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Somente a I
	Resposta Correta:
	 
I e II 
	Comentário da resposta:
	Resposta incorreta: embora estas técnicas e meios de cultivos estejam corretos, a sequência de utilização não está correta para identificação de coliformes totais.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A resposta imune humoral é um dos tipos de resposta da imunidade adaptativa do organismo, caracteriza-se por ser altamente específica, uma vez que este tipo de imunidade é baseada na produção de anticorpos que reagem especificamente contra o antígeno invasor (BROOKS et al., 2014). Estas imunoglobulinas (Ig) podem ser classificadas em cinco diferentes tipos básicos. BROOKS, F. et al. Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg (Lange). 26. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.Qual