Buscar

Hard Doman

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hard Doman
A teoria do hard se baseia na observação que a economia caminha sobre um fio da navalha, a partir do momento que ela sai do seu ponto de equilíbrio econômico, esse cenário de torna auto agravante para ambos os lados (baixo crescimento ou alto crescimento). 
A variável GA (taxa real de crescimento, relação entre investimento e poupança): É o crescimento do PIB ajustado pela a inflação, ela não garante o equilíbrio móvel ao longo do tempo pois induz apenas o investimento suficiente para equiparar a poupança planejada. 
Poupança planejada > investimento planejado: Ela aumento o investimento não planejado, logo diminui o produto do ano seguinte por conta do acumulo de estoques do ano anterior e isso gera um aumento de desemprego por não necessitar uma produção atual em decorrências dos estoques acumulados, isso gera uma diminuição da inflação (se a poupança aumenta, as famílias consomem menos e isso gera um aumento do investimento não planejado). 
Poupança planejada < investimento planejado: Isso gera uma diminuição do investimento não planejado, que gera uma diminuição dos estoques, ou um, excesso de demanda em relação a oferta, os estoques vão se esgotando que faz com que se gere uma maior produção para o ano seguinte, aumentandoos números de empregos. Isso gera um aumento da inflação por maior consumo das famílias. 
A variável GW(taxa de crescimento justificado que mede o equilíbrio entre poupança e investimento planejado). Trata-se da taxa que mantém o capital plenamente empregado para que não aja uma superprodução ou produção insuficiente de modo que os fabricantes se dispunham a dar continuidade aos investimentos no futuro no mesmo índice que no passado.
GA > GW: É um crescimento instável; auto crescimento. O investimento planejado >investimento observado, ou seja, investe-se mais que o necessário isso gera um auto crescimento. 
GA < GW: Isso gera uma superprodução e um baixo crescimento. O investimento planejado < o investimento observado, isso indica que as empresas vão investir menos no período seguinte.
O crescimento observado menor que o crescimento planejado, os retornos que não vieram aos investidores do período anterior frustram as expectativas dos investidores no período posterior seguinte. Assim os investidores vão investir menos (variação decrescente no GW), com essa redução dos investimentos, esses investidores vão demandar menos estoques de fatores para produção e isso gera um acumulo de estoques de fatores do período anterior. Isso faz com que se gere uma superprodução individual de cada empresário, que vai gerando uma reação em cadeia de um conjunto de investidores que vão tendo seus estoques acumulados e variações negativas ao longo do período, assim continuando frustrando as expectativas e agravando o quadro de desiquilíbrio. 
A variável GN (taxa NATURAL de crescimento): Essa taxa é determinada por dois fatores, crescimento da força de trabalho (L) e o crescimento da produtividade (T). GN = L + T. Mede o crescimento da força de trabalho em unidades de eficiência, essa variável nos indica o crescimento da oferta de trabalho e nos dar o equilíbrio entre oferta e demanda da força de trabalho. 
GN > GW: Significa que os fatores de produção (mão de obra) vêm crescendo mais depressa do que acumulação de capital, isso levará ao desemprego estrutural pois a população cresce mais rápido que o capital. 
Se GN tiver uma taxa de crescimento de 5% e a taxa líquida de poupança da economia for igual a 9%, o I.P > S.P, pois se a economia crescer a 5% haverá a oportunidades lucrativas de investimento dela crescer a 9% e haverá uma pressão inflacionária.
GN < GW: Período de declínio, diminui as parcelas dos lucros pois os salários aumentam porque existe menos mão de obra no mercado, isso diminui a diminui a taxa de poupança pela queda dos lucros, reduzindo GW em direção a GN, isso só vai acontecer se os empresários optaram por receber lucros mais baixos. 
 PONTO DE EQUILÍBRIO DA ECONOMIA: GA = GN = GW

Outros materiais