Buscar

Desvendando a Curva de Phillips

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

u = taxa de desemprego; z (variável abrangente) = outros fatores que afetam a fixação de salários. π = Inflação 
 A relação de fixação de salário nominal, W= F(u, z) representa a noção que quanto maior u, menor salário 
W = (1+ m ) F(u, z) -> Um aumento no nível de preços esperados leva um aumento no preços efetivos; se os fixadores de salários nominais, w, fixam o salário mais alto, acarreta um aumento no nível de preço. 
Fixação de salários maior, maior, u, fixando salários maiores, uma inflação maior. 
Se o nível de preço do período anterior indicar o preço mais alto nesse período, significa que haverá uma maior taxa de aumento no nível de preço entre o período anterior e esse período, isso é, uma inflação mais alta. 
Portando um Aumento no = P (aumento no preço esperado = aumento nos preços efetivos) da mesma forma aqui = π (Um aumento na inflação esperado = aumento da inflação.) 
Havendo na inflação esperada, um aumento na margem, µ, ou um aumento em, z , leva um aumento da inflação, uma vez que dado o nível de um aumento de µ ou z , aumenta o nível de preço P, que por conseguinte é atribuído o argumento anterior / 
- A lógica por traz da curva de Philips por Philips, Samuelson e Solow:
A análise feita por eles foi durante o período onde a inflação fora positiva em alguns anos, negativas em outros e com média igual a zero, estabelece que com a taxa de inflação igual a zero os fixadores de salários esperam que no ano seguinte a inflação também seja zero, e isso afeta a escolha de salários nominais. Ou seja com , isso significa dizer que precisamente há uma relação negativa entre o desemprego e inflação dada na expressão 
Πt = (µ + z) – αu[t]
No referido caso somente a inflação, π, e o desemprego, u, estão variando com o tempo. Isso porque µ + z são dados como constantes. Por isso com inflação esperada igual a zero a relação entre inflação e desemprego eram negativas. 
Isto é, dado o nível esperado de preço (que os trabalhadores tomam com base no nível de preço anterior), o desemprego baixo, leva a um salário nominal mais alto. Com salário nominal elevado leva a um nível de preço mais alto, juntando as etapas, um desemprego baixo, eleva o salário nominal alto, e uma elevação do preço dado o preço no ano anterior, isso é inflação mais alta. 
Desemprego baixo – salário nominal alto 
Salário nominal alto – aumenta custo de produção -> aumenta nível de preços 
Salário nominal mais alto, leva as empresas a um aumento adicional de seus preços. Nível de preços sobre ainda mais. 
Em resposta ao aumento do nível de preços, trabalhadores pedem aumento adicional do salario nominal quando fixam o salário novamente.... Assim a corrida entre preços e salários resulta em uma inflação contínua de salários e preços. 
W, alto – u , baixo , inflação alta, 	
W, baixo – u Alto, inflação baixa 
· A mudança na curva de Philips. 
A curva de Philips original, como relação negativa entre emprego e inflação muda a partir do ano 1970 nos EUA, quando os fixadores de preços mudaram em função da mudança na expectativa da inflação. A inflação no período começou a se comportar de modo diferente, anteriormente a inflação esperada era igual a zero, tinha-se mais controle sobre suas expectativas, no entanto no referido ano foi verificado uma inflação alta e um desemprego também alto, isso porque a “inflação se tornou mais persistente” , ou seja, aumentou a probabilidade da inflação alta ser seguida por uma inflação alta no ano seguinte, logo a inflação esperada não era mais igual a zero. 
	Essa mudança de expectativa modificou a relação negativa entre desemprego e inflação. Não se poderia mais sacrificar um em função do outro, uma vez que se convivia agora com taxa de desemprego alta e uma inflação também alta.
	A então se dará a partir da seguinte forma: 
+ 
	Com isso a inflação esperada vai depender de um valor constante, com peso de 1 - e em parte da inflação do ano anterior , ou seja, quanto maior valor de , mais levará trabalhadores e empresas reverem suas expectativas para este ano, e por isso maior será a inflação esperada. Que dizer a inflação esperada está em uma relação de dependência. 
	Quando temos a curva de Philips original 
	Quando a taxa de inflação vai depender da taxa de desemprego e da taxa de inflação do ano anterior.
	Quando a relação torna-se: 
 (µ + z) – αu[t]
	 Isso significa dizer que a taxa de desemprego afeta não a inflação, mas a taxa de variação da inflação. Desemprego elevado leva a uma inflação decrescente; desemprego baixo leva a uma inflação crescente. Fazendo um paralelo com a curva de Phillips na primeira versão a relação entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação se dava diretamente na inflação.
· A curva de Philips e a taxa natural de desemprego.

Outros materiais